Buscar

Contabilidade Pública - Questionários - Atividade Objetiva 3 - 1 de 1 Ponto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Contabilidade Pública - Questionários - Atividade Objetiva 3 - 1 de 1 Ponto (100%)
Pergunta 1
Leia o texto a seguir:
As Normas Brasileiras de Contabilidade classificam as transações no setor público por duas naturezas:
a) econômico-financeira – corresponde às transações originadas de fatos que afetam o patrimônio público, em decorrência, ou não, da execução de orçamento, podendo provocar alterações qualitativas ou quantitativas, efetivas ou potenciais;
b) administrativa – corresponde às transações que não afetam o patrimônio público, originadas de atos administrativos, com o objetivo de dar cumprimento às metas programadas e manter em funcionamento as atividades da entidade do setor público. 
A fim de organizar o registro contábil de tais transações, o novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) está estruturado de acordo com a natureza de informação das contas: Patrimonial, Orçamentária e Controle.
O que podemos afirmar de acordo com a nova estrutura do PCASP?
Controles da Aprovação do Planejamento e Orçamento, Controles da Execução do Planejamento e Orçamento, Controles Devedores e Controles Credores são contas de natureza de Controle.
Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, Variações Patrimoniais Diminutivas, Variações Patrimoniais Aumentativas são contas de natureza Patrimonial. (CORRETA)
As contas de natureza Patrimonial são: Ativo Circulante, Ativo não Circulante, Ativo Realizável a Longo Prazo, Ativo Permanente, Passivo Circulante, Passivo não Circulante e Patrimônio Líquido.
Variações Patrimoniais Diminutivas, Variações Patrimoniais Aumentativas são contas de natureza Orçamentária.
Controles da Aprovação do Planejamento e Orçamento, Controles da Execução do Planejamento e Orçamento são contas de natureza de Controle.
 
Pergunta 2
Leia o texto a seguir:
No setor público, o regime orçamentário reconhece a despesa orçamentária no exercício financeiro da emissão do empenho e a receita orçamentária pela arrecadação, de acordo com a Lei no 4.320/64:
Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:
I – as receitas nele arrecadadas;
II – as despesas nele legalmente empenhadas.
Entretanto, a ótica implementada pela Lei no 4.320/1964 não é suficiente para a correta mensuração, avaliação e registro dos fatos contábeis do setor público. A Contabilidade Aplicada ao Setor Público, assim como qualquer outro ramo da ciência contábil, obedece aos princípios de contabilidade. Dessa forma, aplica-se o regime da competência em sua integralidade, ou seja, os efeitos das transações e outros eventos sobre o patrimônio são reconhecidos quando ocorrem, independentemente de recebimento ou pagamento. Nessa lógica, também não há exigência de que as despesas orçamentárias sejam empenhadas ou que as receitas orçamentárias sejam efetivamente arrecadadas para que haja o devido reconhecimento sob o ponto de vista patrimonial.
Destarte, apesar do art. 35 da Lei no 4.320/1964 referir-se ao regime orçamentário, ressalte-se que o regime contábil (patrimonial) deve ser aplicado ao setor público em sua integralidade para reconhecimento de fatos contábeis.
Fonte: STN – Secretaria do Tesouro Nacional. Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. 8a edição. p. 105-106
Com base nos estágios de realização da despesa e nas exigências da Contabilidade Pública, considere como exemplo Despesa com Pessoal para análise as afirmações a seguir:
I – Na fase de fixação da despesa, o lançamento se dá somente no subsistema orçamentário.
II – Na fase de empenho da despesa, o lançamento se dá nos subsistemas patrimonial e de orçamentário.
III– Na fase de liquidação da despesa, o lançamento se dá nos subsistemas orçamentário, patrimonial e de controle.
IV – Na fase de pagamento da despesa, o lançamento se dá nos três subsistemas: orçamentário, patrimonial e controle.
É correto o que se afirma em:
III e IV, apenas
I, II e III, apenas
I e II, apenas
I, III e IV, apenas. (CORRETA)
II e IV, apenas
 
