Buscar

serviço social e processo de trabalho

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Serviço Social e Processo de Trabalho
A1 - Ao refletirmos sobre o material da aula 1 vemos que há uma divisão clássica da história do homem que nos levaria a pelo menos cinco períodos históricos que podem nos fornecer importantes panoramas sobre a relação dele com o trabalho. Como se denomina o primeiro desses períodos?
Nota: 10.0
	
	A
	Escravismo
	
	B
	Feudalismo
 
	
	C
	Comunismo primitivo
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Resposta c  comunismo primitivo- A resposta desta questão se encontra no conteúdo da aula 1, tema 3, onde vemos que esse é o período inicial da história do homem. Este se reunia em pequenos bandos e vivia basicamente a coleta de alimentos.
 
	
	D
	Trabalhismo
	
	E
	democracia
Questão 2/10 - Serviço Social e Processo de Trabalho
A3 - Ao considerarmos os estudos feitos sobre “Trabalho e processos de trabalho”, podemos lembrar que o trabalho humano é só mais uma das etapas mecânicas de trabalho necessário à produção do produto final, a mercadoria. Marque a alternativa que explica porque o processo de trabalho no capitalismo é alienante de acordo com a aula de número 3, no tema 2.
Nota: 10.0
	
	A
	Devido a este não dominar o processo criativo de trabalho, mas só ser  mero executor mecânico da atividade que lhe foi imposta em troca do salário.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Resposta a – o processo de trabalho no capitalismo é alienante, devido a este não dominar o processo criativo de trabalho, mas só ser mero executor mecânico da atividade que lhe foi imposta em troca do salário.
	
	B
	Devido a este ser uma especialização do trabalho colocado na divisão social do trabalho
	
	C
	Devido a este ser uma das matérias primas do processo de produção e reprodução social
	
	D
	Devido a este não viabilizar o processo criativo, se tornando mero executor mecânico da atividade que lhe foi imposta em troca do salário.
	
	E
	Devido a sua importante necessidade de reprodução.
Questão 3/10 - Serviço Social e Processo de Trabalho
A2 - Vimos em nossos estudos da aula 2 que o autor Granemann (1999) assim como Marx, coloca que o trabalho “é a atividade capaz de nos tornar seres portadores de uma natureza diversa da dos outros seres naturais que também desenvolvem trabalho”.
Marque a alternativa que melhor explica a seguinte questão. Se o trabalho é condição da existência humana e se ele é o que nos distingue dos animais, como explicar que animais também trabalham, constroem, acumulam?
Nota: 10.0
	
	A
	Os animais têm as mesmas capacidades que os homens na construção e por isso trabalham e não há distinção
	
	B
	Os homens realizaram atividades diferentes na transformação da natureza, umas são trabalho e outros são atividades.
	
	C
	Os animais realizam trabalho a partir de uma determinação natural e o que os diferenciam dos homens é que não pensam antes de realizar
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Resposta:  c. Vimos em nossos estudos que os animais realizam trabalho a partir de uma determinação natural. Vide os castores, as abelhas, as formigas e tantos outros exemplos. Já os humanos pensam antes de realizar.
	
	D
	Os homens ao realizarem atividades de trabalho a partir de uma determinação natural, diferente dos animais seguem seus instintos.
	
	E
	Homens e animais possuem a mesma forma de construir e acumular.
Questão 4/10 - Serviço Social e Processo de Trabalho
A1 - Leia o trecho do texto, retirado do conteúdo da aula 01, e escolha a alternativa que preenche as lacunas corretamente.
“Sem exploração de trabalho humano vivo, não há produção de mais valor. O que acontece então é uma mudança nas formas como o trabalho humano tem sido apreendido pela _____________. Terceirizações, __________das leis trabalhistas, pagamento por produtividade, remuneração por comissões, enfim, uma série de mudanças tem sido levada a cabo e aponta os desafios para a ___________social”.
Qual das alternativas abaixo preenche corretamente as lacunas do texto?
Nota: 10.0
	
	A
	Terceirização, acumulação, interação
	
	B
	Sociedade comunista; criação; intervenção.
	
	C
	Igreja; cumprimento; reprodução.
	
	D
	Sociedade capitalista; flexibilização; intervenção.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Resposta d - A resposta desta questão se encontra no conteúdo da aula tema 5 da aula 1.
	
	E
	democracia; intervenção; flexibilização
Questão 5/10 - Serviço Social e Processo de Trabalho
A2 - Com base nos autores estudados na aula 2 vimos que a produção e reprodução social são duas peças da engrenagem que movimentam a história, dois elementos que articulam a totalidade da vida social.
Marque as alternativas que descrevem as características da produção e reprodução social.
I – Por produção pode-se compreender as relações que se articulam em torno da elaboração, da criação de produtos.
II – Por produção pode-se compreender a capacidade laborativa do homem
III – Por reprodução podemos considerar o potencial econômico e social da indústria, e a geração de riquezas efetivadas a partir desta atividade.
IV – Por reprodução podemos considerar não só aqueles atos humanos relativos à vida material, mas também aqueles atos que os fazem dar continuidade ao conjunto da vida social.
Nota: 10.0
	
	A
	As alternativas I e II
	
	B
	As alternativas I, II E III
	
	C
	As alternativas I e III
	
	D
	As alternativas I e IV
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Resposta:  d.Vimos no material de impressão da aula 2 que para Granemann (2009), as características da produção e reprodução social. Por produção, pode-se compreender as relações que se articulam em torno da elaboração, da criação de produtos, e por reprodução podemos considerar não só aqueles atos humanos relativos à vida material, mas também aqueles atos que os fazem dar continuidade ao conjunto da vida social.
	
