Buscar

FÉ E RAZÃO II

Prévia do material em texto

FÉ E RAZÃO II: RELIGIÃO, PODER E CONTROLE SOCIAL
 Questão 1/10 - Leia o fragmento de texto a seguir:
 “Em sua aula inaugural no Collège de France, pronunciada no dia 02 de dezembro de 1970, o filósofo Michel Foucault esclareceu com maior detalhamento o que representava em seus trabalhos a noção de discurso”.
 https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/viewFile/209/192  Acesso em 24/11/2016.
 Conforme conteúdo do texto base, qual o título da aula inaugural de Foucault no Collège de France, pronunciada no dia 02 de dezembro de 1970:
 
 A
 Vigiar e punir
 
 
 B
 Arqueologia do saber
 
 
 C
 A ordem do discurso
 
 
 D
 História da sexualidade
 
 
 E
 O anticristo
 
 
 Questão 2/10 - FÉ E RAZÃO II: RELIGIÃO, PODER E CONTROLE SOCIAL
 Leia o fragmento de texto a seguir:
 “Para tanto, Foucault vê na linguagem uma forma já constituída na sociedade, e por esse motivo, os discursos já circulam por muito tempo: “(...) analisando os próprios discursos, vemos se desfazerem os laços aparentemente tão fortes entre as palavras e as coisas, e destacar um conjunto de regras, próprias da prática discursiva” (Foucault, 1985:56)”.
 http://www.scielo.br/pdf/rap/v44n2/08.pdf  Acesso em 24/11/2016.
 De acordo com o texto base, Foucault tem a preocupação de demonstrar como o discurso passa por um determinado processo. Esse processo é chamado de:
 
 A
 Alienação
 
 
 B
 Ordenação
 
 
 C
 Proposição
 
 
 D
 Politização
 
 
 E
 Fragmentação
 
 
 uestão 3/10 - FÉ E RAZÃO II: RELIGIÃO, PODER E CONTROLE SOCIAL
 Leia o texto a seguir:
 “De acordo com Foucault a modernidade trouxe duas novidades fortemente interligadas: poder disciplinar, no âmbito dos indivíduos; e sociedade estatal, no âmbito do coletivo. O poder disciplinar surgiu em substituição ao poder pastoral (no campo religioso), poder esse exercido verticalmente por um pastor que depende do seu rebanho e vice-versa”.
 http://www.scielo.br/pdf/rap/v44n2/08.pdf  Acesso em 24/11/2016.
 Conforme conteúdo apresentado no texto base, “os sistemas encarregados de pacificarem e ordenarem o fervilhar dos discursos produzidos na sociedade - e por isso Foucault fala em uma logofobia inerente a esse sistema coercitivo – agrupam-se em três categorias”. Na primeira categoria/grupo, se encontra os processos externos de exclusão. Assinale a alternativa que indica os que se destacam nesse grupo:
 
 A
 Interdição, separação e rejeição
 
 
 B
 Comentário, concepção e coerência
 
 
 C
 Resistência, separação e coesão
 
 
 D
 Escrita, regra e concepção
 
 
 E
 Comentário, separação e coerência
 
 
 estão 4/10 - FÉ E RAZÃO II: RELIGIÃO, PODER E CONTROLE SOCIAL
 Leia o texto a seguir:
 “Podemos observar as transformações do Estado e suas formas de produção e/ou regulação. O estado de bem-estar social surgiu da movimentação histórica em que houve urgência de o Estado provir necessidades básicas para a sociedade, visto que o liberalismo não deu conta de suprir tais necessidades”
 http://www.scielo.br/pdf/rap/v44n2/08.pdf  Acesso em 24/11/2016
 Sobre os planos de ordenação, o texto base nos informa que os mesmos podem ainda ser chamados de:
 
 A
 Modos de coerção
 
 
 B
 Modos de subversão
 
 
 C
 Modos de manipulação
 
 
 D
 Modos de proposição
 
 
 E
 Modos de dominação
 
 
 uestão 5/10 - FÉ E RAZÃO II: RELIGIÃO, PODER E CONTROLE SOCIAL
 Leia o texto a seguir:
 “De acordo com Foucault, as técnicas e práticas que induzem ao comportamento da internalização de movimentos sem questionamentos são chamadas de tecnologias do eu. As tecnologias de poder como produtoras da subjetividade, a análise arqueológica e a análise genealógica são alguns dos aspectos que podem ser utilizados para analisar a construção histórica de uma visão mecanicista e reducionista da sociedade”.
 http://www.scielo.br/pdf/rap/v44n2/08.pdf  Acesso em 24/11/2016
 De acordo com o texto base, para Michel Foucault, fazer análises mais detalhadas e críticas dos discursos exige três questionamentos centrais. Assinale a alternativa que apresenta os três questionamentos centrais:
 
 A
 Questionar nossa vontade de verdade; restituir ao discurso seu caráter de acontecimento; e suspender a soberania do significante.
 
