Buscar

Simulado 2 HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA

Prévia do material em texto

Disc.: HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA   
	Acertos: 10,0 de 10,0
	24/05/2021
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Para a visualização dessas lâminas histológicas ao Microscópio óptico, é importante que, após o processamento histológico, ocorra o processo de coloração das amostras biológicas. Vários corantes são disponíveis para objetivos diversos, entretanto, o mais utilizado é a hematoxilina e eosina, sobre esse corante, assinale a opção que representa os componentes corados por hematoxilia e eosina, respectivamente:
		
	 
	Núcleo e Citoplasma.
	
	Citoplasma e Matriz extracelular.
	
	Núcleo e Matriz extracelular.
	
	Matriz extracelular e Citoplasma.
	
	Citoplasma e Núcleo
	Respondido em 24/05/2021 12:05:19
	
	Explicação:
Esse é um dos principais tipos de coloraçao, cujo núcleo cora de roxo com a hematoxilina, pois suas estruturas são basófilas e o citoplasma cora de rosa com a eosina, pois suas estruturas são acidófilas.
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O útero é um órgão feminino com formato semelhante a uma pera invertida, com íntima ligação com a vagina em uma de suas extremidades, na região denominada colo uterino, enquanto a extremidade oposta se conecta às tubas uterinas. Morfologicamente, apresenta 3 camadas, conhecidas como endométrio, miométrio e perimétrio. Trata-se de uma função do endométrio:
		
	
	Conter os vasos sanguíneos que irrigam todo o órgão.
	
	Possibilitar as contrações no momento do parto.
	
	 Revestir externamente o útero, com camada constituída por tecido conjuntivo.
	 
	Alojar e nutrir o embrião durante o início da gestação.
	
	Possibilidade do crescimento uterino durante o período gestacional devido sua capacidade de sofre hiperplasia e hipertrofia.
	Respondido em 24/05/2021 12:06:00
	
	Explicação:
O endométrio é a camada mais interna do útero, cuja sua camada funcional sofre descamação no período menstrual, além disso, quando ocorre a nidação a implantação do embrião ocorre nessa região do útero.
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Na maternidade, um casal estava com muitas dúvidas com relação aos seus filhos. A mulher teve uma gestação gemelar, entretanto, os filhos eram de sexos diferentes. Eles questionaram ao médico como essa situação era possível. E o médico respondeu, que provavelmente:
		
	
	Dois espermatozoides fecundaram um ovócito e por isso apesar de serem gêmeos idênticos apresentavam sexos diferentes.
	
	Dois espermatozoides fecundaram o mesmo ovócito e por isso eles eram gêmeos monozigóticos.
	
	Um espermatozoide fecundou um ovócito, entretanto, na formação da mórula eles se separaram e por isso eram gêmeos univitelinos.
	 
	Dois espermatozoides fecundaram dois ovócitos liberados isoladamente e por isso eram gêmeos dizigóticos.
	
	Um espermatozoide fecundou dois ovócitos simultaneamente e por isso eram gêmeos siameses.
	Respondido em 24/05/2021 12:06:46
	
	Explicação:
No momento em que dois ovócitos foram liberados foram fecundados, isoladamente, por dois espermatozoides. Dessa maneira, formaram-se dois embriões distintos, que geralmente possuem placentas diferentes e não compartilham o saco amniótico e por isso podem possuir sexos diferentes. 
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	¿O pré-natal tem início com o resultado positivo do teste de Beta HCG, que confirma a gravidez. A ida regular ao ginecologista garantirá que todos os exames, acompanhamentos e imunizações necessárias sejam realizadas. Exames como hemograma, glicemia, tipo sanguíneo e fator RH, HIV, rubéola, toxoplasmose, sífilis, Hepatite B e C, Papanicolau e ultrassom são alguns dos exames solicitados no primeiro trimestre de gestação. O médico também poderá solicitar outros exames mais específicos de acordo com a necessidade. Portanto, o pré-natal é indispensável para a saúde da gestante e do bebê¿ (Fonte: https://www.unimed.coop.br/viver-bem/cuidados-importantes-na-gestacao).
O acompanhamento é de extrema importância para a gestação e durante esse processo será observado o desenvolvimento do bebê. Sabe-se que alguns marcos são encontrados durante o período fetal, dentre eles:
		
	
	O lanugo recobre completamente o corpo do feto por volta da 10ª semana.
	
	A formação completa da placenta por volta da 13ª semana.
	
	O nascimento que ocorre 35 e 37 semanas de acordo com a Classificação segundo a Idade Gestacional é considerado prematuridade moderada.
	 
