Buscar

Exercícios IV - Análise de Investimentos e Fontes de Financiamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1Correta
Em uma empresa de máquinas elétricas, o índice de lucratividade é o método utilizado para selecionar os projetos a serem executados. Essa escolha é justificada por ser uma técnica sofisticada de análise econômica de investimentos auxiliando na decisão de aceitar ou rejeitar um projeto.
Segue a Fórmula:
índice de lucratividade (IL) = Valor atual das entradas de caixa/investimento inicial.
Considerando um projeto com valor investimento inicial de $100.000 e um índice de lucratividade de 0,5. É correto afirmar que:
Sua resposta
As entradas líquidas de caixa, obtida pelos dados fornecidos do projeto, é de $ 50.000.
Parabéns, você acertou! O valor das entradas líquidas é de 50.000 obtido conforme cálculo a seguir: IL = Valor atual das entradas de caixa/investimento inicial. 0,5 = X/100.000 X = 50.000
Questão 2Correta
Um diretor financeiro de uma empresa de sapatos, solicitou que fosse realizada uma análise de sensibilidade de um projeto com duração de 3 anos e um investimento inicial de $ 3.000.000,00 e a taxa de desconto de 10% e IR de 25%.
Assim, depois dessas orientações, o analista de projeto começou a realizar os seguintes procedimentos para o cálculo do Índice de Lucratividade:
1. Elaboração da demonstração de resultado para realização de análise de sensibilidade financeira.
2. Cálculo do VPL usando a análise de sensibilidade.
3. Elaboração do fluxo de caixa.
4. Elaboração da estimativa de receitas projetadas pela venda de sapatos de acordo com as estimativas pessimistas e otimistas.
5. Estimativa da entrada de caixa para cada período de tempo até 3 anos
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta dos procedimentos realizados para o cálculo do Índice de Lucratividade:
Sua resposta
3 - 5 - 1 - 2 - 4.
A ordem correta de procedimentos a serem realizados  para o cálculo do Índice de Lucratividade: 3 -  Elaboração do fluxo de caixa. 5 -  Estimativa da entrada de caixa para cada período de tempo até 3 anos. 1 – Elaboração da demonstração de resultado para realização de análise de sensibilidade financeira. 2 – Cálculo do VPL usando a análise de sensibilidade. 4 – Elaboração da estimativa de receitas projetadas pela venda de sapatos de acordo com as estimativas pessimistas e otimistas.
Questão 3Correta
Além do índice de rentabilidade contábil, existe outro índice de rentabilidade, chamado de lucro operacional. Este índice esclarece "o percentual de valores de ______ que permanecem ______ a dedução de custos e _________, exceto juros, impostos e dividendos. É o lucro para cada unidade monetária da _______" STOPATTO, 2016 p.193 aput GITMAN, 2010).
Escolha a alternativa que complete as lacunas da citação acima:
Sua resposta
Receita, após, despesas e receita.
 A resposta é: Receita, após, despesas e receita. Conforme Stopatto (2016, p.193 aput Gitman, 2010), "esse índice mede o percentual de valores de receita que permanecem após a dedução de custos e despesas, exceto juros, impostos e dividendos. É o lucro para cada unidade monetária da receita".
Questão 4Correta
De acordo com Stopatto (2016), o índice de Lucratividade tem vantagens e desvantagens. Dentre as quais:
 
As vantagens são:
I - Facilidade de compreensão;
II - Decisão entre alternativas de investimento baseadas nos maiores índices;
III - Incorpora o valor do dinheiro no tempo;
IV - Utiliza fluxos de caixa descontados ao custo de oportunidade
 
Como desvantagem:
V - O índice de lucratividade não leva em consideração o volume dos retornos em termos absolutos, apenas os termos percentuais.
Tendo isso, escolha a alternativa CORRETA:
Sua resposta
Todas as alternativas estão corretas
Para Stopatto (2016, p.180), "dentre as vantagens que podemos destacar para a técnica do índice de lucratividade, estão a facilidade de compreensão e a de decisão entre alternativas de investimento baseadas nos maiores índices. Outra característica marcante e também apontada como uma vantagem do método é que ele incorpora o valor do dinheiro no tempo, pois utiliza fluxos de caixa descontados ao custo de oportunidade. Como desvantagem, o índice de lucratividade, assim como a taxa interna de retorno, não leva em consideração o volume dos retornos em termos absolutos, mas apenas em termos percentuais".
Questão 5Correta
O Valor Presente Líquido do projeto (VPL), sofre variações significativas quando se realizam simulações que alterem as previsões iniciais. Isto é, quando se é criado um cenário pessimista e outro otimista. Perante isso, é preciso ponderar algumas observações (STOPATTO, 2016).
O que deve ser considerado nas simulações deste cunho?
Sua resposta
Deve-se considerar que, em simulações desse cunho, há uma redução da falsa sensação de segurança gerada elo VPL, Pois, é percebida a grande alteração no VPL gerada por mudanças nas expectativas do projeto.
Para Setopatto (2016, p.213), "uma vez que realizamos simulações que alterem as previsões iniciais, criamos um cenário pessimista e outro otimista. Dessa maneira, o valor presente líquido do projeto VPL, sofre significativa variação. Devemos realizar algumas considerações a respeito dessas simulações. Temos uma redução da falsa sensação de segurança gerada elo VPL, pois é percebida a grande alteração no VPL gerada por mudanças nas expectativas do projeto".

Outros materiais