Buscar

Atividade 1_Mecânica Vibratória

Prévia do material em texto

MECÂNICA VIBRATÓRIA
Atividade 1
Oi, estudante!!
Segundo sites da internet, a quantidade de motocicletas já é maior que a quantidade de carros em diversos estados brasileiros, isso se deve ao fato de que as motocicletas são mais baratas que os carros. Além disso, muitas pessoas demonstram preferências por motocicletas devido a não haver necessidade de enfrentar um engarrafamento diariamente, visto que, com elas, é possível passar pelos corredores que ficam entre os carros e rapidamente “se livrar” do congestionamento.
As motocicletas, assim como os carros, têm motores, entretanto o sistema da motocicleta é menor e mais simplificado se comparado aos motores dos veículos.
Ao dirigir uma motocicleta, é possível verificar se ela tem vibração mecânica, mas, assim como os carros, as motocicletas devem apresentar um limite de vibração para não prejudicar seu desempenho e garantir a segurança do motorista que irá dirigir essa motocicleta.
Com base no que foi estudado, avalie quais são os elementos de um sistema vibratório de uma motocicleta em um contexto geral, descreva quais são os elementos vibratórios existentes em motocicletas e a função de cada um deles. Informe, também, caso a vibração fosse identificada acima do aceitável e caso houvesse muito ruído afetando a segurança do motorista, o que deveria ser feito para minimizá-los e torná-los aceitáveis?
Resposta
Em uma motocicleta podemos destacar dois tipos de vibrações:
· Vibração Amortecida;
· Vibração Determinística.
Nas Vibrações Amortecidas podemos citar alguns exemplos começando pelo pneu da motocicleta. O próprio pneu pode ter se comportar de formas diferentes dependendo da sua calibragem, quando estiver mais cheio (com mais pressão) tendem a copiar as irregularidades do piso quando comparado ao pneu menos cheio (com menos pressão). Outros componentes que ajuda a diminuir as vibrações são os próprios amortecedores e molas da suspensão, os quais tentam minimizar ao máximo as vibrações externas da moto. Também podemos citar o banco da motocicleta como um componente projetado, dentre as suas funções, reduzir as vibrações.
Nas Vibrações Determinísticas citamos as vibrações do motor da motocicleta. Essas vibrações podem ser previstas, como por exemplo, quando o motor está trabalhando em rotações mais altas, o motor tende a vibrar mais quando comparado ao regime de trabalho do motor em rotações menores. Tais vibrações são transportadas através do quadro da motocicleta, uma vez que o motor é fixação ao quadro, e são transferidas ao motociclista pelo guidão da moto. Um componente utilizado nas motocicletas para reduzir as vibrações que são transferidas para o motociclista através do guidão, são os contrapesos, localizados nas extremidades do guidão.
Para casos que a motocicleta apresente vibrações e/ou ruídos acima do aceitável deve verificar, corrigir e melhorar possíveis erros durante o desenvolvimento do projeto. Quando o excesso de vibração e ruído são pelo fato de as peças/componentes estarem desgastados, a melhor solução é a substituição das peças/componentes desgastados por outros novos com boa procedência de fabricação.

Continue navegando