Logo Passei Direto
Buscar

N2 (A5)_ Revisão da tentativa EMPREENDEDORISMO

User badge image
waleska lp

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Negócios de impacto social podem atuar tanto no aumento das oportunidades de emprego estável e na melhoria das condições de trabalho do microempreendedor, quanto podem promover oportunidades para que pessoas de baixa renda fortaleçam seu capital humano e social. Além disso, esse tipo de empreendedorismo contribui para o fortalecimento da cidadania por meio de produtos e serviços essenciais para uma qualidade de vida digna.
Considerando as ideias do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. O empreendedorismo de impacto social desenvolve-se através de ações sociais que empreendedores inconformados colocam em prática, visando transformar a realidade social de muitas comunidades em nosso país. PORQUE II. Em nosso país, os problemas sociais vêm se avolumando e se agravando e a ausência de ações do Estado acaba por obrigar a população a conviver com a falta de assistência dos órgãos públicos, impelindo alguns empreendedores ao desafio de transformar essa realidade. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificação correta da I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificação correta da I.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

De forma geral, as políticas públicas no Brasil historicamente não priorizaram as MPMEs, sendo que, ainda hoje, o principal ator de incentivo ao empreendedorismo das MPMEs é o SEBRAE - uma entidade privada de interesse público. O que se observa, ao longo das décadas, é que além de não haver programas de fomento a uma cultura empreendedora ao nível federal, as políticas públicas existentes se fracionam entre diversos atores nacionais e regionais não havendo qualquer claro ponto focal dos programas.
Considerando a discussão sobre as políticas públicas brasileiras para o empreendedorismo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. No Brasil, mesmo com os avanços recentes nas políticas federais de apoio à criação de uma cultura de empreendedorismo, ainda faltam políticas públicas duradouras para sua consolidação no país. PORQUE II. A maioria dos governantes e ministros não possui experiência de empreendedorismo, sendo que muitos argumentam que a melhor contribuição que o governo pode dar para a criação de uma cultura de empreendedorismo é não interferir. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificação correta da I.
c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificação correta da I.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A sociedade contemporânea é competitiva colocando grande ênfase na realização individual, exigindo que o profissional crie o hábito de gerar constante feedback a si mesmo, pois o autoconhecimento pode motivar naturalmente o próprio autodesenvolvimento pessoal e profissional. Hoje - mais do que em outras épocas - é necessário que o profissional esteja disponível ao aprendizado constante, porque assim criará condições favoráveis em sua carreira para o estabelecimento de vínculo positivo e sinérgico dentro das empresas. Empreender na própria carreira é ir além do tradicional, planejando o desenvolvimento profissional com cuidado e com uma atitude dinâmica e motivada.
O empreendedorismo na própria carreira começa quando o profissional sonha e inicia a caminhada para realização de seus sonhos. Sobre esse tipo de empreendedorismo é correto afirmar que
a. as atitudes empreendedoras tomam dimensões planejadas e no início do projeto de carreira.
b. um dos efeitos da globalização, que estimula o empreendedorismo de carreira, é o novo padrão de trabalho que prevê estabilidade, ou seja, o colaborador encontra garantia de permanência na empresa.
c. a carreira profissional de um empreendedor não possui vieses, pois ela é direcionada por seus sonhos.
d. o cenário mundial globalizado e instável torna necessário construir a carreira em bases flexíveis com visão, estudos, habilidades e conhecimentos.
e. quando se investe bem na própria carreira é possível agregar valor à empresa a qual se está vinculado, à comunidade a que pertence e ao ambiente em que se está investindo.

Empreendedorismo social é um termo que significa um negócio lucrativo e que ao mesmo tempo traz desenvolvimento para a sociedade. As empresas sociais, diferentes das ONGs ou de empresas comuns, utilizam mecanismos de mercado para, por meio da sua atividade principal, buscar soluções de problemas sociais. Este tipo de negócio com impacto social tem proliferado por todo o país, por uma geração de empreendedores que pautam sua estratégia em valores sustentáveis.
A partir do texto é possível compreender que o empreendedor social é desenvolvidos por pessoas inconformadas com a realidade e que buscam soluções para modificá-la. Representam algumas das principais áreas de atuação do empreendedor social: I. música. II. esporte. III. tecnologia. IV. economia. V. alimentação. É correto apenas o que se afirma em:
a. I, II, III e VI.
b. I, II e V.
c. IV e V.
d. III e IV.
e. I, II, III e V.

