Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – CAMPUS NOVA AMÉRICA
	
ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO - OSCIP 
André Luiz Araujo de Sousa – 201903332401
Yuri Costa de Almeida Santos – 202001525246
Maria Cristina da Silva 201908236051
RJ
2022
Faculdade Estácio
ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO - OSCIP 
Trabalho para obtenção de nota apresentado ao Curso de Graduação em Administração da Faculdade Estácio 
Professor: Gleidiston Branco
RJ
2022
1 INTRODUÇÃO
Nesta pesquisa enfatizamos a importância das OSCIP, para o setor privado e demostrar os benefícios dos contribuintes sociedade civil de interesse publico abordaremos os benefícios para o Imposto de renda e a sua finalidade que e buscar e facilitar convénios com todos níveis do governos e órgãos públicos 
Este trabalho se apresenta com base em uma descrição sobre Organização da Sociedade Civil de Interesse Público- OSCIPS que é um título fornecido pelo ministério da justiça ela possui fins lucrativas como ONGs (Organizações Não Governamentais). É logo após seguindo por uma breve pesquisa as diferenças das das OSCIPs das ONGs. 
Observamos ainda alguns aspectos sobre as OSCIP, fizemos um breve resumo, comentando sobre o objetivo da pesquisa e seu foco geral e seguindo com os benefícios e suas características.
Este trabalho irá abordar a temática das Empresas sem fins lucrativos prosseguindo para metodologia aonde realiza-se: o método, instrumentos de pesquisa e a natureza de pesquisa e seguindo para o referencial teórico e finalizando com considerações finais 
10
1.1. PROBLEMA E OBJETIVOS DE PESQUISA
O diferencial da OSCIPs das ONGs é que as OSCIPs elas são instituição em si mesmo ou seja elas são devidamente qualificadas por lei é já as ONG, são não governamentais sem contar com os benefícios de quem opta por contribuir com as OSCIPs.
Um ponto importante é o clima organizacional, pois através dele conseguimos fazer com que as pessoas se preocuparem com o próximo e não pensa em passar por cima do outro, segue uma hierarquia, são organizações. segundo Blau e Scott (1970, p. 20), a empresa tem regras para todos níveis da empresa, desde o nível estratégico, tático e operacional. Então podemos afirmar que o problema da organização e a cultura e o clima organizacional, mais tem alguns aspetos que levam a este problema.
Um aspectos ruim da organização e sua cultura organizacional, Freitas (1991), pois ela permite que os envolvidos, possa opinar e Tomar decisões sendo assim qualquer mudança acabar sendo mais trabalhosa para ser realizada, pois se a organização tem uma cultura aonde os seus envolvidos tem que entendem que e necessário aceitar as mudanças cada vez mais para ajudar a empresa e o clima dentro da empresa irá mudar, posteriormente seus voluntários iram trabalhar motivados e um funcionário motivado consegui alcançar todas planejadas
O objetivo geral é identificar as causas que levam as pessoas a não conhecerem os benefícios da OSCPs, como os descontos no imposto de renda
As OSPs , foi escolhida para ser o objetivo de pesquisa deste trabalho pela importância que ela tem para sociedade, pois ela incentiva as empresas a fazerem doações , sendo beneficiada no imposto de renda 
1.2. JUSTIFICATIVA DA PESQUISA
As Oscps foram escolhidas para ser o alvo desta pesquisa pois seus serviços levam desenvolvimento para população de forma que ela incentiva as empresas tanto privadas como do governo a fazerem doações e oferecer alguns benefícios para empresa.
Como já abordado dentro deste estudo de caso sobre o Oscps, hoje temos um grande paradigma a ser quebrado, sendo ele a questão da cultura organizacional, porque muitas das empresas não se preocupam com responsabilidade social e ajudar o próximo querem apenas o lucro e mais lucro, não pensa no bem estar do próximo e a finalidade desta organização sem fins lucrativos é se preocupar e fechar parcerias com empresas privadas ou públicas, foi escolhido fazer este estudo de caso para mostrar um pouco deste segmento que muitas pessoas ainda desconhece.
1.3. ALGUNS APONTAMENTOSSOBRE CULTURA ORGANIZACIONAL
Este segmento e um segmento que ainda e muito desconhecido por muitas organizações por logo elas levam em consideração como despesas ou gastos despesa, sem saber dos benefícios que a Oscps, podem agregar a empresa, um fator já frisado dentro deste trabalho e desconto concedido ao imposto de renda.
Assim como na cultura organizacional, o ápice de uma organização e a questão do ambiente da empresa “Clima Organizacional” pois este aspecto tem ligação direta com resultados da empresa, pois uma organização com bom clima organizacional e uma organização com grande perspectiva.
2 METODOLOGIA
Este relatório mostra um estudo de caso realizado sobre – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), no período em que a disciplina foi ofertada. Esse estudo se concretizou a partir da realização do nosso curso ao longo da graduação.