	E
	Somente a alternativa III está correta.
Questão 6/10 - Serviço Social e Processo de Trabalho
A1 - Leia o enunciado e escolha alternativa correta: “Paralelo a essa nova organização do trabalho vem o desenvolvimento técnico – Revolução Industrial dos séculos XVIII e XIX – tanto na produção no campo como principalmente nas cidades. No campo o emprego de técnicas e máquinas torna inútil o trabalho de uma grande quantidade de trabalhadores que, para não morrer de fome, veem-se obrigados a migrar para as grandes cidades onde estão concentradas as grandes fábricas”.
O processo de migração de trabalhadores do Campo para as cidades é conhecido como:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	O êxodo rural
Resposta a - A resposta desta questão se encontra no conteúdo da aula tema 4 da aula 1, onde vemos que o processo de migração de trabalhadores do Campo para as cidades é conhecido como O êxodo rural
	
	B
	Revolução industrial
	
	C
	Reprodução social
	
	D
	Maquinalização da produção
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	imigração
Questão 7/10 - Serviço Social e Processo de Trabalho
A3 - Vemos em Iamamoto (2009) que estarmos inseridos em uma realidade articulada que oferece desafios completamente distintos. Nas palavras de Granemann, “não há um único processo de trabalho no Serviço Social; o que existem são diferenciados processos de trabalho” (1999, p. 163). Assim sendo, o uso dos instrumentos: entrevistas, pareceres e relatórios, dentro do processo de trabalho podem ser considerados como? Marque a alternativa que apresenta a resposta correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Parte do processo de trabalho do próprio assistente social, e não o processo de trabalho como um todo.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Resposta: a. Conforme as considerações de Iamamoto (2009), o uso dos instrumentos: entrevistas, pareceres e relatórios, dentro do processo de trabalho podem ser considerados como parte do processo de trabalho do próprio assistente social, e não o processo de trabalho como um todo.
	
	B
	Parte da prática profissional e não do processo de trabalho do Assistente Social
	
	C
	Parte do processo de construção do atendimento do sujeito sócio histórico
	
	DParte da prática profissional articulada com as demandas do capital.
	
	E
	A totalidade do exercício  profissional do assistente social.
Questão 8/10 - Serviço Social e Processo de Trabalho
A3 - Ao estudarmos o Tema 4 da aula de número 3 podemos perceber que a crise fiscal do Estado, intimamente relacionada com o tema crise econômica e que, ao mesmo tempo, impulsiona e é afetada pelo desemprego, é um tema que impõe desafio aos assistentes sociais. Segundo Iamamoto (2007b), complete a sentença abaixo:
“Tudo isso reflete no cenário atual sobre o qual atua o ____________________ e oferece grandes desafios no que se refere à construção de ______________________ adequados, já que induzem novas __________________________ na gênese e expressões da questão social” (Iamamoto, 2007b, 112).
Nota: 10.0
	
	A
	Sociólogo; caminhos; intervenções.
	
	B
	Assistente Social; processos de trabalho; mediações históricas.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
 
Resposta b – Vemos na aula 3 que “Tudo isso reflete no cenário atual sobre o qual atua o assistente social e oferece grandes desafios no que se refere à construção de processos de trabalho adequados, já que induzem novas mediações históricas na gênese e expressões da questão social (Iamamoto, 2007b, 112).
	
	C
	Sociólogo; processos de trabalho; intervenções.
	
	D
	Assistente Social; caminhos; mediações históricas.
	
	E
	gestor; parâmetros produtivos; formas de produção
Questão 9/10 - Serviço Social e Processo de Trabalho
A2 - Nos estudos feitos pudemos perceber que produção e a reprodução social no modo de produção capitalista só podem ser entendidas sob o prisma dessa nova forma de ordenação do trabalho. A respeito do modo de produção capitalista podemos afirmar: Marque a opção correta.
Nota: 10.0
	
	A
	No modo de produção capitalista devemos consumir o necessário.
	
	B
	No modo de produção capitalista ocorre a todo tempo o preparo para a introdução de um novo modelo de produção.
	
	C
	No modo de produção capitalista ocorre a necessidade de consumir e criar novas necessidades de consumo.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Resposta: c. No modo de produção capitalista ocorre a necessidade de consumir e criar novas necessidades de consumo.
	
	D
	No modo de produção capitalista as relações de trabalho e lucro são justas.
	
	E
	No modo de produção capitalista é visível o esforço do sistema para a evitar a alienação do trabalho,
Questão 10/10 - Serviço Social e Processo de Trabalho
A2 - Ao estudar a temática do trabalho, na Aula 02, pode-se compreender que, na passagem para o mundo capitalista de produção, o trabalho passa a fazer parte de um contrato livremente acordado entre os homens. Deste modo, conforme nos ensina Granemann (2009, p. 228), de um lado têm-se o possuidor do dinheiro, chamado capitalista e, de outro, o possuidor de força de trabalho, chamado proletário. Diante desta reflexão, é possível afirmar que:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	Não há relação de um sistema estritamente econômico no modo de produção capitalista.
	
	B
	O ato de mercadejar a força de trabalho é inexistente diante de um sistema capitalista de produção.
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	O ato da troca de mercadorias entre os sujeitos, dentro do sistema capitalista, é nominado de “Ato de reproduzir a força de trabalho”.
	
	D
	O ato de mercadejar com a força de trabalho é o ato inaugural da sociedade capitalista.
Resposta: d. Conforme as considerações de Granemann (2009), o ato inaugural da sociedade capitalista é o ato de mercadejar com a força de trabalho
	
	E
	A sociedade capitalista com bases igualitárias ao acesso dos meios de produção oportuniza mercadejar com a força de trabalho em condições iguais.

Continue navegando