Buscar

HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL - ATIVIDADE 1

Prévia do material em texto

História do Brasil Colônia – Atividade 1
De todas as alterações promovidas no século XV, destacou-se o início da expansão marítima, que promoveu o fortalecimento político e econômico europeu perante outros povos do mundo. Para além das rotas do Mar Mediterrâneo, Portugal foi pioneiro nessa expansão geográfica e comercial que permitiu aos europeus conquistarem rotas nos oceanos Atlântico e Índico, exercendo seu poder sobre a África, a Ásia e a América.
A expansão marítima portuguesa teve início com a conquista de Ceuta, porto no litoral do atual Marrocos, no norte da África, em 1415, pelo Rei Dom João I. Outros momentos importantes desse período foram:
· 1434 – passagem do cabo do Bojador (litoral do Saara Ocidental), trecho difícil de ser ultrapassado, pois o regime de ventos e o mar dificultavam a navegação;
· 1488 – cruzamento do Cabo da Boa Esperança, até então chamado pelos portugueses de cabo “das tormentas” (atual África do Sul) pela expedição de Bartolomeu Dias;
· 1498 – chegada em Calicute (Índia) da frota liderada por Vasco da Gama (1469 – 1524);
· 1500 – posso portuguesa sob a liderança de Pedro Álvares Cabral (1467 – 1520), da região que posteriormente seria o Brasil.
Dizer que a chegada dos europeus nas regiões supracitadas marca o descobrimento delas, constitui uma abordagem eurocentrista que desconsidera o fato de que já havia civilização habitando esses territórios, como é o caso da América, que era habitada por civilizações como os Astecas, Incas e Mais. Nesse tipo de abordagem não existe história antes da chegada dos europeus.
A ideologia do eurocentrismo traz uma referência para o mundo de que a cultura europeia foi a única útil e verdadeira. Tal afirmação é maléfica e nociva, já que não leva em conta as civilizações que contribuíram para a construção da diversidade sociocultural do mundo, principalmente aquelas colonizadas pelos europeus. Além disso, o eurocentrismo surgiu durante a fase da expansão marítima e da colonização, que culminou na morte de diversos povos que habitavam os referidos locais, seja por doenças trazidas pelos europeus ou até mesmo pelo uso de armas.

Continue navegando

Outros materiais