O percurso metodológico utilizado para realização desse estudo foi o estudo de caso. Bruney, Herman e Schoutheete (in DUARTE e BARROS, 2006, p. 216) definem estudo de caso como “análise intensiva, empreendida numa única ou em algumas organizações reais”. Para eles, o estudo de caso reúne, tanto quanto possível, informações numerosas e detalhadas para apreender a totalidade de uma situação.
Usamos como instrumentos, entrevista não estruturada. Consiste em uma forma de conversação aonde permite que as respostas sigam para o caminho que o gestor ou pessoa entrevistada acredita que seja melhor. Para a entrevista não-estruturada — aquela em que é deixado ao entrevistado decidir-se pela forma de construir a resposta (Laville e Dione, 1999:188-190).
Dentro desta pesquisa foram utilizados livros, jornais, revista, artigos entre outros meios caracterizando esta pesquisa uma pesquisa bibliográfica. A pesquisa bibliográfica se habitua aonde irá demonstrar informações e dados com a finalidade de fundamentar com grandes expoentes da Administração às práticas empresariais, podemos utilizar algumas ferramentas para ajudar na coleta de informações a que foi utilizada nesta pesquisa e entrevista com gestores.
Segundo Cervo (1983, p. 55) a pesquisa bibliográfica “[...] busca conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado existentes sobre um determinado, tema ou problema”.
Trata-se de uma pesquisa exploratória, pois busca maior convivência entre o pesquisador e o item pesquisado geralmente e construído com base em hipótese ou intuição e ajuda a definir o problema de pesquisa.
A pesquisa exploratória e descritiva foi desenvolvida no sentido de proporcionar uma visão geral acerca de determinado fato, procurando buscar “padrões, ideias ou hipóteses, em vez de testar ou confirmar uma hipótese” (COLLIS; HUSSEY, 2005, p.24).
Pode-se afirmar que a pesquisa descritiva visa descrever o objeto de pesquisa, através de questionários, coletas de dados e observações de determinado foco da pesquisa. Segundo Silva & Menezes (2000, p.21), “a pesquisa descritiva visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação sistemática. Assume, em geral, a forma de levantamento.
A pesquisa tem natureza qualitativa, pois a forma de se expressar e mais livre, tendo em vista que as respostas desta pesquisa não são objetivas, pois busca compreender o comportamento de um determinado grupo-alvo, os dados são mostrados através de relatórios esta forma de pesquisa também tem caráter de uma pesquisa exploratória, pois busca sempre uma melhor identidade entre pesquisador e pesquisa. A natureza da análise de dados da nossa pesquisa é qualitativa, que de acordo com Minayo (2003, p. 16-18) “[...] é o caminho do pensamento a ser seguido e ocupa um lugar central na teoria, tratando-se basicamente do conjunto de técnicas a ser adotado para construira realidade.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Dentro desta pesquisa sobre Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, foi falado sobre a cultura e clima organizacional, abordado características e benefícios oferecidos a empresas que fazem doações através das Oscips.
O problema a tratado nesta pesquisa foi identificar e analisar características e os benefícios das empresas que optam a fazer convénios, um desses benefícios e restituição no imposto de renda no ano de exercício. tudo que for doado no imposto de renda será restituído de uma certa forma.
As Oscips são organização sem fins lucrativos aonde buscar ajudar a sociedade e o governo achou uma forma para retribuir esse gesto praticados pelas empresas, que e a restituição sobre o imposto de renda.
A Organização como qualquer outra tem obrigações a serem cumpridas o não cumprimento delas podem causas multas gravíssimas prevista por lei.
Esta problemática pode-se abordada em um futuro estudo de caso para resolver os problemas aqui identificado dentro dessa pesquisa, então concluímos que Osicps e muito importante para sociedade nos dias atuais.
REFERÊNCIAS
GARCIA, Elias. Pesquisa Bibliográfica Versus Revisão Bibliográfica - Uma Discussão Necessária. REVISTA LINGUAS E LETRAS. e – issn 1981-4755. Vol. 17. Nº 35. Pág. -294. 2016.
LIMA, L de; SILVA, L. E. P. da; HOROSTECKI, M. F. Cultura Organizacional. Disponivel em: <https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos11/32914309.pdf>. Acesso em: 25/04/2022
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade.
18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
MUNARETTO, L. F.; CORRÊA, H. L.; Cunha, J. A. C. da. Um estudo sobre as características do método Delphi e de grupo focal, como técnicas na obtenção de dados em pesquisas exploratórias. Rev. Adm. UFSM, Santa Maria, v. 6, n. 1, p. 09-24, JAN./MAR. 2013.
OLIVEIRA, D. de; CARVALHO, R. J.; ROSA, A. C. M. Clima Organizacional: Fator de Satisfação no Trabalho e Resultados Eficazes na Organização. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, IX., 2012, Guaratinguetá. FATEC, 201

Mais conteúdos dessa disciplina