Buscar

Atividade Prática 1 Legislação Tributária e Contabilização Uniasselvi Técnico Contabil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA E CONTABILIZAÇÃO
 
Contextualização e roteiro
Para financiar suas atividades, o governo utiliza uma significante parcela da riqueza produzida pela sociedade para obter receitas. Essa arrecadação tributária é realizada com base em uma série de procedimentos e controles que permite o acompanhamento do recolhimento dos tributos por parte dos cidadãos e das empresas (MEURER, 2020). Nesse contexto, a contabilidade tributária possui um papel importante para as empresas, pois é o ramo da contabilidade que tem por objetivo aplicar na prática conceitos, princípios e normas básicas da contabilidade e da legislação tributária.
Fonte: MEURER, Alison Martins. Contabilidade tributária. Contentus: Curitiba, 2020. 120 p.
 
A partir do exposto, propomos uma pesquisa na web (na internet) a fim de responder com suas palavras os seguintes questionamentos:
 
1. A contabilidade tributária abrange quais operações e atividades em uma empresa?
 A contabilidade tributária é o ramo da contabilidade que cuida da administração de tributos de uma empresa em consonância com a legislação tributária. Ela abrange todos os procedimentos utilizados para organizar o pagamento de impostos e definir as melhores estratégias para gerenciá-los.
 
2. Por que a contabilidade tributária é um dos principais ramos da contabilidade?
 A contabilidade tributária visa controlar melhor as obrigações tributárias evitando, quando possível o pagamento de impostos, multas e juros desnecessários.
3. O contador tributário tem a responsabilidade de prestar diversos serviços às empresas. Quais são esses serviços/atividades? 
Ele é responsável por certificar o cumprimento das legislações e controlar a movimentação financeira, verificando o quanto o negócio arrecadou, gastou e lucrou. Além de auxiliar nas atividades burocráticas, o contador também ajuda os empreendedores na tomada de decisão.

Outros materiais