Buscar

TEORIA PSICANALÍTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Escola psicológica: teoria psicanalítica
A psicanálise é uma escola psicológica que tem como seus representantes Bion, Freud, Klein, Lacan e Winicott. Freud é considerado o “pai” da psicanálise, pois definiu seu objeto de estudo e fundou o novo método para tratamento das patologias psíquicas.
Considerando o trabalho desenvolvido por Freud, qual(is) é(são) o(s) objeto(s) de estudo da psicanálise?
B. 
O inconsciente.
O objeto de estudo da psicanálise é o inconsciente, pois, na visão de Freud, ao acessá-lo, é possível trazer à consciência memórias responsáveis pela formação dos sintomas e das psicopatologias. O inconsciente é o meio para desenvolver o autoconhecimento e alcançar a cura pela palavra (método psicanalítico). Embora Freud também tenha se dedicado a explicar teoricamente as psicopatologias, os mecanismos de defesa, as instâncias do ego (id, ego e superego) e os estágio do desenvolvimento psicodinâmico ou psicossocial, o foco do seu estudo estava voltado ao inconsciente e ao método científico para acessá-lo. O inconsciente é a base dos conceitos a que Freud se dedicou a explicar teoricamente.
Em 1920, Freud publicou Além do princípio do prazer, texto em que reformula, de forma definitiva, sua concepção acerca do aparelho psíquico. Para Freud, o aparelho psíquico é formado por estruturas com funções específicas e que se influenciam reciprocamente, constituindo a personalidade.
Na concepção da psicanálise freudiana, a estrutura da personalidade é dividida em:
E. 
ego, superego e id.
Segundo o modelo estrutural ou dinâmico proposto por Freud, a personalidade é constituída por três elementos interrelacionados: o id (regido pelo princípio do prazer), o ego (regido pelo princípio da realidade) e o superego (internalização da voz dos pais e do código moral da sociedade). As pulsões instintivas estão contidas no id e orientam nosso comportamento para a satisfação de necessidades básicas; os mecanismos de defesa do ego são estratégias de distorção da realidade para a diminuição da ansiedade; os sonhos são manifestações do id. As pulsões, os mecanismos de defesa e os sonhos, bem como os princípios do prazer e da realidade, participam na formação da personalidade e na sua manifestação em comportamentos, como podemos visualizar a partir de suas definições, porém não é possível reduzir a personalidade a esses elementos, dada a configuração do modelo estrutural ou dinâmico.
 
Freud foi criticado por Breuer, colega que realizou estudos acerca da histeria, por dar demasiada ênfase a fatores relacionados à sexualidade na origem e no conteúdo das neuroses. Para explicar as psicopatologias, Freud recorre, entre outros aspectos, à sua formulação acerca dos estágios psicossexuais do desenvolvimento humano.
Acerca desses estágios, assinale a alternativa que corresponde à ordem em que se sucedem:
D. 
Oral, anal, fálico, latência e genital.
Os estágios psicossexuais na teoria psicanalítica freudiana caracterizam o desenvolvimento humano, remetendo à zona erógena de fixação da libido. A ordem correta é estágio oral (do nascimento até 12 ou 18 meses), estágio anal (12 meses a 3 anos), estágio fálico (3 a 5-6 anos), latência (5-6 anos até a adolescência) e estágio genital (da adolescência até a idade adulta).
A psicanálise é uma teoria e também um método terapêutico, inaugurado por Sigmund Freud, que investiga e explica o comportamento humano a partir da influência de processos inconscientes.
A respeito da teoria psicanalítica, indique a alternativa correta:
D. 
O processo de identificação se caracteriza pelo desejo de ser mais parecido com outra pessoa e tem relação com a adoção de crenças e valores.
A teoria psicanalítica se retroalimenta da prática do método psicanalítico. Sucessores de Freud propuseram alterações em suas concepções originais, dividindo essa escola de pensamento em diferentes vertentes. As ideias desenvolvidas por Freud e seus sucessores permanecem influentes e são praticadas até os dias atuais. Os mecanismos de defesa são reações mentais acionadas pelo ego em momentos de muita ansiedade com o intuito de proteger sua integridade. Os mecanismos de defesa primários distorcem ou negam a realidade. Os secundários, por sua vez, mantêm o critério de realidade. O treinamento do controle esfincteriano é muito importante no estágio anal, o período do desenvolvimento infantil que ocorre entre um e três anos de idade. A identificação é um processo por meio do qual um indivíduo assimila um aspecto, uma crença, um valor e/ou um atributo de outra pessoa, que lhe serve como modelo, algo que ocorre no nível do desejo em relação ao outro. Na psicanálise freudiana, o complexo de Édipo, ou conflito edípico, é considerado o eixo central para explicar a formação da personalidade e o funcionamento psíquico de modo geral. Ele pode ser considerado como o maior obstáculo para o desenvolvimento da personalidade, pois, ainda segundo Freud, a forma de resolução desse conflito irá determinar a formação da estrutura da personalidade, podendo resultar em psicopatologias. O conflito edípico é característico da fase fálica, que ocorre entre os três e os cinco anos de idade.
 
Mecanismos de defesa são estratégias psíquicas utilizadas para proteger a integridade do ego de ameaças, decepções e tensões. Eles estão presentes em personalidades saudáveis, porém, quando utilizados em demasia, podem caracterizar quadros psicopatológicos.
Qual mecanismo de defesa se caracteriza pela transferência de impulsos do id de um objeto para outro?
 E. 
Deslocamento.
O mecanismo de defesa caracterizado pelo redirecionamento de um impulso, sentimento ou pensamento indesejado de um objeto (ou pessoa) para outro (um substituto) é chamado de deslocamento. Projeção é o mecanismo em que ocorre a atribuição de sentimentos indesejados sobre si a outros. Na negação, a pessoa rejeita uma realidade ou fato que lhe causa ansiedade, agindo como se este ou esta não existisse. Racionalização é o mecanismo pelo qual as pessoas dão explicações autojustificadas ou falsas no lugar das razões verdadeiras para os seus atos. Na regressão, a pessoa se comporta como se estivesse em um estágio anterior do desenvolvimento humano.

Continue navegando