Buscar

AVALIAÇÃO ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS - FORMAÇÃO DE PROFESSORES-R2 CIÊNCIAS BIOLOGICAS

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS - FORMAÇÃO DE PROFESSORES-R2 CIÊNCIAS BIOLOGICAS
Essa ordem reúne apenas duas espécies restritas à Nova Zelândia, conhecidas como tuataras. O nome tuatara quer dizer espinho no dorso (possuem uma fileira mediano dorsal de espinhos baixos) e é considerada uma espécie ameaçada. As tuataras apresentam características mistas entre lagartos, tartarugas e aves. São terrestres e habitantes de regiões frias por não suportarem temperaturas acima dos 27ºC. Os adultos são noturnos e os jovens diurnos, por serem as uma das presas favoritas das tuataras adultas. Podem chegar aos cem anos de vida e crescem continuamente até aos 35 anos de vida. De que ordem este trecho menciona:
 A) a) Squamata.
 B) b) Crocodilia.
 C) c) Ophidia.
 D) d) Rhynchocephalia.
Devido ao fato do crânio e o encéfalo tripartido, ter evoluído antes da coluna vertebral, qual outro nome os vertebrados já foram anteriormente chamados?
 A) a) Craniata.
 B) b) Cordados.
 C) c) Coalescência.
 D) d) Vertebre.
Constituem o último grande filo do reino animal. Apresentam algumas características gerais e com exclusividade estruturas típicas presentes durante o desenvolvimento embrionário. Pertencem a este Filo animais como o anfioxo, as ascídias, as lampreias, os peixes, os anfíbios, os répteis, as aves e os mamíferos. Características marcantes dos:
 A) a) Cambriano.
 B) b) Cordados.
 C) c) Coronário.
 D) d) Urocordados.
Parte superior do formulário
Cartilaginoso ou ósseo consiste no crânio, na coluna vertebral e em dois pares de membros, embora alguns grupos como as cobras e as baleias, os membros estejam ausentes ou apenas na forma vestigial. Esta é a definição de:
 A) a) Reprodutor.
 B) b) Excretor.
 C) c) Endoesqueleto.
 D) d) Esqueleto. 
Como é denominada a dentição dos mamíferos?
 A) a) Dentina.
 B) b) Heterodonte.
 C) c) Incisivos.
 D) d) Caninos.
Levando em conta as adaptações da dentição das serpentes à capacidade inoculadora de veneno, podemos classificá-las em quatro grupos. “Todos os dentes sem sulco ou canal inoculador”, é a classificação da sucuri, por exemplo, denominada de:
 A) a) Aglifodontes.
 B) b) Proteroglifodontes.
 C) c) Opistoglifodontes.
 D) d) Solenoglifodontes.
Os anfíbios desenvolveram vários mecanismos morfológicos e fisiológicos para se protegerem. ( ) O comportamento de fuga não é um deles. ( ) A predação pode ser evitada pela fuga de um predador potencial antes do seu encontro. Isso, é claro, envolve a detecção da presença do predador pela presa. ( ) A fuga pode ser afetada por um rápido movimento ou por uma combinação deles, o que depende da capacidade locomotora do indivíduo. ( ) A locomoção por saltos de muitos anuros é um excelente mecanismo de fuga. Estão corretas as afirmativas, EXCETO:
 A) a) I
 B) b) II
 C) c) III
 D) d) IV
O predador que comete o erro de capturar um animal que não é palatável devido sua cor. Em outras ocasiões, o predador irá lembrar-se dessa experiência desagradável, evitando o animal marcado que a produziu. Provavelmente irá rejeitálo devido ao seu sabor:
 A) a) Agradável.
 B) b) Desagradável
 C) c) Peculiaridade.
 D) d) Paliativo.
Qual a classe das aves que se alimentam de peixes e invertebrados aquáticos?
 A) a) Ictiófagos.
 B) b) Cretáceos.
 C) c) Diatomáceas.
 D) d) Diápsidos.
O dente é constituído por um osso especial duro e rígido chamado.
 A) a) Polpa.
 B) b) Dentina.
 C) c) Cemento.
 D) d) Esmalte.

Outros materiais