Considerando as ideias do texto sobre MEI, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. No Brasil, os MEIs, em sua maioria, são empreendedores por necessidade e não se prepararam para tornarem-se empresários. PORQUE II. O empreendedor por necessidade, geralmente, inicia seu negócio sem ter noção sobre gestão e sem possuir informações sobre o ramo de atividade em que atuará.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificação correta da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificação correta da I.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Os segredos do empreendedorismo podem ser descobertos por qualquer pessoa e de qualquer idade. Fundar um negócio e ser patrão de si mesmo, contudo, pode ser mais complicado do que se imagina. Até pouco tempo, se imaginava que o empreendedor nascia empreendedor, mas hoje é sábido que as características de um empresário de sucesso podem ser adquiridas com capacitação adequada. Portanto, para ser empreendedor não basta apenas ter uma boa ideia, mas é preciso entender o mercado e manter-se atualizado, para que o negócio encontre possibilidades de crescimento.
Em relação às capacidades empreendedoras, é correto afirmar que:
a. Perseverança, espírito de iniciativa, potencial criativo, automotivação e inovação são características que compõem a capacidade instrumental.
b. A capacidade técnica envolve saber usar as tecnologias para a integração da instituição e conhecer o setor onde irá atuar.
c. Tão importante quanto as demais, a capacidade social abrange perceber as motivações e medir o grau de satisfação dos clientes internos e externos.
d. A capacidade pessoal envolve escutar e adquirir informações, ter sentido de obrigação com os outros, assumir responsabilidades e identificar novas oportunidades.
e. A capacidade de gestão é composta por características relacionadas às relações interpessoais com os funcionários, clientes e fornecedores.

O empreendedor é um ser social, produto do meio em que vive (época e lugar), ou seja, se uma pessoa vive em um ambiente em que ser empreendedor é visto como algo positivo, terá motivação para criar seu próprio negócio. Já o empreendedorismo é um fenômeno local, ou seja, existem cidades, regiões, países mais - ou menos - empreendedores do que outros. Dessa forma, o perfil do empreendedor (fatores do comportamento e atitudes que contribuem para o sucesso) e o seu nível de atuação pode variar de um lugar para outro.
O empreendedorismo é algo tão importante nos dias atuais e tão presente no cenário globalizado e mutável, que encontramos os empreendedores atuando nos seguintes níveis: I. nível individual, como é o caso do empreendedor de carreira. II. nível pessoal, como é o caso do empreendedor individual. III. nível empresarial, como é o caso de empreendedor colaborador. IV. nível organizacional, como é o caso do intraempreendedor. V. nível social, como é o caso do empreendedor social. É correto apenas o que se afirma em:
a. II, IV e V.
b. III e V.
c. I, II e III.
d. I e II.
e. III e VI.

No mundo empresarial brasileiro em que a taxa de mortalidade de novas empresas é bastante elevada - 23,4% das novas empresas encerraram suas atividades antes dos dois anos de existência, para que tenham maiores chances de prosperar o empreendedor precisa ter a melhor ideia para o novo negócio, transformá-la numa excelente oportunidade, cercar-se da melhor equipe e utilizar muito bem os recursos disponíveis.
Sobre o insucesso do empreendedor ao implementar o seu negócio, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Por vezes, o empreendedor se depara com situações desafiadoras, as quais não está preparado para resolver, ou porque não se preparou tecnicamente e não realizou cursos de capacitação ou porque não conta com o apoio de organizações propulsoras do empreendedorismo. PORQUE II. Além da deficiência técnica do empreendedor, o cenário brasileiro apresenta algumas limitações para manutenção de novos negócios como, por exemplo, a alta carga tributária praticada, o que pode resultar no insucesso do empreendimento. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificação correta da I.
c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificação correta da I.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

