Buscar

Modelo de Projeto de TCC I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO
A Introdução é a parte do trabalho que apresenta ao leitor o tema abordado. É uma seção que visa chamar a atenção do leitor, na qual se tenta justificar e fundamentar o projeto. Deve ser escrita de maneira a fornecer, resumidamente, uma visão geral da pesquisa realizada.
Contextualização
O início do trabalho deverá apresentar - de forma sucinta - o tema da pesquisa, isto é, o assunto sobre o qual a pesquisa será realizada, conceitos relacionados, situando-o no contexto no qual o problema será identificado.
Problema de pesquisa
Objeto do estudo, que pode estar definido pela identificação de uma necessidade insatisfeita, dificuldade sem solução, questão sem resposta, oportunidade não explorada, fenômeno sem explicação ou sem controle, desconhecimento, etc.
Ele deve ser único, ser identificado claramente e deve estar delimitado, ou seja, identificar aspectos, abordagens ou orientações específicas que o pesquisador quer desenvolver no estudo. Assim, o projeto pode ser delimitado pelo público alvo, pelo local de pesquisa, pelo período ou época de estudo, por classe, tipo ou categoria etc.
Justificativa
É o item do projeto que apresenta respostas à questão “por quê?”.
A justificativa é o momento de construir a fundamentação elementar do trabalho. Nela encontra-se a pergunta por que fazer o trabalho, no sentido de mostrar os elementos antecedentes do problema e a relevância do assunto. Nela deve ter o argumento sobre a importância prático teórica, com as possíveis contribuições esperadas.
Objetivos
Nesse item deve constar a indicação do objetivo da pesquisa e quais os resultados que se pretende alcançar. Os objetivos são redigidos com verbos no infinitivo, p.ex.: caracterizar, identificar, compreender, analisar, verificar.
Atende às perguntas: O que você quer fazer? Quais metas pretende alcançar? Os objetivos devem responder à pergunta de pesquisa. Dividem-se em:
Geral
Procura estabelecer uma visão abrangente e global do tema, no sentido do que se pretende alcançar. Resultado final (teórico e/ou prático) que o pesquisador espera atingir uma vez concluída a pesquisa.
Específicos
Em função da delimitação do problema, quais os objetivos parciais que deverão ser alcançados por meio da execução de seu projeto de pesquisa. Isto é dividir o objetivo geral em pequenos objetivos que levem ao resultado. Os objetivos específicos orientarão o pesquisador na tarefa de recolher e organizar os dados e as informações. É recomendável ter, no mínimo, 3 (três) objetivos específicos.
É importante incluir um parágrafo que descreva a organização do projeto, em seus capítulos, como último parágrafo da capítulo “Introdução”.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
Neste capítulo, cabe apresentar uma visão geral do que inicialmente foi pesquisado em relação ao tema proposto para a pesquisa. Deve ser organizado em subtópicos, sendo subdividido de acordo com a necessidade de cada temática envolvida. O importante, neste capítulo, é apresentar as bases teóricas que sustentam o trabalho realizado, indicando de onde ele parte, em linhas gerais, já que se trata apenas de um projeto.
O principal objetivo de uma revisão bibliográfica é reunir ideias oriundas de diferentes fontes, visando construir uma nova teoria ou uma nova forma de apresentação para um assunto já conhecido.
3. METODOLOGIA DA PESQUISA
A metodologia deve responder à pergunta: Como fazer? Ela mostra o caminho a ser percorrido em uma investigação, ou seja, como se responderá aos problemas estabelecidos. Deve estar de acordo com os objetivos específicos, abrangendo a definição de como será feito o trabalho.
A metodologia deve apresentar: o tipo de pesquisa; universo e amostra (se a pesquisa tiver dado empírico); instrumentos de coletas de dados; método de análise.
4. CRONOGRAMA
O cronograma é a representação gráfica do tempo que será utilizado para a confecção de um trabalho ou projeto. As atividades a serem cumpridas devem constar no cronograma. Serve para ajudar no controle do andamento do trabalho.
Por exemplo:
	Atividades
	Mês 1
	Mês 2
	...
	Mês Final
	Pesquisa do tema
	
	
	
	
	Pesquisa bibliográfica
	
	
	
	
	Coleta de Dados (se for o caso)
	
	
	
	
	Apresentação e discussão dos dados
	
	
	
	
	Elaboração do trabalho
	
	
	
	
	Entrega do trabalho
	
	
	
	
REFERÊNCIAS
Nessa parte é relacionado todo o material consultado para a elaboração do trabalho, que seja citado nele (livro, sítio, revista, jornal, vídeo etc.).
O corpo do texto com as subdivisões correspondentes deve obedecer às orientações da ABNT - NBR 6024, ou substituta, desde que vigente no período em que o trabalho estiver sendo realizado. 
- As citações devem obedecer às orientações da ABNT - NBR 10520, ou substituta, desde que vigente no período em que o trabalho estiver sendo realizado.

Continue navegando