Buscar

Atividade Prática final Paulo Ricardo Justen Micheli

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Alvenaria - EDI
Data: 17/ 06 / 2022.
Aluno (a): PAULO RICARDO JUSTEN MICHELI
Atividade Prática e de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 12 (doze) questões, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade de Pesquisa;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
Alvenaria de Vedação
1. Trace detalhadamente o roteiro de execução de um painel de alvenaria entre 2 pilares e sob uma viga.
R: 
Execução de alvenaria – Assentamento
Antes da locação das paredes, é necessário conferir a posição de cada componente estrutural com base na marcação da primeira fiada. Para lançar as medidas, um esquadro de 90º é indispensável na marcação dos cantos, encontro de paredes e colocação da primeira fiada.
Além disso, deve-se limpar e umedecer a superfície que receberá a fiada de marcação.
O serviço é iniciado pelos cantos após os destacamentos das paredes, obedecendo ao prumo de pedreiro para o alinhamento vertical e o escantilhão no sentido horizontal. Assim, o restante das fiadas será erguido respeitando as alturas de cada fiada, marcadas no elemento estrutural ou na régua graduada. Além disso, a argamassa de assentamento é de cimento, cal e areia no traço 1:2:8.
Quando as paredes atingirem a altura de 1,5m aproximadamente deve-se providenciar o primeiro plano de andaimes, o segundo plano será na altura da laje, se for sobrado, e o terceiro 1,5m acima da laje e assim sucessivamente.
Se as marcações das fiadas estão niveladas, o nivelamento é automático. Mesmo assim, é importante a conferência do nível a cada três ou quatro fiadas assentadas. Da mesma forma deve-se proceder a verificação do prumo.
Encunhamento ou respaldo
O encunhamento é executado com tijolos maciços, assentados e inclinados com argamassa normal, e pressionado entra a viga e a alvenaria já executada. O preenchimento do vão pode ainda ser executado com espuma expansiva de poliuretano e, neste caso, o vão entre a alvenaria e a viga não deve ser superior a três cm.
Execução de vãos em parede de alvenaria
Os contornos dos vãos de portas e janelas estão sujeitos a tensões concentradas, por causa das situações mecânicas a que as paredes estão sujeitas, causando fissuras indesejáveis nas bordas.
A fim de evitar a sobrecarga das esquadrias e o surgimento de prováveis trincas, faz-se necessário o uso de vergas e contravergas.
As vergas e contravergas são executadas colocando-se tábuas em ambas as faces das paredes preenchidas com concreto convencional, porém com brita 1 ou zero, armados com dois ferros de 8mm de diâmetro para vãos até 1,20m.
 
