Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Sistemas e Aplicações Distribuídas

Prévia do material em texto

Quando se trata de segurança da informação, estamos falando dos procedimentos que buscam evitar acessos não autorizados a computadores, dados e redes. Ela busca manter a confidencialidade, autenticidade, disponibilidade e integridade de informações sensíveis para a organização. Além disso, a segurança da informação impede que os dados, informações ou sistemas, caiam nas mãos de pessoas não autorizadas a ter esse acesso. Impede também que eles possam ser destruídos sem autorização, roubados ou danificados. Existem vários métodos de ataque que podem ser utilizados por um invasor. Disserte sobre o método chamado "Reprodução" e sobre o método chamado "Negação de Serviço".
1-Reprodução as mensagens da vítima são capturadas, ou interceptadas, sendo futuramente enviadas pelo invasor. Inclusive mensagens autenticadas e codificadas também podem ser comprometidas. 
2-Negação de serviço inúmeras mensagens são enviados para o canal ou dispositivo que está sendo atacado, gerando uma sobrecarga tão grande que o canal ou dispositivo fica inacessível para outros usuários.
2Os sistemas distribuídos realizam a comunicação e a transferência de dados entre computadores que estejam conectados em rede. No entanto, em sistemas distribuídos, tanto os processos quanto os canais de comunicação podem falhar. Essas falhas, por sua vez, podem ser diferenciadas em falhas por omissão, falhas arbitrárias e falhas de sincronização. Descreva cada um desses três tipos de falhas.
1-Falhas por omissão: representam as situações nas quais um processo ou canal de comunicação não executam as ações que deveriam. 
2-Falhas arbitrárias: representam o pior cenário entre os grupos de falhas, pois não executam arbitrariamente passos desejados de um processo ou mesmo efetuam um dado processamento de forma indesejada. Dessa forma, um processo pode gerar dados com valores incorretos ou mesmo retornar um valor incorreto a uma chamada realizada por outro processo. Logo, o agravante desse grupo de falhas é não poderem ser detectadas, verificando se o processo responde corretamente as suas chamadas, pois ele poderia omitir arbitrariamente a resposta. 
3-Falhas por sincronização (temporização): estão relacionadas às execuções de sistemas distribuídos síncronos. Nesse tipo de ambiente, no qual limites de tempo são definidos para a execução de seus processos e o tempo de entrega de mensagens, uma falha pode tornar indisponíveis as respostas para os clientes dentro de um intervalo de tempo prefixado. Aplicações multimídia, com seus canais de áudio e vídeo, sofrem particular influência dessas falhas, uma vez que, manipulações de vídeo podem gerar transferências de grandes volumes de dados. Sendo assim, torna-se necessário distribuir as informações geradas sem falhas de temporização. Impondo, dessa forma, condições muito especiais sobre o sistema operacional e sobre o sistema de comunicação.

Continue navegando