Buscar

Avaliação I Sociedades Ágrafas e História Antiga

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

História 
Disciplina: Sociedades Ágrafas e História Antiga
Avaliação I
RESPOSTAS CORRETAS 	CORRIGIDA PELO AVA
1º A atividade científica da arqueologia vai muito além da ação em campo em algum sítio arqueológico. Nesse caminho, o resultado deste trabalho depende da interação de uma série de áreas da pesquisa, como a química, que auxilia a história com a verificação da idade de objetos e fósseis encontrados. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir: I- Com estudos da arqueologia em laboratório, é possível determinar uma idade muito aproximada de um vestígio. II- Através do carbono 14, é possível determinar datas de carvões, fósseis animais e vegetais, entre outros. III- Na termoluminescência são calculadas as quantidades de elétrons emitidos por minuto em cada grama do material. IV- O campo da termodinâmica colabora na datação de artefatos de cerâmica em solos arenosos. Assinale a alternativa CORRETA:
A) As afirmativas I e II estão corretas.
B) As afirmativas II e III estão corretas.
C) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
D) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
_______________________________________________________________________________________
2º Através dos estudos arqueológicos dos fósseis, é possível perceber a transformação dos homens pré-históricos. Podemos citar a mudança de hábitos, novas ferramentas e situações práticas do cotidiano. Assim, o período Neolítico é marcado por alterações na produção artística e funerária destes povos ou sociedades ágrafas. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O surgimento e a prática da agricultura no período Paleolítico fez com que o sedentarismo fosse substituído completamente pela necessidade da caça. ( ) A concepção de propriedade pública e privada inclui a posse de terras e a fixação de residência somente no Paleolítico Superior. ( ) O aparecimento das primeiras aldeias está relacionado à prática da agricultura e ao processo de sedentarização. ( ) A sedentarização foi um fenômeno que teve início no período Neolítico, com o advento da agricultura, possibilitando a fixação do homem à terra e ao cultivo desta.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - F - V - V.
B) V - V - F - F.
C) F - V - V - V.
D) F - V - V - F.
_______________________________________________________________________________________
3º Uma das funções que impulsionou o surgimento da escrita formal, a exemplo da escrita cuneiforme na Suméria, era a administração de rebanhos e colheitas. Assim, podemos nos perguntar se a escrita surgiu ao mesmo tempo em várias partes do mundo, ou se realmente a Suméria é o berço da escrita organizada. Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A escrita cuneiforme surgiu na região da Mesopotâmia com apoio na contabilidade das colheitas e rebanhos. ( ) Os Sumérios também associaram à escrita as funções legislativas e até religiosas. ( ) A escrita sumeriana representou o fim da Idade Antiga e o início da Idade Medieval. ( ) A origem da escrita cuneiforme nas placas de argila ocorre no reino do Baixo Egito.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - F - V - V.
B) F - F - V - V.
C) V - V - F - F.
D) F - V - V – V
_______________________________________________________________________________________
4º Foi no final do período Neolítico que os Sumérios (povo que vivia na Mesopotâmia e que já possuía alguma evolução para fazer contagem numérica) criaram um artifício organizado em sílabas para significar o que era falado por eles, e posteriormente este recurso serviu de estímulo para um outro povo criar o alfabeto. A forma de escrita mais antiga registrada ocorreu no Oriente Médio e é chamada "escrita cuneiforme". Numa perspectiva generalista da história, a invenção da escrita com a agricultura formam uma base de condições históricas que colaboraram para a passagem do Neolítico para a Idade Antiga. Assim, foi na Suméria o surgimento da escrita cuneiforme que colaborou na administração de recursos materiais. Nesse contexto, podemos questionar se a escrita surgiu ao mesmo tempo em várias partes do mundo, ou se é um privilégio da Suméria levar o crédito desta invenção. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir: I- A escrita cuneiforme surgiu na região entre os rios Tigre e Eufrates com a finalidade contábil de colheitas e rebanhos. II- Os povos da mesopotâmia relacionaram a escrita a atividades legislativas e religiosas. III- O surgimento da escrita suméria representou o fim do Paleolítico e o início da Idade dos Metais. IV- As primeiras placas de argila com a escrita cuneiforme foram encontradas no reino do Baixo Egito.
Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2017.
A) As afirmativas I e II estão corretas.
B) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
C) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
D) As afirmativas II e III estão corretas.
