Buscar

prova de literatura

Prévia do material em texto

1º ) Com base no livro “Linguagem Literária” de Domíncio Proença Filho, elabore um texto dissertativo apontado os elementos distintivos da linguagem literária, bem como as principais características do discurso literários.
O autor contextualiza a aplicação com uma frase uma: "flor nasceu no chão da minha rua!", esta frase é algo que realmente ocorreu e de fácil comprovação. Assim é no nosso dia a dia ao nos comunicarmos, é fácil concluir o que acontece, o discurso foi utilizado como instrumento de informação e de ação.
Em seguida o autor retoma na frase inicial na pagina seis,  e adiciona outros elementos. Visualmente é perceptível a distribuição das palavras no espaço do papel, e ao lermos possui um ritmo característico do texto, entoação e articulação. Além disso, as palavras podem ter sentidos múltiplos, como a plavra flor, que é um elemento vegetal, passa até a condição de símbolo, com significado que vai além de uma flor, devido ao conjunto de palavras que se encontra no lexto. Por isso esta variação de significado só é indentificado levando em consideração a totalidade do texto, pois só assim podemos perceber a diferença entre a dimensão linguística e a dimensão literária.Como o discurso literário é uma criação artística e tambem uma arte verbal, onde pode ser representada realidades do homem, ao analisar o texto o leitor irá fazer uso da sua percepção cultural.
O discurso literário possui diferenças singularizadoras e características específicas: 
Complexidade: Como vimos na frase exemplo, o texto literário vai além dos limites do significado dos signos, atingindo o leitor individualmente no seu lado social e humano, possuindo uma dupla dimensão articulada sendo elas dimensão semiótica e a dimensão transfiguradora do real.
Multisignificação: nesse sentido há um distanciamento da linguagem literária e do chamado grau zero da escrita, que se entende como discurso de plena clareza da comunicação e obedecendo as normas da língua. Mas o texto literário possibilita uma multiplicidade de sentidos que está ligado à cultura e ao saber linguístico. 
Predomínio da conotação: onde o texto literário possui as palavras com seu sentido alterado no contexto em que é empregado, também é agregado significados que vem do sociocultural e da língua veiculada.
Liberdade na criação: podendo haver adesão, transformação ou ruptura na tradição linguística, abrindo para a criatividade do artista. Como o autor complementa que não existe uma gramática normativa para a produção de um texto literário, pois o artista da palavra está provido de uma liberdade de criação. 
Ênfase no significante onde o texto literário está apoiado no significante e no significado. É facilmente compreendido quando substituímos os vocábulos de um texto por sinônimos, onde é perceptível que muda o efeito estético levando em conta o contexto.
Variabilidade: argumenta que o texto literário muda conforme as transformações socioculturais e ideológicas, seja essa mudança manifesta pelo discurso individual ou pelo coletivo.
	Modos de realização: Que pode ser através da prosa ou o em verso. As principais características para manifestação em prosa é uma narrativa de ficção, o que são nascidas da imaginação, podendo ser conto, romance e a novela; a manifestação em verso é constituída por três elementos: o metro, a rima e as formas fixas, possuindo uma repetição no decorrer do texto.
Verso, prosa, gêneros literários: A designação do gênero pode ser lírica, épica e drama; onde em Platão e Aristóteles é perceptível a diferença de poesia lírica, épica e dramática através da representação , já o poeta Horácio propõe separação de gêneros e que não se misturem. Segundo Proença Filho [2007, p.72] “ no século XVI, Predomina, não sem polêmica, adoção de critérios rígidos e fica estabelecido, entre outros princípios, que: lírica é a poesia feita das reflexões do poeta ; dramática é a poesia em que a pessoa do poeta não intervém; Épica é um conglomerado das duas atitudes anteriores.” . Havendo distinções de personagens e assunto para cada gênero. Já para Roman Jakobson, entende o gênero através da estrutura linguística, dividindo em teoria clássica e teoria moderna. Porém os gêneros literários possuem agora várias formas mistas e o surgimento de novas realizações artísticas. 
Afinal ainda existem questões em aberto no discurso literário; a questão do referente que está vinculado ao contexto extraverbal; A intertextualidade onde o discurso literário faz uso de vários textos cruzando-os em nível horizontal, a palavra pertence ao mesmo tempo, e vertical que da direção do corpus literário; e fechamento que é caracterizado por um começo, meio, fim, mas no texto literário pode acontecer de não haver um fechamento ou deste ser implícito no texto.

Continue navegando