Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

ESCOLA ESTADUAL PADRE JOSÉ COELHO
PROJETO DE VIDA: PROF: SIRLEY SILVA
SONHAR É PRECISO.
Sem sonhos, as pedras do caminho tornam-se montanhas, os pequenos problemas são insuperáveis, as perdas são insuportáveis, as decepções transformam-se em golpes fatais e os desafios em fonte de medo.
Voltaire disse que os sonhos e a esperança nos foram dados como compensação às dificuldades da vida. Mas precisamos de compreender que os sonhos não são desejos superficiais. Os sonhos são bússolas do coração, são projetos de vida. Os desejos não suportam o calor das dificuldades. Os sonhos resistem às mais altas temperaturas dos problemas. Renovam a esperança quando o mundo desaba sobre nós.
John F. Kennedy disse que precisamos de seres humanos que sonhem o que nunca foram. Tem fundamento o seu pensamento, pois os sonhos abrem as janelas da mente, arejam a emoção e produzem um agradável romance com a vida.
Quem não vive um romance com a sua vida será um miserável no território da emoção, ainda que habite em mansões, tenha carros luxuosos, viaje em primeira classe nos aviões e seja aplaudido pelo mundo.
Precisamos de perseguir os nossos mais belos sonhos. Desistir é uma palavra que tem de ser eliminada do dicionário de quem sonha e deseja conquistar, ainda que nem todas as metas sejam atingidas. Não se esqueça de que você vai falhar 100% das vezes em que não tentar, vai perder 100% das vezes em que não procurar, vai ficar parado 100% das vezes em que não ousar andar.
Como disse o filósofo da música, Raul Seixas: "Tenha fé em Deus, tenha fé na vida, tente outra vez..." Se você sonhar, poderá sacudir o mundo, pelo menos o seu mundo...
Se você tiver de desistir de alguns sonhos, troque-os por outros. Pois a vida sem sonhos é um rio sem nascente, uma praia sem ondas, uma manhã sem orvalho, uma flor sem perfume.
Sem sonhos, os ricos ficam deprimidos, os famosos aborrecem-se, os intelectuais tornam-se estéreis, os livres tornam--se escravos, os fortes tornam-se tímidos. Sem sonhos, a coragem dissipa-se, a inventividade esgota-se, o sorriso vira um disfarce, a emoção envelhece.
Liberte a sua criatividade. Sonhe com as estrelas, para poder pisar a Lua. Sonhe com a Lua, para poder pisar as montanhas. Sonhe com as montanhas, para pisar sem medo os vales das suas perdas e frustrações.
Apesar dos nossos defeitos, precisamos de ver que somos pérolas únicas no teatro da vida e compreender que não existem pessoas de sucesso ou pessoas fracassadas. O que existe são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.
Augusto Cury, in 'Nunca Desista dos Seus Sonhos'
Após a leitura do texto, reflita, responda e justifique sua resposta:
a) Sonhar é preciso?
b) Você já desistiu de algum sonho?
c) É preciso ter criatividade para sonhar?
d) Os sonhos serão realizados facilmente?
e) Só temos um sonho durante toda nossa vida?
f) Quando não alcançamos nosso sonho, devemos desistir?
g) Quando as pessoas falam “Nunca desista dos seus sonhos”, elas estão nós aconselhando a fazer o quê?
h) Complete a frase “Sonhar é Preciso...”
Ah, havia me esquecido, faça todos os registros no seu Diário, ok?
Se você ainda não possui um diário, pode fazer seus registros no caderno mesmo, pode ser um caderno pequeno, onde só você fará suas anotações, ninguém mais. 
Se preferir, poderá decorá-lo da maneira como quiser, ali você pode escrever tudo o que de mais importante acontece na sua vida, muitas vezes vai sentir vontade de escrever todos os dias, em outras vezes, apenas uma vez por semana. 
Fique à vontade para fazer os registros quando sentir vontade.
Sempre se concentre no seu sonho!! 
Realize o registro após cada reflexão, tudo bem?
1ª) O seu sonho continua sendo o mesmo do primeiro dia de aula (o primeiro dia, lá no 6º ano?) ou já se transformou? Você consegue identificar o que te fez mudar de ideia?
2ª) Você consegue imaginar o quanto ficará feliz quando conseguir realizá-lo? 
3ª) O que você acha que poderia ajudá-lo (uma pessoa, um filme, um curso, um lugar para visitar,...) na realização do seu sonho? Justifique.
4ª) E a escola? Você acredita que ela está lhe apoiando na realização do seu sonho? Tem algum professor com quem você gostaria de falar sobre isso? Quais disciplinas se conectam com seu sonho? Justifique.
5ª) Descreva como você pretende aproveitar tudo o que a escola oferece para a realização do seu sonho. Você pode fazer isso optando por escrever ou desenhar.
Na maior parte do tempo, não estamos sozinhos e na escola estamos cercados por dezenas de colegas e profissionais, por isso, precisamos aprender a nos integrar e fazer parte de todo mundo, pois muitas vezes também somos responsáveis e contribuímos para a construção dos sonhos das pessoas que nos cercam. Assim sendo, viver em grupo passa por aprender a concordar e discordar sem romper com os outros e nem agredir.
6ª) Agora, pense nas pessoas que estão ao nosso lado sempre, pode ser um ou vários colegas de sala, algum profissional que sempre nos acompanha, pais, ou outro que você escolher. 
Descreva uma situação de sua vida em que de maneira inesperada, você recebeu o auxílio de uma outra pessoa. Em seguida, escreva uma frase agradecendo essa ação de cuidado que ele teve com você. Depois da frase pronta e bem elaborada, você poderá enviar o agradecimento para esse amigo através do WhatsApp ou de qualquer outro meio tecnológico.
Por hoje é só, te espero nas próximas atividades!!

Mais conteúdos dessa disciplina