 
 B
 Restituir ao discurso seu caráter de acontecimento; questionar o modelo de manipulação; suspender a perspectiva de coerção.
 
 
 C
 Questionar o censo crítico, analisar a fragmentação do discurso e restituir ao discurso seu caráter de acontecimento.
 
 
 D
 Questionar a vontade de verdade; o censo crítico e questionar a coerção presente no discurso.
 
 
 E
 Questionar a coerção do discurso; suspender a soberania do significante; e o caráter de manipulação presente em cada discurso.
 
 
 uestão 6/10 - FÉ E RAZÃO II: RELIGIÃO, PODER E CONTROLE SOCIAL
 Leia o texto a seguir:
 “O discurso sobre Deus e o homem como absoluto encontra um espaço vazio na episteme moderna . O pensamento de Foucault, a partir de Nietzsche, afirma que a morte de Deus supõe o desaparecimento do homem como centro da história moderna”.
 http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2010v8n18p27/2510  Acesso em 24/11/2016
 Conforme conteúdo apresentado no texto base, pode-se concluir que todo regime discursivo que expressa em si a vontade de verdade, o faz, em torno da questão:
 
 A
 Do poder
 
 
 B
 Do discurso
 
 
 C
 Da ética
 
 
 D
 Da moral
 
 
 E
 Dos costumes
 
 
 uestão 7/10 - FÉ E RAZÃO II: RELIGIÃO, PODER E CONTROLE SOCIAL
 Leia o texto a seguir:
  “Com a morte de Deus, o homem deixa de existir porque mantinha para com ele um “estranho parentesco”. O lugar ocupado por Deus não mais poderá ser ocupado e permanecendo vazio inverte nossa atenção e nossa vontade. Deixamos de olhar para fora e para o infinito para lançarmos um olhar em direção à nossa realidade finita”.
 http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2010v8n18p27/2510  Acesso em 24/11/2016.
 De acordo com o texto base, Michel Foucault recusa a metafísica como modo de produção do conhecimento. Nesse aspecto, Foucault está seguindo os passos de um filósofo alemão. Assinale a alternativa que indica corretamente qual o nome desse filósofo:
 
 A
 Nietzsche
 
 
 B
 Feuerbach
 
 
 C
 Wittgenstein
 
 
 D
 Karl Marx
 
 
 E
 Max Weber
 
 
 uestão 8/10 - FÉ E RAZÃO II: RELIGIÃO, PODER E CONTROLE SOCIAL
 Leia o fragmento de texto a seguir:
 “Por fim, em um dicionário comum da língua portuguesa o significado de poder é apreciado em 18 sinônimos, com destaque para: “ter a faculdade ou o direito, de: poder determinar algo”; “dispor de força ou autoridade”; “direito de deliberar, agir ou mandar” (Ferreira, 2001:577). Nesse momento introdutório, é importante destacar o pensamento de Foucault em relação ao poder. Ele estudou o poder não para criar uma teoria de poder, mas para identificar os sujeitos atuando sobre os outros sujeitos”.
 http://www.scielo.br/pdf/rap/v44n2/08.pdf  Acesso em 24/11/2016
 Conforme o texto base, na concepção de Michael Foucault, existe um poder que fabrica o indivíduo. Assinale a alternativa que indica corretamente esse poder:
 
 A
 Poder legislativo
 
 
 B
 Poder executivo
 
 
 C
 Poder judiciário
 
 
 D
 Poder disciplinar
 
 
 E
 Poder de Deus
 
 
 uestão 9/10 - FÉ E RAZÃO II: RELIGIÃO, PODER E CONTROLE SOCIAL
 Leia o texto a seguir:
 “Os estudos de Michel Foucault estiveram relacionados às instituições, quartéis, fábricas, prisões, hospitais psiquiátricos e escolas, “instituições de sequestro”,7 em que o autor perpassa pela sociedade disciplinar. A política que conduz tais instituições, Foucault afirma ser a “continuação da guerra por outros meios”.8 “A disciplina procede em primeiro lugar à distribuição dos indivíduos no espaço” (Foucault, 2008:121). Entretanto, a organização espacial, horários, escala hierárquica, tudo leva a essas instituições.
a prescrição de comportamentos humanos estabelecidos e homogêneos, assim como descreve Foucault (2008:121)”.
 http://www.scielo.br/pdf/rap/v44n2/08.pdf  Acesso em 24/11/16
 De acordo com o conteúdo apresentado no texto base, a disciplina é uma tecnologia de controle eé tema supremo no texto de Foucault. Assinale a alternativa que indica corretamente a expressividade máxima da disciplina como tecnologia de controle:
 
