Buscar

Praticas Pedagógicas 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

THAINA APARECIDA NEGREIROS ASSUNÇÃO RA: 334602
PEDAGOGIA - FAVENI
PRATICAS PEDAGÓGICAS: ESPAÇOS NÃO ESCOLARES - AULA 03
PRATICAS PEDAGÓGICAS 1
INSTITUIÇÃO MARIA JOSÉ EDUCAR
CCA JARDIM GUARUJÁ
A visita foi realizada na Instituição José Maria Educar, na unidade CCA Jardim Guarujá, localizada no bairro Jardim Guarujá – Jardim Ângela. Em entrevista com a Gerente do serviço.
Data de fundação e história da instituição:
A Instituição Maria Jose Educar (Projeto Batuquedum), nasceu em Feira de Santana- BA em 1977, por meio de D. Maria Jose que realizava algumas ações sociais no bairro onde morava com seus familiares, eram realizadas algumas ações como: entregas de sopas aos moradores em situação de rua, roupas, sapatos a os moradores de seu bairro, e promoviam algumas festas para manter a associação aberta que se localizava em um terreno ao lado de sua casa, cedido por um morador. Com o seu falecimento infelizmente as ações adormeceram junto com D. Maria, e com isso seus familiares passaram a enfrentar algumas dificuldades. Então alguns vieram para São Paulo em busca de algo melhor, e dar continuidade as boas ações de D. Maria, com algumas ajudas de pessoas físicas e jurídicas seu neto Sergio de Jesus atualmente linha de frente da Organização, retomou novamente as ações de sua avó. Onde a Instituição Maria Jose Educar (Homenagem), vem atuando legalmente desde 06/06/2002 no bairro do Jd. Ângela e adjacência Capão Redondo, no qual passou a ter o reconhecimento e o respeito da comunidade e do Poder Público, onde atua diretamente com o Direito da Criança e do Adolescentes, tanto na área social, cultural e educacional. E com o passar do tempo a Instituição foi crescendo de uma forma muito positiva, que aos poucos foi se expandindo para outros bairros da zona Sul de São Paulo como: Jd. Jangadeiro, Jd. Guarujá e Jd. Bananal, todos bairros periféricos de grande defasagens e vulnerabilidade social, cada serviço citado nos bairros acima, vem atuando diretamente com 420 crianças e adolescentes entre 06 a 14 anos e jovens até os 21 anos. E por esse motivo a instituição vem buscando e atuando com mais forças para pode garantir sempre o direito das crianças, adolescentes e jovens, para que possam ser os protagonistas de suas próprias historias.
Objetivos da instituição:
A instituição tem como objetivo proporcionar vivências e resgates culturais, dar espaço para pessoas em situação de vulnerabilidade como DEFESA DE DIREITOS e atuando nas áreas de CULTURA E ARTES, EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO, além de prestar o serviço de Assistência Social para as famílias atendidas.
Já no CCA, dentro das normas de fortalecimento familiar com as crianças e adolescentes, as intervenções devem ser pautadas como experiências lúdicas, culturais e esportivas.
Público Alvo:
Infância e Adolescência, Juventude, pessoas em situação de vulnerabilidade e População Negra.
Números de funcionários:
Ao todo são sete funcionários, sendo dois orientadores socioeducativos, um assistente técnico, um gerente de serviço, uma cozinheira e duas agentes operacionais.
Números de pessoas atendidas:
São 120 atendidos, em dois turnos e duas turmas por turno, turmas de 30 crianças separados por faixa etária, de 06 a 10 anos e de 11 a 14 anos.
Horário de funcionamento:
O CCA funciona das 08:00 as 17:00, porém o horário dos atendidos ocorre em dois períodos: período da manhã das 08:30 as 12:00, período da tarde das 13:00 as 16:30.
O CCA JARDIM GUARUJA está localizado na Rua Tomas Pompeu - Jardim Guarujá. Telefone para contato: 1158744817. 
Conclusão
É possível enxergar na Instituição José Maria Educar a preocupação em manter e resgatar a cultura negra, a auto estima para a população negra e o cuidado com as crianças e jovens da comunidade, tendo como objetivo proporcionar aos jovens o protagonismo da própria história. 
Assim se fazendo presente em vários aspectos comunitários, como festas tradicionais e desenvolvimento de ações beneficentes. Tendo parceria com os serviços de saúde e no âmbito educacional, além do fortalecimento familiar. 
Sendo de extrema importância para as crianças e os jovens que vivem ao seu redor, pois através das ações realizadas trouxeram transformações de vida e perspectiva aos seus educandos, desde os pequenos aos jovens que se inserem no mundo do mercado procurando áreas culturais que fizeram parte da sua formação como indivíduo.

Continue navegando