Buscar

cultura do cancelamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Clara Abrantes Moreira
CULTURA DO CANCELAMENTO
Durante o reality “Big Brother Brasil” em 2020, foi facilmente retratado essa prática de cancelamento por meio dos telespectadores que julgavam ávidamente as ações dos participantes e se agissem de uma forma que eles não quisessem, acabavam o tirando do jogo. O cancelamento é uma forma de exposição que tende a punir ou envergonhar alguém que cometeu uma atitude considerada inadequada. 
A cultura do cancelamento pela internet, tornou-se uma demonstração coletiva de julgamentos acerca das ações sociais dos sujeitos no Brasil, ocorrendo principalmente com figuras públicas. De qualquer forma, é notável que a cultura do cancelamento faz parte das redes sociais hoje em dia, presente sobretudo no Twitter, onde há muitos perfis anônimos ou “fã clubes”. Dessa forma, muitas pessoas se escondem atrás de uma tela de computador para expressar sua opinião contrária, assim até ferindo verbalmente outras pessoas. Consequentemente, é impossível dizer que a cultura do cancelamento não afeta de forma negativa socialmente, pois a mesma traz consigo a concepção de que todos erros são inaceitáveis e que nenhum ser humano normalmente o realiza, dependendo da situação.
De qualquer forma, medidas são necessárias para alterar essa situação. Especialistas no assunto, com o apoio de ONGs, devem desenvolver ações que revertam a má influência mídiatica sobre a cultura do cancelamento. Essas ações devem ocorrer nas redes sociais, talvez por meio de posts falando sobre o assunto. É possível, também, criar uma "hashtag" para identificar a campanha e ganhar mais visibilidade, a fim dar consciência a população sobre as consequências do tratamento que os mesmos dão a este assunto.

Continue navegando