 A
 Panopticon de Bentham
 
 
 B
 Niilismo
 
 
 C
 Fides quarens intelectum
 
 
 D
 Fides Reformata
 
 
 E
 Pax romana
 
 
 uestão 10/10 - FÉ E RAZÃO II: RELIGIÃO, PODER E CONTROLE SOCIAL
 Leia o texto a seguir:
 ‘Foucault discorre que as relações de poder postas, seja pelas instituições, escolas, prisões, quartéis, foram marcadas pela disciplina: “mas a disciplina traz consigo uma maneira específica de punir, que é apenas um modelo reduzido do tribunal” (Foucault, 2008:149). É pela disciplina que as relações de poder se tornam mais facilmente observáveis, pois é por meio da disciplina que estabelecem as relações: opressor-oprimido, mandante-mandatário, persuasivo-persuadido, e tantas quantas forem as relações que exprimam comando e comandados. Diante do triângulo demonstrado por Foucault, poder — direito — verdade, e das passagens em que ele remete ao aparelho de Estado, a figura, por meio de recurso analógico, compara-o ao triângulo do tripé da sociedade, Estado – mercado – sociedade civil”.
 http://www.scielo.br/pdf/rap/v44n2/08.pdf  Acesso em 24/11/2016
 De acordo com o texto base, para Michel Foucault o ponto nevrálgico da relação saber/poder encontra-se na questão da:
 
 A
 Verdade e sua busca como conhecimento absoluto
 
 
 B
 Fé e razão
 
 
 C
 Ciência e religião
 
 
 D
 Filosofia e sociologia
 
 
 E
 Teologia e filosofia Questão 1/10 - FÉ E RAZÃO II: RELIGIÃO, PODER E CONTROLE SOCIAL
 Leia o fragmento de texto a seguir:
 “Em sua aula inaugural no Collège de France, pronunciada no dia 02 de dezembro de 1970, o filósofo Michel Foucault esclareceu com maior detalhamento o que representava em seus trabalhos a noção de discurso”.
 https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/viewFile/209/192  Acesso em 24/11/2016.
 Conforme conteúdo do texto base, qual o título da aula inaugural de Foucault no Collège de France, pronunciada no dia 02 de dezembro de 1970:
 
 A
 Vigiar e punir
 
 
 B
 Arqueologia do saber
 
 
 C
 A ordem do discurso
 
 
 D
 História da sexualidade
 
 
 E
 O anticristo
 
 
 Questão 2/10 - FÉ E RAZÃO II: RELIGIÃO, PODER E CONTROLE SOCIAL
 Leia o fragmento de texto a seguir:
 “Para tanto, Foucault vê na linguagem uma forma já constituída na sociedade, e por esse motivo, os discursos já circulam por muito tempo: “(...) analisando os próprios discursos, vemos se desfazerem os laços aparentemente tão fortes entre as palavras e as coisas, e destacar um conjunto de regras, próprias da prática discursiva” (Foucault, 1985:56)”.
 http://www.scielo.br/pdf/rap/v44n2/08.pdf  Acesso em 24/11/2016.
 De acordo com o texto base, Foucault tem a preocupação de demonstrar como o discurso passa por um determinado processo. Esse processo é chamado de:
 
 A
 Alienação
 
 
 B
 Ordenação
 
 
 C
 Proposição
 
 
 D
 Politização
 
 
 E
 Fragmentação
 
 
 uestão 3/10 - FÉ E RAZÃO II: RELIGIÃO, PODER E CONTROLE SOCIAL
 Leia o texto a seguir:
 “De acordo com Foucault a modernidade trouxe duas novidades fortemente interligadas: poder disciplinar, no âmbito dos indivíduos; e sociedade estatal, no âmbito do coletivo. O poder disciplinar surgiu em substituição ao poder pastoral (no campo religioso), poder esse exercido verticalmente por um pastor que depende do seu rebanho e vice-versa”.
 http://www.scielo.br/pdf/rap/v44n2/08.pdf  Acesso em 24/11/2016.
 Conforme conteúdo apresentado no texto base, “os sistemas encarregados de pacificarem e ordenarem o fervilhar dos discursos produzidos na sociedade - e por isso Foucault fala em uma logofobia inerente a esse sistema coercitivo – agrupam-se em três categorias”. Na primeira categoria/grupo, se encontra os processos externos de exclusão. Assinale a alternativa que indica os que se destacam nesse grupo:
 