O empreendedorismo de impacto social é representado por iniciativas financeiramente sustentáveis, geridas por pequenos negócios, com viés econômico e caráter social e/ou ambiental, que contribuam para transformar a realidade de populações menos favorecidas e fomentem o desenvolvimento da economia nacional.
Considerando as reflexões contidas no texto, marque a alternativa que traz informações corretas sobre o empreendedorismo de impacto social.
a. As ações do empreendedorismo social são planejadas e criadas em empresas de pequeno porte e, posteriormente, implantadas em comunidades carentes, visando mudar a condição de vida das pessoas que ali vivem.
b. Os empreendedores dedicados ao empreendedorismo social são vítimas da exclusão social e movidos por ideias e soluções para as disfunções existentes, tendo uma atitude de inconformismo e crítica diante do cenário de injustiças.
c. O empreendedorismo social se dá através das ações tecnológicas, que são fruto de habilidades técnicas que os empreendedores costumam colocar em prática.
d. O empreendedor social é aquele que defende uma missão social e gera riqueza, tanto para ele próprio quanto para a comunidade atendida por ele.
e. Quando se fala em empreendedorismo de impacto social, necessariamente se está falando de algo grande e com alto valor econômico para a comunidade na qual a ação será desenvolvida.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Negócios de impacto social podem atuar tanto no aumento das oportunidades de emprego estável e na melhoria das condições de trabalho do microempreendedor, quanto podem promover oportunidades para que pessoas de baixa renda fortaleçam seu capital humano e social. Além disso, esse tipo de empreendedorismo contribui para o fortalecimento da cidadania por meio de produtos e serviços essenciais para uma qualidade de vida digna.
Considerando as ideias do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. O empreendedorismo de impacto social desenvolve-se através de ações sociais que empreendedores inconformados colocam em prática, visando transformar a realidade social de muitas comunidades em nosso país. PORQUE II. Em nosso país, os problemas sociais vêm se avolumando e se agravando e a ausência de ações do Estado acaba por obrigar a população a conviver com a falta de assistência dos órgãos públicos, impelindo alguns empreendedores ao desafio de transformar essa realidade. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificação correta da I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificação correta da I.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

De forma geral, as políticas públicas no Brasil historicamente não priorizaram as MPMEs, sendo que, ainda hoje, o principal ator de incentivo ao empreendedorismo das MPMEs é o SEBRAE - uma entidade privada de interesse público. O que se observa, ao longo das décadas, é que além de não haver programas de fomento a uma cultura empreendedora ao nível federal, as políticas públicas existentes se fracionam entre diversos atores nacionais e regionais não havendo qualquer claro ponto focal dos programas.
Considerando a discussão sobre as políticas públicas brasileiras para o empreendedorismo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. No Brasil, mesmo com os avanços recentes nas políticas federais de apoio à criação de uma cultura de empreendedorismo, ainda faltam políticas públicas duradouras para sua consolidação no país. PORQUE II. A maioria dos governantes e ministros não possui experiência de empreendedorismo, sendo que muitos argumentam que a melhor contribuição que o governo pode dar para a criação de uma cultura de empreendedorismo é não interferir. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificação correta da I.
c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificação correta da I.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A sociedade contemporânea é competitiva colocando grande ênfase na realização individual, exigindo que o profissional crie o hábito de gerar constante feedback a si mesmo, pois o autoconhecimento pode motivar naturalmente o próprio autodesenvolvimento pessoal e profissional. Hoje - mais do que em outras épocas - é necessário que o profissional esteja disponível ao aprendizado constante, porque assim criará condições favoráveis em sua carreira para o estabelecimento de vínculo positivo e sinérgico dentro das empresas. Empreender na própria carreira é ir além do tradicional, planejando o desenvolvimento profissional com cuidado e com uma atitude dinâmica e motivada.
O empreendedorismo na própria carreira começa quando o profissional sonha e inicia a caminhada para realização de seus sonhos. Sobre esse tipo de empreendedorismo é correto afirmar que
a. as atitudes empreendedoras tomam dimensões planejadas e no início do projeto de carreira.
b. um dos efeitos da globalização, que estimula o empreendedorismo de carreira, é o novo padrão de trabalho que prevê estabilidade, ou seja, o colaborador encontra garantia de permanência na empresa.
c. a carreira profissional de um empreendedor não possui vieses, pois ela é direcionada por seus sonhos.
d. o cenário mundial globalizado e instável torna necessário construir a carreira em bases flexíveis com visão, estudos, habilidades e conhecimentos.
e. quando se investe bem na própria carreira é possível agregar valor à empresa a qual se está vinculado, à comunidade a que pertence e ao ambiente em que se está investindo.

Empreendedorismo social é um termo que significa um negócio lucrativo e que ao mesmo tempo traz desenvolvimento para a sociedade. As empresas sociais, diferentes das ONGs ou de empresas comuns, utilizam mecanismos de mercado para, por meio da sua atividade principal, buscar soluções de problemas sociais. Este tipo de negócio com impacto social tem proliferado por todo o país, por uma geração de empreendedores que pautam sua estratégia em valores sustentáveis.
A partir do texto é possível compreender que o empreendedor social é desenvolvidos por pessoas inconformadas com a realidade e que buscam soluções para modificá-la. Representam algumas das principais áreas de atuação do empreendedor social: I. música. II. esporte. III. tecnologia. IV. economia. V. alimentação. É correto apenas o que se afirma em:
a. I, II, III e VI.
b. I, II e V.
c. IV e V.
d. III e IV.
e. I, II, III e V.