Pergunta 3
Leia o texto a seguir:
Dívida Ativa Tributária é o crédito da Fazenda Pública dessa natureza, proveniente de obrigação legal relativa a tributos e respectivos adicionais e multas, e Dívida Ativa não Tributária são os demais créditos da Fazenda Pública, tais como os provenientes de empréstimos compulsórios, contribuições estabelecidas em lei, multa de qualquer origem ou natureza, exceto as tributárias, foros, laudêmios, alugueis ou taxas de ocupação, custas processuais, preços de serviços prestados por estabelecimentos públicos, indenizações, reposições, restituições, alcances dos responsáveis definitivamente julgados, bem assim os créditos decorrentes de obrigações em moeda estrangeira, de subrogação de hipoteca, fiança, aval ou outra garantia, de contratos em geral ou de outras obrigações legais.
Fonte: BRASIL, Lei nº 10.406, de 17 de março de 1964. Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e contrôle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. Artigo 39, parágrafo 2º. 
Com base nessa definição, podemos concluir que um lançamento contábil referente a inscrição de crédito tributário em Dívida Ativa é realizado em que Subsistemas?
Patrimonial, Financeiro e Controle.
Patrimonial, Orçamentário e Controle.
Patrimonial e Controle. (CORRETA)
Patrimonial e Orçamentário.
Patrimonial e Financeiro.
 
Pergunta 4
Leia o texto a seguir, que descreve a definição de Restos a Pagar:
Despesas legalmente empenhadas mas não pagas até 31 de dezembro. Podem ser processadas ou não. Ou melhor, na contabilidade pública brasileira escrituram-se na conta “Restos a Pagar” as despesas não pagas até o dia do encerramento do exercício financeiro, quer tenham sido simplesmente empenhadas, quer já tenham sido registradas. Essa conta tem a finalidade de promover uma regularização contábil das movimentações do governo. no entanto, em alguns casos, especialmente no momento da passagem de um governo para outro, as somas registradas nessa conta chegam a ser expressivas.
Fonte: SANDRONI, Paulo. Dicionário de Economia do Século XXI. São Paulo: Record, 2005, p.730
Refletindo sobre as a definição acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. O registro contábil de Restos a Pagar em suas diferentes fases pode se dar nos três subsistemas: Patrimonial, Orçamentário e de Controle.
PORQUE
II. Na contabilidade pública brasileira são registrados não somente os fatos como também os atos administrativos, também chamados atos potenciais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. (CORRETA)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
 
Pergunta 5
Leia o texto a seguir:
Com o objetivo de uniformizar as práticas contábeis, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em conjunto com o Grupo Técnico de Procedimentos Contábeis (GTCON), elaborou o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), adequado aos dispositivos legais vigentes, às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC T SP), aos padrões internacionais de Contabilidade do Setor Público e às regras e procedimentos de Estatísticas de Finanças Públicas reconhecidas por organismos internacionais.
Formado por uma relação padronizada de contas apresentada em conjunto com atributos conceituais, o PCASP permite a consolidação das Contas Públicas Nacionais, conforme determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).”
De acordo com o PCASP, as contas estão divididas em: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, Variações Patrimoniais Diminutivas, Variações Patrimoniais Aumentativas, Controles da Aprovação do Planejamento e Orçamento, Controles da Execução do Planejamento e Orçamento, Controles Devedores e Controles Credores
Fonte: PLANO de contas aplicado ao setor públicoPCASP. Tesouro Transparente, 2021. Disponível em: https://www.tesourotransparente.gov.br/publicacoes/plano-de-contas-aplicado-ao-setor-publico-pcasp-federacao/2022/114. Acesso em: 07fev.2022.
Com base nos registros contábeis dos atos e dos fatos administrativos e em sua relação com os sistemas de contas, avalie as afirmações a seguir:
I – A aquisição de bens adquiridos à vista ocasiona registro no sistema patrimonial, sendo o débito no valor do bem e o crédito em variação patrimonial diminutiva.
II – A arrecadação de impostos ocasiona registro no sistema orçamentário, gerando um débito na conta caixa e equivalentes de caixa e um crédito na conta de receita realizada.
III – O recebimento de bem em doação ocasiona registro no sistema patrimonial, com débito em ativo imobilizado e crédito em variação patrimonial aumentativa.
É correto o que se afirma em:
I e III, apenas.
III, apenas. (CORRETA)
I, apenas.
I e II, apenas.
II, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina