Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA internet

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADADESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES PARA INTERNET
Fábio Belarmino Lima do Nascimento
01461891
Superior de Tecnologia em Análise e Desensolvimento de Sistemas
APRESENTAÇÃO DA APLICAÇÃO
 A a aplicação web da Panificadora Pão Amigo e Cia será feita com a tecnologia Java , sendo hospedado no servidor Red Hat Jboss middleware, pois este servidor possui um sportfólio de middleware de código aberto com uma classe empresarial totalmente compatível, apresentando um risco menor de travamento, barreiras na entrada e saída mais baixas e flexibilidade para instalar novas versões, sem ter que gastar com uma nova licença.
 Será um web site simples, mas completamente funcional. A interface do usuário ( o frontend) será erigido em HTML( para criar algumas marcações de hipertextos), JSP( para gerar um conteúdo mais dinâmico para a pagina), CSS( para adicionar o estilo) E JS( para fazer as interações).
 Além de aplicar a tecnica “lazy loading” que consiste em exibir os arquivos mais pesados (fotos de alta resolução por exemplo) no final do carregamento , ou apenas quando entram no campo de visão do usuário, dando prioridade a o carregamento de todos os outros elementos para que o site abra mais rapidamente. Também usarei a tecnica “minifique” para compactar arquivos HTML, CSS e JS, removendo caracteres desnecessários.
 As paginas serão constituídas em HTML 5, (possibilita consultas SQL, permite usar APIs de JS) e CSS 3 (que trás mais efeitos de transição, imagem, imagem de fudo e.t.c) e para as funcionalidades dinâmicas o Scriplets JSP.
 Adotaremos o design ”mobile first”, que utiliza uma abordagem do layout responsivo, mas dando prioridade aos dispositivos moveis, assim fazendo o site mais limpo, contendo apenas elementos que são essenciais para uma boa experiência do usuário. Como ilustrado abiaxo.
Fonte:https://medium.com/@fnandaleite/entendendo-as-diferenças-entre-design-responsivo-adaptativo-e-mobile-first-ea3c61fc9181 acessado em 04/04/2022 as 12:26
SOBRE A APRESENTAÇÃO AMISTOSA DOS ERROS
 Será utilizado a forma de tratamento de exceções (erros) em “páginas JSP” que redireciona o usuário para uma página de erro personalizada, onde mostrará para os usuários as instruções para avolta a navegação normal, e para os administradores, informar o erro da apliacação para eventual correção, adicionando a paginas a diretiva <%@ page errorPage = "error.jsp" %>.
AS URLS DA APLICAÇÃO
 O domínio que irá ser contratado e personalizado para o site será “paoamigo.cia.com” ele direcinará o usuario para a página inicial, sua navegação tanto se dará a links das paginas quanto diretamente através das URLs ( endereços utilizados para acessar a pagina).
 seguirá o padrao RESTful para URIs, que no caso danrá acesso direto a páginas especificas (“paoamigo.cia.com/entregas ou paoamigo.cia.com/queijo/manteiga”), por exemplo.
ARQUITETURA DA APLICAÇÃO
 Será utilizado a Arquitetura no padrão MVC, pois nela temos as camadas divididas onde o desenvolvedor consegue testar cada parte de forma separada, favorecendo o Desenvolvimento Dirigido por Testes(TDD).
 Temos a View onde s encontra a interface de comunicação onde é renderizada a resposta da requisição seja ela em desktop ou web e por fim a Camada Controller que faz o controle do fluxo da aplicação, fazendo o intermédio de todo o fluxo a definir o usuário verá na tela.
 Seu funcionamento é descrito abaixo:
FONTE:https://dev.to/elisangelamsilva/principais-conceitos-do-padrao-mvc-model-view-controller-1o5a acessado em 04/04/2022 AS 16:56
TECNOLOGIAS UTILIZADAS NA APLICAÇÃO
 Nosso foco é agilidade, logo, iremos Trabalhar com metodologias ágeis no caso iremos utilizar a metodologia Scrum que é um framework que nos da a possibilidade de lidar com projetos um pouco mais complexos, pois trata-se de um método de trabalho realizado a partir de pequenos ciclos de atividades dentro de um projeto, tendo cada ciclo composto por um período de tempo predefinido em que as tarefas seram realizadas pela nossa equipe.
 E utilizaremos o Booststrap para fornecer estruturas de CSS e sendo indispensável para lidar com sites de desktop e páginas de dispositivos móveis de mesma forma
ESBOLSO DA APLICAÇÃO versão desktop
 
