Buscar

A convivência Harmônica Ocasiona a Produtividade

Prévia do material em texto

A CONVIVÊNCIA HARMÔNICA OCASIONA A PRODUTIVIDADE
 Fábio Belarmino Lima do Nascimento Nome Completo
01461891 Matrícula
Análise e Desenvolvimento de Sistemas Curso
 “A ética faz parte da filosofia, parte que estuda os valores que permitem a convivência harmônica…” a partir desta brilhante definição do professor e escritor Leandro Karnal podemos perceber a importância da ética para qualquer ambiente onde se há pessoas reunidas. E para definir e garantir a ética no ambiente de trabalho foi criada pelas empresas regras e normas, por isso, julgo valiosa a aplicação de regras e normas juntamente com sanções administrativas, em instituições e empresas.
 Através das regras internas, empresas de todos os tipos, desde micro empresas desenvolvedoras de aplicativos até a gigantes como Walmart com mais de 2,3 milhões de empregados (dado de 2016), é definido todos os deveres, obrigações e responsabilidades dos funcionários, regras sobre faltas, previsão de infração disciplinar, configurações de justa causa, claro cada empresa com suas particularidades e necessidades. Fazendo com que essas instruções sejam devidamente esclarecida para gerar maior tendência no seu comprimento, evitando estorvilhos para a equipe de recursos humanos e gastos na área contencioso trabalhista. 
 A lei da etiqueta juntamente com as normas ajuda a desenvolver relações produtivas e harmoniosas indicando como os profissionais devem interagir uns com os outros, de fato, a diferença que existe entre os colaboradores de uma empresa, socialmente falando, é a aplicação da sua função, logo, a filosofia dos valores morais também se aplicam a diretoria em geral, concedendo aos gestores a qualidade de líder que contagia a equipe por meio de atitudes inspiradoras, motivando e compartilhando experiências, no entanto, a falta da mesma pode ocasionar desvios éticos, feito por chefes que se impõem através do medo com a utilização do poder para humilhação ou para pressão além do necessário, gerando assim marketing negativos, demissões de bons funcionários e nos casos mais graves até a abertura de processos jurídicos contra a empresa. 
 Pensando nos piores senários foi criado as Sanções Administrativas que são as penalidades previstas em lei, contrato ou edital aplicado pelo estado, empregando-se ao servidor que não cumprir questões administrativas, como deixar de trabalhar ou desobedecer ordens superiores. Quando ocorre desvio de dinheiro, danos físicos, morais, entre outros, a pessoa pode responder civilmente ou criminalmente.
 Em virtude dos fatos mencionados fica incontestável que as regras e normas contribuem de forma direta para, criar e cultivar laços com outros funcionários e líderes, desenvolver uma boa reputação e promover um ambiente de trabalho harmonioso ocasionando benéficos para a própria carreira, em um ambiente mais produtivo fazendo a diferença nos resultados corporativos.
 
Referências Bibliográficas
· https://andreacapistranocamargo.jusbrasil.com.br/artigos/216475713/a-importancia-da-regulamentacao-das-normas-internas-de-uma-empresa
· https://pt.wikipedia.org/wiki/Walmart
· https://www.gov.br/compras/pt-br/agente-publico/cadernos-de-logistica/midia/caderno-de-logistica-de-sancao-2.pdf
· https://www.mundoadvogados.com.br/artigos/em-que-casos-se-aplica-uma-sancao-administrativa

Continue navegando