Considerando as ideias do texto sobre MEI, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. No Brasil, os MEIs, em sua maioria, são empreendedores por necessidade e não se prepararam para tornarem-se empresários. PORQUE II. O empreendedor por necessidade, geralmente, inicia seu negócio sem ter noção sobre gestão e sem possuir informações sobre o ramo de atividade em que atuará.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificação correta da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificação correta da I.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Os segredos do empreendedorismo podem ser descobertos por qualquer pessoa e de qualquer idade. Fundar um negócio e ser patrão de si mesmo, contudo, pode ser mais complicado do que se imagina. Até pouco tempo, se imaginava que o empreendedor nascia empreendedor, mas hoje é sábido que as características de um empresário de sucesso podem ser adquiridas com capacitação adequada. Portanto, para ser empreendedor não basta apenas ter uma boa ideia, mas é preciso entender o mercado e manter-se atualizado, para que o negócio encontre possibilidades de crescimento.
Em relação às capacidades empreendedoras, é correto afirmar que:
a. Perseverança, espírito de iniciativa, potencial criativo, automotivação e inovação são características que compõem a capacidade instrumental.
b. A capacidade técnica envolve saber usar as tecnologias para a integração da instituição e conhecer o setor onde irá atuar.
c. Tão importante quanto as demais, a capacidade social abrange perceber as motivações e medir o grau de satisfação dos clientes internos e externos.
d. A capacidade pessoal envolve escutar e adquirir informações, ter sentido de obrigação com os outros, assumir responsabilidades e identificar novas oportunidades.
e. A capacidade de gestão é composta por características relacionadas às relações interpessoais com os funcionários, clientes e fornecedores.

O empreendedor é um ser social, produto do meio em que vive (época e lugar), ou seja, se uma pessoa vive em um ambiente em que ser empreendedor é visto como algo positivo, terá motivação para criar seu próprio negócio. Já o empreendedorismo é um fenômeno local, ou seja, existem cidades, regiões, países mais - ou menos - empreendedores do que outros. Dessa forma, o perfil do empreendedor (fatores do comportamento e atitudes que contribuem para o sucesso) e o seu nível de atuação pode variar de um lugar para outro.
O empreendedorismo é algo tão importante nos dias atuais e tão presente no cenário globalizado e mutável, que encontramos os empreendedores atuando nos seguintes níveis: I. nível individual, como é o caso do empreendedor de carreira. II. nível pessoal, como é o caso do empreendedor individual. III. nível empresarial, como é o caso de empreendedor colaborador. IV. nível organizacional, como é o caso do intraempreendedor. V. nível social, como é o caso do empreendedor social. É correto apenas o que se afirma em:
a. II, IV e V.
b. III e V.
c. I, II e III.
d. I e II.
e. III e VI.

No mundo empresarial brasileiro em que a taxa de mortalidade de novas empresas é bastante elevada - 23,4% das novas empresas encerraram suas atividades antes dos dois anos de existência, para que tenham maiores chances de prosperar o empreendedor precisa ter a melhor ideia para o novo negócio, transformá-la numa excelente oportunidade, cercar-se da melhor equipe e utilizar muito bem os recursos disponíveis.
Sobre o insucesso do empreendedor ao implementar o seu negócio, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Por vezes, o empreendedor se depara com situações desafiadoras, as quais não está preparado para resolver, ou porque não se preparou tecnicamente e não realizou cursos de capacitação ou porque não conta com o apoio de organizações propulsoras do empreendedorismo. PORQUE II. Além da deficiência técnica do empreendedor, o cenário brasileiro apresenta algumas limitações para manutenção de novos negócios como, por exemplo, a alta carga tributária praticada, o que pode resultar no insucesso do empreendimento. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificação correta da I.
c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificação correta da I.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