 A
 Interdição, separação e rejeição
 
 
 B
 Comentário, concepção e coerência
 
 
 C
 Resistência, separação e coesão
 
 
 D
 Escrita, regra e concepção
 
 
 E
 Comentário, separação e coerência
 
 
 estão 4/10 - FÉ E RAZÃO II: RELIGIÃO, PODER E CONTROLE SOCIAL
 Leia o texto a seguir:
 “Podemos observar as transformações do Estado e suas formas de produção e/ou regulação. O estado de bem-estar social surgiu da movimentação histórica em que houve urgência de o Estado provir necessidades básicas para a sociedade, visto que o liberalismo não deu conta de suprir tais necessidades”
 http://www.scielo.br/pdf/rap/v44n2/08.pdf  Acesso em 24/11/2016
 Sobre os planos de ordenação, o texto base nos informa que os mesmos podem ainda ser chamados de:
 
 A
 Modos de coerção
 
 
 B
 Modos de subversão
 
 
 C
 Modos de manipulação
 
 
 D
 Modos de proposição
 
 
 E
 Modos de dominação
 
 
 uestão 5/10 - FÉ E RAZÃO II: RELIGIÃO, PODER E CONTROLE SOCIAL
 Leia o texto a seguir:
 “De acordo com Foucault, as técnicas e práticas que induzem ao comportamento da internalização de movimentos sem questionamentos são chamadas de tecnologias do eu. As tecnologias de poder como produtoras da subjetividade, a análise arqueológica e a análise genealógica são alguns dos aspectos que podem ser utilizados para analisar a construção histórica de uma visão mecanicista e reducionista da sociedade”.
 http://www.scielo.br/pdf/rap/v44n2/08.pdf  Acesso em 24/11/2016
 De acordo com o texto base, para Michel Foucault, fazer análises mais detalhadas e críticas dos discursos exige três questionamentos centrais. Assinale a alternativa que apresenta os três questionamentos centrais:
 
 A
 Questionar nossa vontade de verdade; restituir ao discurso seu caráter de acontecimento; e suspender a soberania do significante.
 
 
 B
 Restituir ao discurso seu caráter de acontecimento; questionar o modelo de manipulação; suspender a perspectiva de coerção.
 
 
 C
 Questionar o censo crítico, analisar a fragmentação do discurso e restituir ao discurso seu caráter de acontecimento.
 
 
 D
 Questionar a vontade de verdade; o censo crítico e questionar a coerção presente no discurso.
 
 
 E
 Questionar a coerção do discurso; suspender a soberania do significante; e o caráter de manipulação presente em cada discurso.
 
 
 uestão 6/10 - FÉ E RAZÃO II: RELIGIÃO, PODER E CONTROLE SOCIAL
 Leia o texto a seguir:
 “O discurso sobre Deus e o homem como absoluto encontra um espaço vazio na episteme moderna . O pensamento de Foucault, a partir de Nietzsche, afirma que a morte de Deus supõe o desaparecimento do homem como centro da história moderna”.
 http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2010v8n18p27/2510  Acesso em 24/11/2016
 Conforme conteúdo apresentado no texto base, pode-se concluir que todo regime discursivo que expressa em si a vontade de verdade, o faz, em torno da questão:
 
 A
 Do poder
 
 
 B
 Do discurso
 
 
 C
 Da ética
 
 
 D
 Da moral
 
 
 E
 Dos costumes
 
 
 uestão 7/10 - FÉ E RAZÃO II: RELIGIÃO, PODER E CONTROLE SOCIAL
 Leia o texto a seguir:
  “Com a morte de Deus, o homem deixa de existir porque mantinha para com ele um “estranho parentesco”. O lugar ocupado por Deus não mais poderá ser ocupado e permanecendo vazio inverte nossa atenção e nossa vontade. Deixamos de olhar para fora e para o infinito para lançarmos um olhar em direção à nossa realidade finita”.
 http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2010v8n18p27/2510  Acesso em 24/11/2016.
 De acordo com o texto base, Michel Foucault recusa a metafísica como modo de produção do conhecimento. Nesse aspecto, Foucault está seguindo os passos de um filósofo alemão. Assinale a alternativa que indica corretamente qual o nome desse filósofo:
 
