Buscar

Atividade Pratica Avaliativa 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Prática Avaliativa
Agora chegou o momento de você realizar a atividade prática avaliativa. Leia com atenção as informações e solicitações a seguir. Lembre-se de que seu tutor está à sua disposição para te orientar na realização desta atividade. Vamos lá!
No Tópico 1 da Unidade 3, você estudou sobre a Tecnologia de Armazenamento. Trata-se de uma iniciativa que visa organizar e sistematizar dados, acessando-os de maneira rápida, eficaz e segura, denominada Big Data. É uma ação estratégica das empresas, não só das empresas como também dos governos, pois armazenar e gerir dados sobre os seus clientes, fornecedores, concorrentes ou da própria população em geral são essenciais para a tomada de decisão e realização de ações assertivas e consolidadas. Diante disto, realize pesquisa na internet elencando cinco empresas que possuem os maiores Big Data do mundo. Após selecioná-las, explique o motivo de terem os maiores Big Data do mundo e qual o papel delas para o desenvolvimento da tecnologia de armazenamento.
Resposta
1. Nike
O primeiro caso de empresas que usam big data é a Nike, que atualmente faz o monitoramento de comportamentos esportivos dos seus consumidores por meio de dispositivos e tecnologias vestíveis.
Chamados de wearables, essas combinações de tecnologia e moda fornecem informações sobre distância, rotas de treino e velocidades, que são utilizados para criar produtos cada vez mais personalizados.
2. Danone
Outro exemplo é a marca Danone, que nos Estados Unidos encontrou uma forma inovadora de utilizar a tecnologia para identificar o tempo de transporte dos produtos e evitar que fossem colocados à venda perto do fim da validade.
Além disso, a companhia passou a evitar desperdício ao identificar e cruzar informações de rotas mais rápidas, reduzindo o tempo de entrega e melhorando a logística.
3. Maplink
A Maplink é outro exemplo que faz parte das empresas que usam big data. A corporação de digitalização de mapas passou a utilizar um software de rastreamento por satélite, capaz de diagnosticar com precisão o trânsito na cidade de São Paulo.
Com isso, conseguiu mapear os congestionamentos, pontos de lentidão e alternativas de rotas para contorná-los.
4. McDonalds
Nos últimos anos, a tradicional rede fast food passou a ser uma empresa impulsionada por decisões baseadas em dados. 
Eles tendem a mostrar itens que podem ser preparados rapidamente quando há muitos clientes ou mostrar itens mais complexos que demoram mais para serem preparados em período mais calmo, com menos clientes.
Isso porque o McDonalds passou a entender as informações sobre locais de consumo dos seus produtos, a frequência e como compreender os dados e traduzi-los em tendências, assim como mudanças no menu.
Outro exemplo e personalização dos displays a partir da análise do fluxo do drive-thru.
5. Starbucks
Outra das empresas que usam big data é a Starbucks, que se mantém no mercado competitivo utilizando análises demográficas e criando a partir delas planos e estratégias para a abertura de novas filiais.
Com isso, a linha de franquias de café consegue ampliar a visão sobre as suas decisões baseada em informações cruciais.

Outros materiais