______________________________________________________________________________________
5º O surgimento da escrita ainda é fruto de formulação de hipóteses, o que não permite consenso absoluto entre os historiadores. Logo, a arqueologia tem muito a contribuir sobre o tema das primeiras escritas. Sobre o surgimento da escrita, analise as sentenças a seguir: I- A região onde foram encontrados indícios mais antigos de escrita foi na Mesopotâmia, mais precisamente na região da Suméria. II- As primeiras formas de escrita na Suméria foram criadas pelos agricultores, no intuito de facilitar o comércio. III- O surgimento da escrita está relacionado ao crescimento das sociedades, à administração do Estado e ao comércio. IV- O modo de escrita utilizado na época é formado por desenhos figurativos que representavam determinadas coisas.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças II e III estão corretas.
B) As sentenças I, II e IV estão corretas.
C) As sentenças I, III e IV estão corretas.
D) As sentenças II e IV estão corretas.
_____________________________________________________________________________________________
6º Uma determinada abordagem sobre as sociedades ágrafas divide a pré-história em Paleolítico e Neolítico. As características destes períodos da pré-história permitem que observemos a evolução das habilidades dos hominídeos, as técnicas utilizadas e a interferência da natureza, presentes nesses processos de evolução. Sobre as características dos períodos da pré-história, assinale a alternativa CORRETA:
A) Os meios de fabricação sofreram alterações na Idade dos Metais. Com o crescimento das cidades e da população, as roupas já podiam ser feitas a partir do tear mecânico.
B) O período Paleolítico é caracterizado pelo domínio do fogo, fabricação de instrumentos e ferramentas, bem como pelo surgimento do gênero Hominídeo.
C) Durante o Paleolítico inferior, regiões próximas aos rios foram beneficiadas pela fertilização do solo através de canais de irrigação e drenagem.
D) Um fator que determinou a passagem do período Paleolítico para o Neolítico foi o trabalho com metais, a exemplo do bronze e do ferro.
_______________________________________________________________________________________
7º A arqueóloga brasileira Niède Guidon dedicou décadas de estudo ao conhecimento histórico das sociedades ágrafas do continente americano. Seu trabalho alterou a compreensão mundial sobre a migração do homem americano na pré-história. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir: I- A primeira teoria sobre a migração sugere que o homem americano chegou ao continente através do Estreito de Bering. II- A segunda teoria complementa com uma rota adicional da migração através da Polinésia e Oceania. III- O Estreito de Bering está localizado no encontro entre o Alasca e a Sibéria. IV- As teorias sobre o homem americano da pré-história ainda são rejeitadas pela historiografia atual.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
B) Somente a afirmativa IV está correta.
C) As afirmativas I, II eIV estão corretas.
D) As afirmativas I, II e III estão corretas.
_______________________________________________________________________________________
8º A historiografia do século XIX teve restrições ao conhecimento histórico sobre a Pré-história. Todavia, com o avanço da arqueologia e novos paradigmas da pesquisa científica, os historiadores passaram a ter uma abordagem mais generosa com o conhecimento histórico sobre as sociedades ágrafas. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir: I- A pré-história deixou de ser considerada a fase mais extensa da história. II- A ampliação da arqueologia viabilizou novas abordagens do conhecimento histórico. III- O termo “idade da pedra lascada” fazia referência ao início da Idade Antiga. IV- A descoberta do fogo marcou a extensa fase chamada de Paleolítico.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A) As afirmativas III e IV estão corretas.
B) As afirmativas I e IV estão corretas.
C) As afirmativas II e IV estão corretas.
D) As afirmativas I e III estão corretas.
_______________________________________________________________________________________
9º Conforme a figura pode demonstrar, a escrita formal da suméria utilizava as placas de argila e sua realização era trabalhosa. A função dos escribas era se especializar nos sinais gráficos para registrar inicialmente os estoques da colheita. Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A figura ilustra um exemplo de placa de argila da escrita cuneiforme. ( ) A base dos símbolos dessa escrita eram pequenas cunhas somadas com pontos e traços. ( ) A passagem entre a Pré-história e a Idade Antiga foi marcada pela invenção da escrita. ( ) Os hieróglifos egípcios fazem parte da mesma escrita cuneiforme da Suméria. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE DA IMAGEM: Disponível em: . Acesso em: 12 fev. 2015.
A) V - F - F - V.
B) V - V - V - F.
C) F - F - V - V. 
D) F - V - V - V.
_______________________________________________________________________________________
10º A pré-história é marcada por descobertas e invenções que fundamentaram o desenvolvimento do homem em cada etapa. No final da pré-história, a Idade dos Metais durante o Neolítico possibilitou o trabalho metalúrgico e o domínio de novas estratégias. Sobre a Idade dos Metais, assinale a alternativa CORRETA:
A) Com a divisão do trabalho, a sociedade ficou fragmentada, porém a terra ainda era considerada propriedade pública.
B) Toda a população participava da produção dos artefatos, sem a necessidade de tarefas específicas entre homens e mulheres.
C) O domínio do metal fortaleceu o surgimento de instrumentos bélicos e a potencialização da agricultura com novas ferramentas.
D) A sociedade passou a ter uma nova divisão, na qual a função de administrador principal ficava a cargo de um militar.

Outros materiais