Buscar

HISTÓRIA MODERNA - ATIVIDADE A1 - FMU

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

História Moderna – Atividade A1
	A época moderna caracterizou-se por uma forma de organização do poder dos estados conhecida como Absolutismo, que foi o resultado de um processo de centralização política iniciado na Idade Média, quando o rei não passava de um suserano. 
	Com o renascimento comercial, cresce a burguesia mercantil, interessada na livre-circulação de pessoas e mercadorias. Coordenando-se forças suficientes para suplantar os particularismos feudais.
	Unificam-se os sistemas de pesos e medidas, as alfândegas internas são abolidas e o poder fica centralizado nas mãos do rei, que se torna efetivamente soberano. Organizam-se os Estados Nacionais nos quais o governo possuía a plenitude do poder, sem qualquer limite constitucional.
	Houve alguns pensadores que procuraram justificar as concepções legais do fortalecimento do poder centralizado ou a teoria do direito divino:
· Nicolau Maquiavel: em sua obra, O Príncipe, defendeu a centralização do poder político e não propriamente o Absolutismo.
· Thomas Hobbes: escreveu o Leviatã, no qual sustenta que os homens, indefesos diante da violência desenfreada, realizam um contrato, originando-se daí o Estado.
· Jean Bodin: teórico da Monarquia Absoluta, equilibrada pelo respeito “às leis divinas, à justiça e ao costume”.
· Jacques Bossuet: autor de A Política Inspirada nas Sagradas Escrituras, defende a teoria da origem divina do poder real.

Continue navegando