Buscar

DISSERTATIVA DESENVOL HUMANO UNIDADE 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As escolas em parceria com as famílias conseguiriam aproximar e entender quais os problemas enfrentados pela comunidade. Esta interlocução se faz necessária para que as famílias possam trazer os diferentes contextos sociais e partir disso, a escola possa levar em conta um aprendizado que contemple não só os conteúdos programáticos, como também a convivência fora de suas paredes, como os alunos lidam com os problemas que não são apenas didáticos. O tipo de estrutura familiar e da comunidade reflete muito no comportamento de seus estudantes dentro da escola, porém esse papel não pode ser apenas das escolas, pais, responsáveis e outras instituições governamentais precisam estar envolvidas e comprometidas a mudar esse cenário. A educação não vem apenas do professor e sim é uma formação do caráter e do que o indivíduo tem como exemplo. Portanto, o estado pode intervir na desigualdade social da sociedade, buscando minimizar ao máximo para que todos tenham as mesmas chances, dessa maneira seria necessário prover educação pública de qualidade a todos, nivelando as chances de todos terem acesso a uma universidade seja ela pública ou privada, podendo assim sonhar com um sistema que não haja diferenças.
Observando o cenário a escola faz parte do crescimento do ensinamento de futuros indivíduos dentro da sociedade, então é possível educar ou passar o conhecimento de que há várias classes de pessoas dentro do ambiente social. Portanto a educação é capaz sim de resolver as desigualdades sociais que existem em nosso país. As políticas públicas nem sempre estão ao acesso de todos, para assim chegarem a equidade. 
As escolas, enquanto instituições sociais, podem contribuir para o enfrentamento às desigualdades sociais, de modo que conscientizem os alunos dos direitos e deveres. Por seu papel como agente de socialização, que soma com a família a transmissão de cultura do grupo às novas gerações, as escolas, enquanto instituições sociais contribuem para o enfrentamento das desigualdades. As questões da indiferença política e o individualismo podem ser rebatidos com o resgate de valores como dignidade, respeito ao próximo, ao espaço público e a si mesmo, contra o consumismo, a apatia diante das injustiças. E o Estado implantando políticas públicas e sociais voltadas para a educação, as quais englobem as famílias dos estudantes.

Outros materiais