 A
 Nietzsche
 
 
 B
 Feuerbach
 
 
 C
 Wittgenstein
 
 
 D
 Karl Marx
 
 
 E
 Max Weber
 
 
 uestão 8/10 - FÉ E RAZÃO II: RELIGIÃO, PODER E CONTROLE SOCIAL
 Leia o fragmento de texto a seguir:
 “Por fim, em um dicionário comum da língua portuguesa o significado de poder é apreciado em 18 sinônimos, com destaque para: “ter a faculdade ou o direito, de: poder determinar algo”; “dispor de força ou autoridade”; “direitode deliberar, agir ou mandar” (Ferreira, 2001:577). Nesse momento introdutório, é importante destacar o pensamento de Foucault em relação ao poder. Ele estudou o poder não para criar uma teoria de poder, mas para identificar os sujeitos atuando sobre os outros sujeitos”.
 http://www.scielo.br/pdf/rap/v44n2/08.pdf  Acesso em 24/11/2016
 Conforme o texto base, na concepção de Michael Foucault, existe um poder que fabrica o indivíduo. Assinale a alternativa que indica corretamente esse poder:
 
 A
 Poder legislativo
 
 
 B
 Poder executivo
 
 
 C
 Poder judiciário
 
 
 D
 Poder disciplinar
 
 
 E
 Poder de Deus
 
 
 uestão 9/10 - FÉ E RAZÃO II: RELIGIÃO, PODER E CONTROLE SOCIAL
 Leia o texto a seguir:
 “Os estudos de Michel Foucault estiveram relacionados às instituições, quartéis, fábricas, prisões, hospitais psiquiátricos e escolas, “instituições de sequestro”,7 em que o autor perpassa pela sociedade disciplinar. A política que conduz tais instituições, Foucault afirma ser a “continuação da guerra por outros meios”.8 “A disciplina procede em primeiro lugar à distribuição dos indivíduos no espaço” (Foucault, 2008:121). Entretanto, a organização espacial, horários, escala hierárquica, tudo leva a essas instituições.
a prescrição de comportamentos humanos estabelecidos e homogêneos, assim como descreve Foucault (2008:121)”.
 http://www.scielo.br/pdf/rap/v44n2/08.pdf  Acesso em 24/11/16
 De acordo com o conteúdo apresentado no texto base, a disciplina é uma tecnologia de controle e é tema supremo no texto de Foucault. Assinale a alternativa que indica corretamente a expressividade máxima da disciplina como tecnologia de controle:
 
 A
 Panopticon de Bentham
 
 
 B
 Niilismo
 
 
 C
 Fides quarens intelectum
 
 
 D
 Fides Reformata
 
 
 E
 Pax romana
 
 
 uestão 10/10 - FÉ E RAZÃO II: RELIGIÃO, PODER E CONTROLE SOCIAL
 Leia o texto a seguir:
 ‘Foucault discorre que as relações de poder postas, seja pelas instituições, escolas, prisões, quartéis, foram marcadas pela disciplina: “mas a disciplina traz consigo uma maneira específica de punir, que é apenas um modelo reduzido do tribunal” (Foucault, 2008:149). É pela disciplina que as relações de poder se tornam mais facilmente observáveis, pois é por meio da disciplina que estabelecem as relações: opressor-oprimido, mandante-mandatário, persuasivo-persuadido, e tantas quantas forem as relações que exprimam comando e comandados. Diante do triângulo demonstrado por Foucault, poder — direito — verdade, e das passagens em que ele remete ao aparelho de Estado, a figura, por meio de recurso analógico, compara-o ao triângulo do tripé da sociedade, Estado – mercado – sociedade civil”.
 http://www.scielo.br/pdf/rap/v44n2/08.pdf  Acesso em 24/11/2016
 De acordo com o texto base, para Michel Foucault o ponto nevrálgico da relação saber/poder encontra-se na questão da:
 
 A
 Verdade e sua busca como conhecimento absoluto
 
 
 B
 Fé e razão
 
 
 C
 Ciência e religião
 
 
 D
 Filosofia e sociologia
 
 
 E
 Teologia e filosofia

Continue navegando