2. Explique as funções dos Agregados em Argamassas de Assentamento e comente a respeito destas Argamassas quando apresentam patologias de excesso de resistência.
R: Transmitir as tensões aplicadas ao concreto através de seus grãos. Geralmente, a resistência a compressão dos agregados é superior que a do concreto. Reduzir o efeito das variações volumétricas ocasionadas pela retração.
3. Cite 3 observações importantes em um projeto Arquitetônico no que tange Execução de Alvenaria de Vedação.
R: A marcação de paredes; O assentamento dos tijolos ou blocos; O encunhamento. 
4. Disserte sucintamente a respeito do correto manejo de tijolos e blocos abordando a fabricação, transporte e acondicionamento em canteiro.
R: A situação ideal é que os blocos sejam entregues já acomodados em pallets. O descarregamento pode ser feito manualmente ou com uso de máquinas, como as gruas que já colocam o material nos andares em que serão utilizados. Em caso de trabalho manual, as peças devem ser empilhadas com altura máxima de 1,8m em local determinado pelo engenheiro da obra ou almoxarife.
Finalizado o descarregamento, os profissionais responsáveis no canteiro precisam anotar no canhoto se ocorreram quebras durante o procedimento. Também é necessário verificar se o material entregue condiz com pedido realizado, conferindo na nota fiscal os dados sobre a classe, dimensões e, no caso de blocos estruturais ou de vedação, a resistência.
Recomenda-se deixar anotado o número do lote de fabricação. Isso porque, se houver algum problema com o bloco estrutural que não atinge a resistência especificada, é possível realizar a varredura junto ao fabricante.
Transporte: caso o descarregamento seja manual, o transporte dentro do canteiro deve ocorrer com o máximo de cuidado. Se não gruas disponíveis no canteiro, a movimentação das pilhas até o elevador deve ser feita com carrinhos adequados e preparados para essa tarefa. Caso o transporte seja realizado com equipamentos improvisados, é grande a chance de ocorrerem quebra de peças que se soltam das pilhas.
5. Defina:
a. Encunhamento; A ligação alvenaria-estrutura consiste no preenchimento da última fiada da parede. a execução não é feita com blocos, más sim com argamassas ou espuma de poliuretano.
b. Shafts. Também chamados de mocheta ou dutos, são aberturas verticais para a passagem de tubulações, sobretudo para instalações hidrossanitárias e elétricas. A é que ele sirva de fechamento para essas instalações e possibilite futuras inspeções.
6. Defina os itens abaixo a comente a respeito de suas aplicações e controle.
a. Vergas e Contravergas;
b. Esquadro;
c. Encontro de Alvenaria com Elementos Estruturais;
d. Planicidade de Painéis de Alvenaria.
R:
A – São elementos estruturais dispostos na alvenaria, que funcionam como pequenas vigas e auxiliam na distribuição de tensões e cargas nos vãos de portas e janelas. A contra verga fica na parte de baixo de janelas ou qualquer outro tipo de abertura que tenha um peitoril. A verga fica na parte superior de portas, janelas ou vãos. Ambas devem ter seu comprimento maior que a abertura e ter um apoio de no mínimo 30 cm dos dois lados da alvenaria.
B – É um instrumento de desenho ou medidas muito utilizado em obras civis pode também ser usado para fazer linhas verticais retas com precisão de 90º.
C – As paredes externas, normalmente, são construídas em alvenaria ou outro elemento que garanta a durabilidade e a estanqueidade do interior da edificação. As paredes internas podem ser do mesmo material que as externas ou ainda de gesso acartonado, painéis de madeira, fórmica, aglomerados em geral ou similares. A alvenaria estrutural é um sistema construtivo tradicional, utilizado há milhões de anos. Inicialmente eram utilizados blocos de rocha como elementos de alvenaria, mas a partir do ano 4.000 a.C. a argila passou a ser trabalhada possibilitando a produção de tijolos. O sistema construtivo desenvolveu-se inicialmente do simples empilhamento de unidades, tijolos ou blocos. Os vãos eram executados com peças auxiliares ou pedra. Ao passar do tempo, foi descoberta um alternativa para a execução dos vãos: os arcos. Estes seriam obtidos através do arranjo entre unidades. Assim foram executadas as pontes e outras obras de grande beleza, obtendo maior qualidade á alvenaria estrutural. Um exemplo disso é a parte superior da Igreja de Notre Dame, em Paris.
D – Painel é a junção da alvenaria estrutural com as paredes de concreto. Recebe esse nome, pois, juntos, a alvenaria e o concreto funcionam como pequenos blocos reunidos que, ao contrário das alvenarias lineares tradicionais, podem agir traçando um caminho superficial. 
Alvenaria Estrutural
7. Elenque 3 ensaios de controle demandados em edificações em Alvenaria Estrutural e explique suas importâncias.
R: Ensaio de resistência a compressão dos blocos; Ensaios de resistência a compressão das argamassas; Ensaios de resistência a compressão do graute.
8. Comente a respeito das limitações em reformas arquitetônicas em edificações realizadas em Alvenaria Estrutural.
R: A alvenaria estrutural tem a finalidade de sustentar a estrutura do edifício, e por isso não podem sofrer modificações, como remoção,cortes ou demolição.
9. Explique o motivo da Alvenaria Estrutural geralmente dispensar elementos estruturais convencionais, como pilares e vigas.
R: A alvenaria estrutural é um processo construtivo que a estrutura e a vedação do edifício são executadas simultaneamente. O sistema dispensa o uso de pilares e vigas, ficando a cargo dos blocos estruturais a função portante da estrutura. neste sistema a parede não tem apenas a função de vedação, ela desempenha também o papel da estrutura da edificação. Esta solução permite construir desde simples muros, residências e edifícios de diversas alturas até hipermercados e indústrias.
10. Elenque 3 vantagens ao se optar pela execução de um empreendimento em Alvenaria Estrutural.
R: Diminuição no tempo da construção; Economia no custo da obra; Menor gasto com revestimentos.
11. Indique 3 acessórios utilizados em Alvenarias Estruturais. Aponte onde são aplicados e qual são suas funções (ex: blocos compensadores).
R: Blocos compensadores: utilizados para compensar possíveis faltas de blocos e entre o topo da parede e a laje.
Blocos de amarração: servem para o travamento de paredes em T, também é utilizado para ajustes de modulação.
Graute: usado para preenchimento das unidades estruturais aumentando ou reforçando a resistência da unidade.
12. Um edifício de Alvenaria Estrutural, no avanço de seus pavimentos, teve mitigação na resistência dos blocos estruturais, onde pavimentos mais altos exigiam estes blocos com Fbk inferior aos pavimentos mais baixos. Justifique o motivo.
R: Os blocos devem ser medidos, para verificar suas dimensões e calcular a área bruta. A resistência à compressão do bloco, fb, devem ser determinadas para lotes de no máximo 20.000 blocos, ou o número de blocos devem ser capeados com pastas de cimento ou argamassa de resistência do bloco na área líquida, com espessura média de 3mm. 
Alvenaria - EDI
Alvenaria - EDI

Outros materiais