Buscar

A tradição marxista e o Serviço Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A tradição marxista e o Serviço Social, segundo José Paulo Netto, se estabeleceram sobre os seguintes aspectos: “Ampliação do universo temático do debate profissional, com a introdução de discussões acerca da natureza do Estado, das classes e dos movimentos sociais, das políticas e dos serviços sociais, da assistência; O desvelamento crítico do lastro conservador (teórico e prático) do Serviço Social; O reconhecimento da necessidade de explicitar, com a máxima clareza, as determinações sociopolíticas das práticas profissionais; A ênfase na análise histórico-crítica da evolução do Serviço Social no país.”
NETTO, J. P. Notas sobre marxismo e Serviço Social, suas relações no Brasil e questão de ensino.  Caderno da Abess, São Paulo, n. 4, p. 76-96, 1991. p. 90. Disponível em:
https://www.abepss.org.br/cadernos-abess/edicoes-anteriores/ensino-em-servico-social-pluralismo-e-formacao-profissional-cadernos-abess-n-04-cortez-sao-paulo-1991-9. Acesso em: 13 abril. 2023.
A partir do conteúdo estudado nesta Unidade Curricular, contextualize a aproximação do Serviço Social com o método marxista, explicando quais eventos ocorridos no âmbito do Serviço Social influenciaram tal aproximação e quais os rebatimentos na atuação profissional.
A aproximação do Serviço Social com o método marxista ocorreu a partir de eventos como a influência da Teoria Crítica na formação profissional, a emergência do Movimento de Reconceituação e a reestruturação do capitalismo no pós-guerra. Essa aproximação trouxe rebatimentos na atuação profissional, como a crítica às políticas sociais reformistas e a busca por transformação social.
O método marxista no Serviço Social:
O método marxista no Serviço Social busca compreender as relações sociais e as contradições do capitalismo, enfatizando a luta de classes e a análise da estrutura social.
Alguns pontos relevantes são:
· Influência da Teoria Crítica: A Teoria Crítica, com autores como Marx, Lukács e Gramsci, contribuiu para a compreensão crítica da sociedade capitalista, influenciando o pensamento do Serviço Social.
· Movimento de Reconceituação: Nas décadas de 1960 e 1970, o Movimento de Reconceituação questionou o caráter conservador do Serviço Social e propôs uma reflexão sobre sua prática, buscando uma aproximação com o marxismo.
· Reestruturação do capitalismo: O desenvolvimento do capitalismo monopolista, as crises econômicas e a expansão do Estado de Bem-Estar influenciaram a reflexão crítica no Serviço Social, direcionando-o para a análise das relações sociais e a busca por transformação.
· Rebatimentos na atuação profissional: A aproximação do Serviço Social com o método marxista trouxe uma postura crítica em relação às políticas sociais reformistas, buscando transformações estruturais. Houve uma valorização da intervenção coletiva, da organização popular e do trabalho em equipe.
Em síntese, a aproximação do Serviço Social com o método marxista ocorreu através da influência da Teoria Crítica, do Movimento de Reconceituação e das mudanças no contexto socioeconômico. Essa aproximação trouxe impactos na atuação profissional, como a crítica às políticas sociais reformistas e a busca por transformação social através do trabalho coletivo e da organização popular.

Continue navegando