O empreendedorismo de impacto social é representado por iniciativas financeiramente sustentáveis, geridas por pequenos negócios, com viés econômico e caráter social e/ou ambiental, que contribuam para transformar a realidade de populações menos favorecidas e fomentem o desenvolvimento da economia nacional.
Considerando as reflexões contidas no texto, marque a alternativa que traz informações corretas sobre o empreendedorismo de impacto social.
a. As ações do empreendedorismo social são planejadas e criadas em empresas de pequeno porte e, posteriormente, implantadas em comunidades carentes, visando mudar a condição de vida das pessoas que ali vivem.
b. Os empreendedores dedicados ao empreendedorismo social são vítimas da exclusão social e movidos por ideias e soluções para as disfunções existentes, tendo uma atitude de inconformismo e crítica diante do cenário de injustiças.
c. O empreendedorismo social se dá através das ações tecnológicas, que são fruto de habilidades técnicas que os empreendedores costumam colocar em prática.
d. O empreendedor social é aquele que defende uma missão social e gera riqueza, tanto para ele próprio quanto para a comunidade atendida por ele.
e. Quando se fala em empreendedorismo de impacto social, necessariamente se está falando de algo grande e com alto valor econômico para a comunidade na qual a ação será desenvolvida.

Prévia do material em texto

12/12/2022 18:47 N2 (A5): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1663242&cmid=483995 1/12
Minhas Disciplinas 222RGR0825A - EMPREENDEDORISMO PROVA N2 (A5) N2 (A5)
Iniciado em segunda, 12 dez 2022, 17:59
Estado Finalizada
Concluída em segunda, 12 dez 2022, 18:46
Tempo
empregado
47 minutos 6 segundos
Avaliar 9,00 de um máximo de 10,00(90%)

Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
https://ambienteacademico.com.br/my/
https://ambienteacademico.com.br/course/view.php?id=17685
https://ambienteacademico.com.br/course/view.php?id=17685&section=7
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/view.php?id=483995
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
12/12/2022 18:47 N2 (A5): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1663242&cmid=483995 2/12
Questão 1
Completo
Atingiu 1,00 de
1,00
Negócios de impacto social podem atuar tanto no aumento das oportunidades de emprego estável e na melhoria
das condições de trabalho do microempreendedor, quanto podem promover oportunidades para que pessoas de
baixa renda fortaleçam seu capital humano e social. Além disso, esse tipo de empreendedorismo contribui para o
fortalecimento da cidadania por meio de produtos e serviços essenciais para uma qualidade de vida digna.
SEBRAE. Diretrizes estratégicas: o SEBRAE no atendimento aos negócios de impacto social - versão 2.0. Brasília,
2016.
Considerando as ideias do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O empreendedorismo de impacto social desenvolve-se através de ações sociais que empreendedores
inconformados colocam em prática, visando transformar a realidade social de muitas comunidades em nosso país.
PORQUE
II. Em nosso país, os problemas sociais vêm se avolumando e se agravando e a ausência de ações do Estado acaba
por obrigar a população a conviver com a falta de assistência dos órgãos públicos, impelindo alguns
empreendedores ao desa�o de transformar essa realidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justi�cativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justi�cativa correta da I.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
12/12/2022 18:47 N2 (A5): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1663242&cmid=483995 3/12
Questão 2
Completo
Atingiu 1,00 de
1,00
De forma geral, as políticas públicas no Brasil historicamente não priorizaram as MPMEs, sendo que, ainda hoje, o
principal ator de incentivo ao empreendedorismo das MPMEs é o SEBRAE - uma entidade privada de interesse
público. O que se observa, ao longo das décadas, é que além de não haver programas de fomento a uma cultura
empreendedora ao nível federal, as políticas públicas existentes se fracionam entre diversos atores nacionais e
regionais não havendo qualquer claro ponto focal dos programas.
GOMES, M. V. P.; ALVES, M. A.; FERNANDES, J. R. Políticas Públicas de Fomento ao Empreendedorismo e às Micro e
Pequenas Empresas. São Paulo : Programa Gestão Pública e Cidadania, 2013 (adaptado).
Considerando a discussão sobre as políticas públicas brasileiras para o empreendedorismo, avalie as asserções a
seguir e a relação proposta entre elas.
I. No Brasil, mesmo com os avanços recentes nas políticas federais de apoio à criação de uma cultura de
empreendedorismo, ainda faltam políticas públicas duradouras para sua consolidação no país.
PORQUE
II. A maioria dos governantes e ministros não possui experiência de empreendedorismo, sendo que muitos
argumentam que a melhor contribuição que o governo pode dar para a criação de uma cultura de
empreendedorismo é não interferir.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justi�cativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justi�cativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
12/12/2022 18:47 N2 (A5): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1663242&cmid=483995 4/12
Questão 3
Completo
Atingiu 1,00 de
1,00
A sociedade contemporânea é competitiva colocando grande ênfase na realização individual, exigindo que o
pro�ssional crie o hábito de gerar constante feedback a si mesmo, pois o autoconhecimento pode motivar
naturalmente o próprio autodesenvolvimento pessoal e pro�ssional. Hoje - mais do que em outras épocas - é
necessário que o pro�ssional esteja disponível ao aprendizado constante, porque assim criará condições favoráveis
em sua carreira para o estabelecimento de vínculo positivo e sinérgico dentro das empresas. Empreender na
própria carreira é ir além do tradicional, planejando o desenvolvimento pro�ssional com cuidado e com uma
atitude dinâmica e motivada.
MEDEIROS, L. Empreendedorismo & Carreira. Portal Administradores.com, 17/04/2019. disponível em
h�ps://administradores.com.br/ar�gos/empreendedorismo-carreira Acesso em 27/06/2019 (adaptado).
O empreendedorismo na própria carreira começa quando o pro�ssional sonha e inicia a caminhada para realização
de seus sonhos. Sobre esse tipo de empreendedorismo é correto a�rmar que
a. as atitudes empreendedoras tomam dimensões planejadas e no início do projeto de carreira.
b. um dos efeitos da globalização, que estimula o empreendedorismo de carreira, é o novo padrão de
trabalho que prevê estabilidade, ou seja, o colaborador encontra garantia de permanência na empresa.
c. a carreira pro�ssional de um empreendedor não possui vieses, pois ela é direcionada por seus sonhos.
d. o cenário mundial globalizado e instável torna necessário construir a carreira em bases �exíveis com visão,
estudos, habilidades e conhecimentos.
e. quando se investe bem na própria carreira é possível agregar valor à empresa a qual se está vinculado, à
comunidade a que pertence e ao ambiente em que se está investindo.

Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
https://administradores.com.br/artigos/empreendedorismo-carreira
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
12/12/2022 18:47 N2 (A5): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1663242&cmid=4839955/12
Questão 4
Completo
Atingiu 0,00 de
1,00
Empreendedorismo social é um termo que signi�ca um negócio lucrativo e que ao mesmo tempo traz
desenvolvimento para a sociedade. As empresas sociais, diferentes das ONGs ou de empresas comuns, utilizam
mecanismos de mercado para, por meio da sua atividade principal, buscar soluções de problemas sociais. Este tipo
de negócio com impacto social tem proliferado por todo o país, por uma geração de empreendedores que pautam
sua estratégia em valores sustentáveis.
CIDADANIA E JUSTIÇA. Empreendedorismo social gera lucro e desenvolvimento. Disponível em
h�p://www.brasil.gov.br/cidadania-e-jus�ca/2012/02/empreendedorismo-social-gera-lucro-e-desenvolvimento Acesso em 28/06/2019.
A partir do texto é possível compreender que o empreendedor social é desenvolvidos por pessoas inconformadas
com a realidade e que buscam soluções para modi�cá-la. Representam algumas das principais áreas de atuação do
empreendedor social:
I. música.
II. esporte.
III. tecnologia.
IV. economia.
V. alimentação.
É correto apenas o que se a�rma em:
a. I, II, III e VI.
b. I, II e V.
c. IV e V.
d. III e IV.
e. I, II, III e V.

Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2012/02/empreendedorismo-social-gera-lucro-e-desenvolvimento
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
12/12/2022 18:47 N2 (A5): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1663242&cmid=483995 6/12
Questão 5
Completo
Atingiu 1,00 de
1,00
De acordo com o recente relatório do Sebrae - “Os Negócios Promissores em 2019”, o contexto atual de melhoria da
economia deve favorecer, principalmente, os MEIs voltados à prestação de serviços pessoais, como cuidador de
idosos e os chamados “maridos de aluguel”. Além disso, esse grande número de MEIs está ligado a três principais
fatores: crise, facilitação e mudança de cultura. A crise econômica fez o desemprego crescer e o empreendimento
individual, por necessidade, tornou-se uma alternativa para muitos. Outro fator é que o MEI é uma forma muito
simples e vantajosa de abrir e manter um negócio e, por �m, o terceiro fator �ca no sentido de uma geração que
busca outras formas de vida e carreira.
APUD, M. Maioria no Brasil, microempreendedores crescem no setor de serviços. Jornal Estadão, 17/02/2019.
Disponível em https://pme.estadao.com.br/noticias/geral,maioria-no-brasil-microempreendedores-crescem-no-
setor-de-servico,70002723351 Acesso em 18/06/2019 (adaptado).
Considerando as ideias do texto sobre MEI, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. No Brasil, os MEIs, em sua maioria, são empreendedores por necessidade e não se prepararam para tornarem-se
empresários.
PORQUE
II. O empreendedor por necessidade, geralmente, inicia seu negócio sem ter noção sobre gestão e sem possuir
informações sobre o ramo de atividade em que atuará.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justi�cativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justi�cativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
https://pme.estadao.com.br/noticias/geral,maioria-no-brasil-microempreendedores-crescem-no-setor-de-servico,70002723351
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
12/12/2022 18:47 N2 (A5): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1663242&cmid=483995 7/12
Questão 6
Completo
Atingiu 1,00 de
1,00
Os segredos do empreendedorismo podem ser descobertos por qualquer pessoa e de qualquer idade. Fundar um
negócio e ser patrão de si mesmo, contudo, pode ser mais complicado do que se imagina. Até pouco tempo, se
imaginava que o empreendedor nascia empreendedor, mas hoje é sábido que as características de um empresário
de sucesso podem ser adquiridas com capacitação adequada. Portanto, para ser empreendedor não basta apenas
ter uma boa ideia, mas é preciso entender o mercado e manter-se atualizado, para que o negócio encontre
possibilidades de crescimento.
PILLEGGI, M. V. As principais características de um empreendedor de sucesso. Revista PEGN, 23/07/2014. Disponível
em https://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2014/07/principais-caracteristicas-de-um-empreendedor-de-
sucesso.html Acesso em 20/06/2019 (adaptado).
Em relação às capacidades empreendedoras, é correto a�rmar que:
a. Perseverança, espírito de iniciativa, potencial criativo, automotivação e inovação são características que
compõem a capacidade instrumental.
b. A capacidade técnica envolve saber usar as tecnologias para a integração da instituição e conhecer o setor
onde irá atuar.
c. Tão importante quanto as demais, a capacidade social abrange perceber as motivações e medir o grau de
satisfação dos clientes internos e externos.
d. A capacidade pessoal envolve escutar e adquirir informações, ter sentido de obrigação com os outros,
assumir responsabilidades e identi�car novas oportunidades.
e. A capacidade de gestão é composta por características relacionadas às relações interpessoais com os
funcionários, clientes e fornecedores.

Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
https://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2014/07/principais-caracteristicas-de-um-empreendedor-de-sucesso.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
12/12/2022 18:47 N2 (A5): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1663242&cmid=483995 8/12
Questão 7
Completo
Atingiu 1,00 de
1,00
O empreendedor é um ser social, produto do meio em que vive (época e lugar), ou seja, se uma pessoa vive em um
ambiente em que ser empreendedor é visto como algo positivo, terá motivação para criar seu próprio negócio. Já o
empreendedorismo é um fenômeno local, ou seja, existem cidades, regiões, países mais - ou menos -
empreendedores do que outros. Dessa forma, o per�l do empreendedor (fatores do comportamento e atitudes que
contribuem para o sucesso)  e o seu nível de atuação pode variar de um lugar para outro.
DOLABELA, F. O segredo de Luiza. 30 ed. rev. e atual. São Paulo : Editora de Cultura, 2006 (adaptado).
O empreendedorismo é algo tão importante nos dias atuais e tão presente no cenário globalizado e mutável, que
encontramos os empreendedores atuando nos seguintes níveis:
I. nível individual, como é o caso do empreendedor de carreira.
II. nível pessoal, como é o caso do empreendedor individual.
III. nível empresarial, como é o caso de empreendedor colaborador.
IV. nível organizacional, como é o caso do intraempreendedor.
V. nível social, como é o caso do empreendedor social.
É correto apenas o que se a�rma em:
a. II, IV e V.
b. III e V.
c. I, II e III.
d. I e  II.
e. III e VI.

Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambientalhttps://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
12/12/2022 18:47 N2 (A5): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1663242&cmid=483995 9/12
Questão 8
Completo
Atingiu 1,00 de
1,00
No mundo empresarial brasileiro em que a taxa de mortalidade de novas empresas é bastante elevada - 23,4% das
novas empresas encerraram suas atividades antes dos dois anos de existência, para que tenham maiores chances
de prosperar o empreendedor precisa ter a melhor ideia para o novo negócio, transformá-la numa excelente
oportunidade, cercar-se da melhor equipe e utilizar muito bem os recursos disponíveis.
MENEZES, M. T. Empreendedorismo. Cap 3. São Paulo: Laureate, 2019 (adaptado).
Sobre o insucesso do empreendedor ao implementar o seu negócio, avalie as asserções a seguir e a relação
proposta entre elas.
I. Por vezes, o empreendedor se depara com situações desa�adoras, as quais não está preparado para resolver, ou
porque não se preparou tecnicamente e não realizou cursos de capacitação ou porque não conta com o apoio de
organizações propulsoras do empreendedorismo.
PORQUE
II. Além da de�ciência técnica do empreendedor, o cenário brasileiro apresenta algumas limitações para
manutenção de novos negócios como, por exemplo, a alta carga tributária praticada, o que pode resultar no
insucesso do empreendimento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justi�cativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justi�cativa correta da I.

Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
12/12/2022 18:47 N2 (A5): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1663242&cmid=483995 10/12
Questão 9
Completo
Atingiu 1,00 de
1,00
O Instituto Chapada é uma iniciativa que tem como mentora e principal líder a pedagoga Cybele Oliveira, tendo
como foco a melhoria da qualidade da educação pública. A entidade faz isso oferecendo, principalmente, apoio à
formação continuada de professores e gestores de escolas. Além disso, auxilia a criação de redes colaborativas
voltada a fortalecer o ensino formal e políticas públicas de educação.
ICEP. Instituto Chapada. Disponível em h�p://ins�tutochapada.org.br/ Acesso em 28/06/2019.
Baseando-se nas ideias do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O Instituto Chapada é uma iniciativa que pode ser classi�cada como empreendedorismo de impacto social.
PORQUE
II. O apoio à formação continuada de professores e gestores de escolas é uma ação social fruto das habilidade e
dons que a pedagoga Cybele Oliveira colocou em prática visando transformar, localmente, a realidade da educação
pública brasileira.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justi�cativa correta da I.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justi�cativa correta da I.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
http://institutochapada.org.br/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
12/12/2022 18:47 N2 (A5): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1663242&cmid=483995 11/12
Questão 10
Completo
Atingiu 1,00 de
1,00
O empreendedorismo de impacto social é representado por iniciativas �nanceiramente sustentáveis, geridas por
pequenos negócios, com viés econômico e caráter social e/ou ambiental, que contribuam para transformar a
realidade de populações menos favorecidas e fomentem o desenvolvimento da economia nacional. Um dos
principais diferenciais desse tipo de organização é que elas são desenvolvidas considerando a viabilidade
econômica da intervenção, com base em estratégias e modelos de negócios: ou seja, são soluções de negócios para
problemas sócio ambientais.
SEBRAE. O que são negócios de impacto social e como eles funcionam. Disponível em
h�p://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/o-que-sao-negocios-de-impacto-social,1f4d9e5d32055410VgnVCM1000003b74010aRCRD Acesso em
27/06/2019.
Considerando as re�exões contidas no texto, marque a alternativa que traz informações corretas sobre o
empreendedorismo de impacto social.
a. As ações do empreendedorismo social são planejadas e criadas em empresas de pequeno porte e,
posteriormente,  implantadas em comunidades carentes, visando mudar a condição de vida das pessoas
que ali vivem.
b. Os empreendedores dedicados ao empreendedorismo social são vítimas da exclusão social e movidos por
ideias e soluções para as disfunções existentes, tendo uma atitude de inconformismo e crítica diante do
cenário de injustiças.
c. O empreendedorismo social se dá através das ações tecnológicas, que são fruto de habilidades técnicas
que os empreendedores costumam colocar em prática.
d. O empreendedor social é aquele que defende uma missão social e gera riqueza, tanto para ele próprio
quanto para a comunidade atendida por ele.
e. Quando se fala em empreendedorismo de impacto social, necessariamente se está falando de algo grande
e com alto valor econômico para a comunidade na qual a ação será desenvolvida;
◄ Revisão Atividade 4 (A4) Seguir para... Revisão Prova N2 (A5) ►

Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/o-que-sao-negocios-de-impacto-social,1f4d9e5d32055410VgnVCM1000003b74010aRCRD
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/view.php?id=483994&forceview=1
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/view.php?id=483997&forceview=1
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
12/12/2022 18:47 N2 (A5): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1663242&cmid=483995 12/12

Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade

Mais conteúdos dessa disciplina