	A medula óssea se torna o principal local para a formação das células vermelhas, por volta da 28ª semana.
	
	Surgimento da vernix caseosa por volta da 12ª semana.
	Respondido em 24/05/2021 12:07:47
	
	Explicação:
Durante o período fetal, o baço é um importante local para a formação das células vermelhas, entretanto, com aproximadamente 28 semanas essa situação muda, pois a medula óssea se torna o principal local para a formação dessas células. 
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O corpo humano é composto por 4 tecidos básicos, onde cada um deles é formado por um grupamento de células que apresentam formas semelhantes e exercem funções. O tecido epitelial desempenha várias funções no organismo, em especial:
		
	 
	Revestimento
	
	Preenchimento
	
	Nutrição
	
	Recepção de estímulos nervosos
	
	Defesa
	Respondido em 24/05/2021 12:09:18
	
	Explicação:
Dos 4 tecidos básicos, o tecido epitelial apresenta a função de revestimento e secreção, além dos epitélios especiais que desempenham função germinativa, sensorial, de absorção e excreção.
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O tecido conjuntivo elástico, como o próprio nome sugere, apresenta bastante elasticidade. Isso se deve essencialmente devido ao arranjo de suas fibras elásticas grossa em feixes paralelos. Em nosso corpo, esse tipo de tecido pode ser encontrado no (a):
		
	
	Derme da pele.
	
	Gordura marrom. 
	 
	Ligamento amarelo da coluna vertebral.
	
	Tendão da patela.
	
	Quelóide da cicatriz.
	Respondido em 24/05/2021 12:09:57
	
	Explicação:
Devido sua abundância em firas elásticas apresenta geralmente a cor amarela, podendo ser encontrado no ligamento amarelo da coluna vertebral.
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O leucograma é a parte do hemograma que analisa, tanto quantitativa quanto qualitativamente, os leucócitos. Este exame foi realizado por um paciente numa emergência e ao analisar os resultados, foi verificado um aumento dos leucócitos, que provavelmente está relacionado à:
		
	 
	Leucocitose.
	
	Leucopenia.
	
	Linfoma.
	
	Anemia.
	
	Trombose.
	Respondido em 24/05/2021 12:12:17
	
	Explicação:
No leucograma, o aumento da quantidade de leucócitos pode ser relacionado à leucocitose. Já o inverso, a redução desses leucócitos, indicam leucopenia.
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O tecido adiposo está distribuído por todo o corpo e apresenta dois tipos de gorduras a multilocular e a unilocular. No adulto observamos um tipo de gordura que apresenta um aspecto branco ou amarelado pela presença de poucas mitocôndrias e pouca vascularização que é:  
		
	
	Gordura multilocular
	
	Tecido epitelial
 
	
	Nenhuma das respostas
	 
	Gordura unilocular
	
	Tecido cartilaginoso
	Respondido em 24/05/2021 12:13:31
	
	Explicação:
O tecido adiposo está distribuído por todo o corpo e apresenta dois tipos de gorduras a multilocular e a unilocular. No adulto observamos um tipo de gordura que apresenta um aspecto branco ou amarelado pela presença de poucas mitocôndrias e pouca vascularização que é a gordura UNILOCULAR.
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Para que o bolo alimentar seja direcionado ao estômago, ele deve passar pelo esôfago, que por meio de peristalse é capaz de realizar esse processo de condução. O tecido responsável por esse movimento do sistema digestório é o:
		
	
	Conjuntivo propriamente dito frouxo.
	 
	Muscular liso.
	
	Muscular estriado.
	
	Epitelial.
	
	Adiposo.
	Respondidoem 24/05/2021 12:16:08
	
	Explicação:
O músculo liso é um dos 3 tipos de tecido muscular. Está relacionado com contração involuntária, como ocorre no movimento de peristalse realizado pelo esôfago.
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Nosso sistema nervoso é composto basicamente por dois tipos de células, os neurônios e as células da glia. Com reação aos neurônios, a região que se refere às terminações aferentes que recebem os estímulos, sendo estas curtas e ramificadas onde em suas extremidades, encontra-se o local que ocorre o contato com outros neurônios, é conhecida por:
		
	
	Bainha de mielina.
	
	Pericário.
	
	Axônio.
	 
	Dendrito.
	
	Sinapse.
	Respondido em 24/05/2021 12:18:37
	
	Explicação:
Os neurônios apresentam como características comum 3 regiões morfológicas: corpo celular, dendrito e axônio. Os dendritos se referem às terminações aferentes que recebem os estímulos, sendo estas curtas e ramificadas e em suas extremidades, encontra-se o local que ocorre o contato com outros neurônios.

Continue navegando