Buscar

AVALIAÇÃO VIRTUAL I RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA II -RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SE ESSE MATERIAL FOR ÚTIL PARA VOCÊ >>>> SALVE, SIGA, CURTA, COMENTE
AVALIAÇÃO VIRTUAL I - RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA II: RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS
1)“Durante os três séculos em que existiu, o tráfico variou profundamente nas suas direções, ora preferindo uma, ora outra dessas regiões, embora jamais fosse exclusivo de qualquer delas. Atendendo a imperativos de ordem política e econômica, não só locais como africanas, e que atuaram decisivamente no rumo dos tumbeiros, buscaram os traficantes, negros os mais diversos dentre os dois grandes grupos bântu e sudanês”.
	COLUNA A
	COLUNA B
	I. Ocorreu entre o último quarto do XVIII e o século XIX, estes vinham do Golfo do Benim, onde estão hoje os países da Nigéria e Benim. Com a chegada de elementos do grupo jêje, de língua fon, chamados de ewês, e os nagôs.
	1. Primeiro Ciclo.
	II. Aconteceu nos primeiros três quartos do século XVIII, com homens e mulheres advindos da Nigéria, Benim e Togo, trazidos para trabalhar nas minas de ouro e diamantes. Grupos nagô, jêje, fanti, axanti, hauçá ou malê, kanuri, tapa, grunci, keto, egbá, egbado, sabe, ijexá, ijebu e oyó.
	2. Segundo Ciclo.
	III. Ocorreu no século XVII com africanos oriundos de Cabinda, antigo Reino do Congo, da Costa Sul e do interior de Angola e do atual Moçambique. Estes na maioria bantos ficaram conhecidos como congos e angolas.
	3. Terceiro Ciclo.
	IV. Ocorreu na segunda metade do século XVI, com escravizados a costa ocidental africana, ou seja, Nigéria, Togo, Gana, Benim, Libéria, Costa do Marfim, Ilhas do Cabo Verde e Príncipe. Eram em sua maioria bantos que vieram intensificar a produção açucareira e a pecuária.
	 
4.  Quarto Ciclo.
 
 
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.
· a) I - 1; II -3; III – 2; IV – 4. b)I - 4; II - 2; III – 1; IV – 1
· c)I - 3; II - 1; III – 4; IV – 2. d)I - 4; II - 3; III – 2; IV – 1. CORRETA
· e)I - 2; II - 4; III – 3; IV – 1.
2)Intolerância é a incapacidade em aceitar o que é diferente, é não tolerar opiniões ou práticas que se diferem das suas e muitas vezes são seguidas de atitudes preconceituosas e até mesmo violentas. Você provavelmente já ouviu falar em casos de preconceito e discriminação de pessoas por conta de sua opção religiosa, não é mesmo? Esse fenômeno acontece no mundo todo e está presente em quase todos os momentos da história.
A partir do contexto acima, qual alternativa relaciona-se de maneira CORRETA.
· a)A intolerância com as religiões afro-brasileiras nada tem a ver com o racismo uma vez que outras formas religiosas recebem o mesmo tratamento no Brasil.
· b)Esta tolerância tem a ver com a ideia de hegemonia das religiões europeias brancas e atualmente das neopentecostais.
· c)A tolerância às religiões afro-brasileiras demonstra a ideia da necessidade de se valorizar a cultura afrodescendente.
· d)O preconceito a estas religiões é algo pontual, pois desde a primeira constituição republicana de 1891 o Brasil é um país laico e que tem liberdade de culto.
· e)A intolerância a estas religiões está ligada a ideia de que são símbolos de resistência à colonização e a colonialidade. CORRETA
3)Organizou seu primeiro congresso em 1941. Aboliu as línguas africanas, simplificou suas iniciações e diminuiu os sacrifícios de animais. Manteve as danças, as músicas e o panteão de orixás sincretizados com santos católicos.
Sobre o contexto acima, assinale a alternativa CORRETA.
· a)Candomblé. b)Umbanda. CORRETA c)Vodum
· d)Xangô e)Calundu.
4)Os terreiros de Candomblé eram a reprodução em escala reduzida de uma África mítica.
	 COLUNA A
	COLUNA B
	I. Candomblé mais divulgado no país e que foi criado na Bahia por princesas de Ketu e Oyó, que depois de libertas da escravidão lutaram pela cultura de seu povo. Sua base são os Orixás iorubás e seus conhecimentos são transmitidos pelas mães de santo através da oralidade.
	1. Nação Jeje.
	II. Trata-se de uma mistura entre as religiões de origem banto, dos povos Congo e Angola, e expressões religiosas indígenas e que foi praticado entre os africanos que falavam kikongo e quimbundo. Os conhecimentos são transmitidos pelo pai de santo, chamado de Tata Nkisi e a mãe de santo Mametu Nkisi. Seus Orixás são chamados de Inquices e seu deus superior é Zambi. Nas casas desse Candomblé encontra-se uma bandeira branca que simboliza Mukuiú N’zambi, a nação.
	2. Nação Angola.
	III. Originário do Maranhão não se trata de um culto único. Posteriormente se espalhou por outras áreas do Nordeste, chegando a São Paulo e Rio Grande do Sul. Seus equivalentes aos Orixás são os Voduns. No Maranhão é conhecido como Tambor de Mina.
	3. Nação Ketu.
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.
· a)I - 2; II -1; III – 3. b)I - 1; II - 2; III – 3. c)I - 3; II - 1; III – 2.
· d)I - 1; II - 3; III – 2. e)I - 3; II - 2; III – 1. CORRETA
5)Os orixás do Brasil são divindades que se assemelham aos orixás da África. Eles estão diretamente ligados aos elementos da natureza (água, ar, fogo e terra) e dominam energias capazes de movimentar o universo e a vida humana. 
Cada um tem personalidades, histórias e desejos. Assim como os homens, são movidos pelos sentimentos de amor, raiva, paixão, ciúmes, inveja, etc. Dentro das tradições são cultuados de formas (saudações, vestimentas, rezas, comidas, entre outros) e dias específicos.
Os orixás são portadores do axé – forças responsáveis pela criação da luz e dos caminhos de energia positiva. Alguns deles nasceram e viveram na terra, como Xangô e Oxóssi, outros apenas participaram da criação.
Quanto aos Deuses e Espíritos do Candomblé, sua cosmologia, rituais e objetos julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
(    ) O Aiyê é o local onde se desenvolveu a existência humana e onde os humanos vivem. O Orum é o mundo sobrenatural onde vivem os Orixás, os ancestrais e outras formas espirituais conhecidas por ara orum.
(    ) A feitura possui um período de reclusão de 21 dias e o Bori, todo aprendizado em relação à religião: rezas, cantos, danças, etc. Por fim, acontece o Orô, quando os cabelos são raspados e o iniciando recebe o Oxu, e passa pelo rito do efun em que o corpo é marcado com pintas de giz.
(   ) Cada indivíduo possui seu Inquice, que faz parte de sua vida desde o nascimento, mesmo que não seja iniciado. Os Inquices, em África, são materializados em entalhes na madeira com em os Candomblés de nação angola/congo repetem-se as mesmas formas de representação.
(    ) O patuá é um amuleto usado pelos adeptos do candomblé feito de tecido na cor do Orixá e bordado com o seu nome. Nele é colocado um preparo de ervas e outras substâncias relacionadas às divindades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
· a)V – V – F – V. b)F – V – V – F. c)V – F – V – V.
· d)F – V – F – V. CORRETA e)F – V – V – V.

Continue navegando