Buscar

N1 RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A algum tempo a preocupação das pessoas e empresas com a sustentabilidade segue em linha crescente. As empresas deixaram de visar apenas lucro, entenderam que mudar a cultura da organizacional é um fator relevante para que os objetivos traçados sejam alcançados.
Aos poucos todo o mercado se movimenta e se adequa as mudanças, hoje empresas bem-sucedidas perante o mercado, são aquelas que adotam elevados padrões éticos e atuam com transparência, responsabilidade e de forma sustentável. 
Conhecido como ESG a sigla de Environmental, Social and Governance ( que é traduzida como Ambiental, Social e Governança) tem como base os três pilares que fazem com que a empresa adote certas práticas para assegurar o desenvolvimento sustentável e duradouro do negócio.
O primeiro está ligado à construção da cultura ética organizacional; o segundo está relacionado à ideia de que a empresa existe para servir à sociedade e o lucro é o resultado dos esforços empregados com esse fim; já o terceiro vem a ser a preocupação da empresa em preservar o meio ambiente.
Uma empresa socialmente responsável está constantemente envolvida em ações sociais, o que não se confunde com assistencialismo, e sim com total comprometimento da instituição com sua função social, razão primeira para a sua existência.
A organização se responsabiliza pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, sempre adotando um comportamento ético, agindo com transparência e levando em consideração as expectativas de seus stakeholders.
Os negócios são geridos em conformidade com leis, normas e diretrizes. Além disso, os processos são estruturados de forma integrada com todos os grupos de interesses.
Vale ressaltar que não se trata de meras atitudes com vistas a prevenir sanções e a reduzir seus impostos, tampouco para atender à legislação vigente. Na verdade, os ganhos da empresa socialmente responsável são inestimáveis e alcançados a longo prazo, tema que será abordado mais adiante.
Ações voltadas às áreas de saúde, assistência social, cultura, fomento à educação e à moradia, dentre outros, são exemplos de responsabilidade social. Estas podem ser voltadas tanto para o público interno, quanto para o externo, bem como para a comunidade na qual a empresa está inserida.
Para que uma empresa exerça suas atividades com responsabilidade social, é importante que busque o engajamento de todos os colaboradores. Inclusive, seus familiares podem ser inseridos no processo, pois são partes relevantes para a instituição.
O movimento também precisa englobar a comunidade. Todos funcionam como verdadeiros agentes multiplicadores de valores, formando a tríade: colaboradores, familiares e sociedade.
O empresário, por sua vez, tem dupla responsabilidade ao conduzir um negócio, pois atua simultaneamente como pessoa física e como pessoa jurídica, o que dá ainda mais sentido ao tema, concluindo que o conceito de responsabilidade social e corporativa funciona como um diferencial competitivo nas empresas. Entretanto, no contexto atual, as organizações vêm enfrentando muitos desafios para conseguir implementar esse método, pois as condições do ambiente econômico tornam os consumidores cada vez mais exigentes. As pressões ambientais assumem grande importância em relação aos seus acionistas, e em um ambiente de pressão, as empresas sentem a necessidade de se aproximar mais dos seus stakeholders. Em relação às mudanças sociais e ao aumento da competitividade, as empresas precisam se destacar no mercado, mas, para isso, os gestores precisam mudar a forma de atuação, a fim de que passe de uma atividade apenas econômica para uma rede de relações entre empresa e stakeholders.
Fontes: 
https://empresas.serasaexperian.com.br/blog/esg-o-que-significa-a-sigla-e-porque-ela-e-tao-importante-para-empresas/?idcmp=:c05:m01:googlegsp:CR222:ADG252:AD01:TRLCY65:d&gclid=CjwKCAjw-rOaBhA9EiwAUkLV4qPKdW1_GNMKPbkP3m0AFMiBywSkSY9JsqiqcRgQO-GmryEx520G4RoCUDoQAvD_BwE
https://blog.aaainovacao.com.br/esg/
https://www.migalhas.com.br/depeso/288883/a-importancia-da-responsabilidade-social-nas-empresas
https://exame.com/esg/o-que-e-esg-a-sigla-que-virou-sinonimo-de-sustentabilidade/

Continue navegando