Buscar

Documento (1) (1)

Prévia do material em texto

“O bicho"
O poema “o bicho” foi escrito pelo poeta pernambucanos Manuel carneiro de Souza Bandeira filho, mais conhecido como Manuel Bandeira na década de 40. Neste período, o país passava por um avanço econômico é um forte crescimento do capitalismo, desencadeando assim, a desigualdade. O eu lírico descrever uma cena cotidiana, enfatizando o que os seus olhos vêm, é no decore do poema vai nos apresentado um fato que não nos denota atenção é que se passaria despercebido ao nossos olhos, até que no final a uma revelação no entanto chocante é inesperada por parte do autor, é esse o momento que nos é apresentado a figura que tanto cativava a visão do eu lírico, um homem que se equipara a imagem de um animal.
Ao contrário de muito poemas, que descrevem as belezas e que idealizam a pureza, o poema “ o bicho” aborda uma denúncia social é descreve as condições subumanas em que viver o homem marginalizado em nossa sociedade, onde os mesmos são esquecidos e tratados como bichos, de forma mais clara o poema retrata a pobreza é a marginalização de uma grande parte da população, que na luta pela sobrevivência, é obrigada a viver em condições de vida que se assemelham a de alguns animais. Como podemos observa na primeira estrofe do poema:” vi ontem um bicho/na imundície do pátio/catando comida entre os detritos". Nesse fragmento, o autor faz uma comparação entre a vida das pessoas de rua, que retiram seu alimento do lixo, com a de um animal que se vale do mesmo feito para sobreviver. 
Sendo assim na minha opinião Bandeira tocou com seu poema em um tema no entanto delicado mas preciso, um tema que a sociedade precisar revê é se sensibilizar, porque hoje podemos Observar indivíduos morrendo nas ruas é nem olhamos para o lado, necessariamente a humanidade perdeu oque lhe torna humano, que é a humanidade.
Nome: Alan lobô
Turma: Edificações

Continue navegando