ESBOLSO DA APLICAÇÃO versão mobileESCRITA PARA WEB (WEBWRITTING) 
E 
ARQUITETURA DA INFOMAÇÃO
 Webwriting é o conjunto de técnicas utilizdas para redigir e criar conteúdo textual em ambientes digitais como sites, blogs, redes sociais, aplicativos, e commerces entre outros vários. Sendo assim, o webwriter é o profissional que atua em mídias digitais na redação de textos e criação de conteúdos nesses ambientes.
 A dinâmica da internet cria demandas de uma forma muito rapida e entre estas demandas estava a do desenvolvimento de conteúdos que se adaptassem a este novo formato de mídia. Foi a partir desse ponto que se criou a expressão Webwriting.
 Baseado na definição sobre o que é Webwriting, podemos definir claramente os quatro principios deste conjunto de técnicas:
O princípio da Acessibilidade
 O principio da Acessibilidade no Webwriting passa muito pela diagramação do que pelo conteúdo do texto em si. Nesse item, cidamos da forma como o nosso conteúdo pode ser facilmente acessado pelos visitantes de um site.
O princípio da Objetividade
 Diz respeito a entrega rápida e direta da informação através de textos claros e objetivos que de certa forma saciam a curiosidade do internauta já em suas primeiras frases.
O princípio da Navegabilidade
 Tal princípio se confunde de certa forma com a arquitetura da iformação de um site. O conteúdo precisa ser organizado de forma a seduzir o visitante do site a consumi-lo em maior profundidade e por isso, é preciso estar atento também a esse critério.
O princípio da Encontrabilidade
 É o mais novo integrante da turma e foi agregado a este conjunto em função da crscente importância que o marketing de busca vem ganhando no cenário da comunicação online.
 Arquitetura da informação é a prática de decidir como organizar as partes de alguma coisa de modo a torná-la compreeensível. É um grande pilar da tecnologia e da organização de grandes empresas, fazendo parte de um grande contexto de tranformação digital.
 Quando projetamos um site, o processo de determinar o que são as coisas, onde devem ser incluídas, e como devem se conectar a tudo mas como humanos, só entendemos as coisas quandoexiste uma relação entre elas. Teve início por volta da década de 70, muito antes do surgimento da web e aplicativos móveis, ou a popularização de UX Desing. Tal como Usabilidade e Acessibilidade, a arquitetura da Informação (IA) extrapola o mundo digital; é uma área um pouco mais difícil de definir que as outras (circundantes).
 Para ter sucesso em IA, é necessária uma compreensão diversificada de padrões para criação, armazenamento, acesso e apresentação de informaçoes. 
 Por isso foi enumerada os principais componentes 
· Organização Esquemática e Estruturas
· Sistemas de Rotulagem
· Sistemas de Navegação
· Sistemas de Pesquisa
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
· https://www.impacta.com.br/blog/7-servidores-de-aplicacao-desenvolvedores/ acesso em: 04/04/2022 as 11:14
· https://upsites.digital/responsividade/site-responsivo-o-que-e/ acessado em 04/04/2022 as 13:07
· https://alright.com.br/o-que-e-lazy-load/#:~:text=O Lazy Load (também conhecido,maneira mais ágil e eficiente. Acessado em 04/04/2022 as 13:31
· https://verbumconteudo.com.br/webwriting-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-como-escrever-para-web/
 HYPERLINK ""
 acessado em 04/04/2022 as 18:12
· https://www.seoparajornalistas.com.br/o-que-e-webwriting/
 HYPERLINK ""
 acessado em 04/04/2022 as 18:26
· https://rockcontent.com/br/blog/arquitetura-da-informacao/ acessado em 04/04/2022 as 18:36
LOGO DA PANIFICADORA.
BARRA DE NAVEGAÇÃO.
PRODUTOS
PRODUTOS
PRODUTOS
PRODUTO EM DESTAQUE
PRODUTOS EM DESTAQUE
LOGO DA PANIFICADORA

Continue navegando