Buscar

apol objetiva notação e linguagem musical

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Notação e Linguagem Musical
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] é a disposição de cinco linhas paralelas horizontais e quatro espaços intermediários, onde se escrevem as notas musicais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integral. Ele está disponível em: BOHUMIL, Med. Teoria da Música. 4ª ed. Brasília: Musimed, 2014, p. 14.
Considerando o fragmento de texto e o texto-base da Aula 2 da disciplina Notação e Linguagem Musical, a forma que se utiliza para se registrarem as alturas e as durações da Música é:
Nota: 20.0
	
	A
	o Pentagrama musical.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque “Hoje em dia, na notação da música clássica, padronizou-se o uso de cinco linhas – por isso a pauta é também chamada comumente de pentagrama. No canto gregoriano, a pauta de quatro linhas é utilizada, conhecida por tetragrama. Na grafia de diversos instrumentos de percussão, principalmente aqueles de altura indefinida, uma única linha é o bastante. O número de linhas, portanto, acaba estabilizando-se quando abarca da melhor forma possível as informações musicais, e não necessariamente trata-se de uma regra imutável” (Texto-base Notação e Linguagem Musical, Aula 2, p. 2-3).
	
	B
	o Mordente superior
	
	C
	a Pausa
	
	D
	o Mordente inferior
	
	E
	o Tetragrama musical
Questão 2/5 - Notação e Linguagem Musical
Atente para a partitura a seguir:
Fonte: do autor da questão.
PARA TODOS VEREM: A imagem da partitura possui dois pentagramas (pentagrama é o conjunto de cinco linhas na horizontal e os quatro espaços entre elas - local onde se representa as notas musicais). Ao lado esquerdo do pentagrama superior está escrito “flauta”. Ao lado esquerdo do pentagrama inferior está escrito “violino”. Em ambas as pautas, na extremidade esquerda, está representada a clave de sol na segunda linha. Após este símbolo, nas duas pautas, aparece um número 4 sobre outro número 4, indicando a fórmula de compasso 4 por 4. A melodia escrita na pauta da flauta é exatamente igual à do violino. Segue a descrição por compassos:
Compasso 1: há uma semínima na segunda linha indicando a nota Sol, seguida por uma semínima no primeiro espaço indicando a nota Fá, sucedida por uma semínima na primeira linha indicando a nota Mi, terminando com uma semínima no primeiro espaço indicando a nota Fá;
Compasso 2: há uma mínima na segunda linha indicando a nota Sol, seguida por uma semínima no primeiro espaço indicando a nota Fá, e uma semínima na primeira linha indicando a nota Mi;
Compasso 3: há uma mínima no primeiro espaço indicando a nota Fá, seguida por uma mínima no primeiro espaço suplementar inferior indicando a nota Ré;
Compasso 4: há uma semibreve na primeira linha suplementar inferior indicando a nota Dó. Depois disso, um traço vertical fino ao lado de um mais grosso, indicando o final da partitura.
A partitura acima representa uma melodia que deve ser tocada por dois instrumentos: flauta e violino. As notas musicais são rigorosamente as mesmas nas duas pautas. De acordo com o texto-base da Aula 1 da disciplina Notação e Linguagem Musical, qual característica do som torna possível diferenciar auditivamente os dois instrumentos?
Nota: 20.0
	
	A
	Ritmo
	
	B
	Melodia
	
	C
	Duração
	
	D
	Intensidade
	
	E
	Timbre
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta, porque  o timbre é a característica do som que torna possível indicar a sua fonte. “É o timbre que torna possível diferenciarmos a sonoridade de um trombone ou uma guitarra. Uma propriedade que revela a qualidade ou personalidade dos sons. O timbre concede cor ao som. (Schafer, 1992, p. 63)” (texto-base Notação e Linguagem Musical – Aula 1, p. 9-10.
Questão 3/5 - Notação e Linguagem Musical
Atente para as Claves a seguir:
(1)
(2)
(3)
Fonte: do autor da questão.
PARA TODOS VEREM: A imagem possui três segmentos de pentagramas (pentagrama é o conjunto de cinco linhas na horizontal e os quatro espaços entre elas - local onde se representa as notas musicais). No primeiro há uma clave de Fá na quarta linha. No segundo há uma clave de Dó na terceira linha. E na terceiro há uma clave de Sol na segunda linha.
De acordo com as imagens acima e o texto-base da disciplina de Notação e Linguagem Musical, Aula 2, Tema 02, relacione corretamente as claves abaixo a seus respectivos instrumentos:
1. Clave de Fá
2. Clave de Dó
3. Clave de Sol
(   ) violino
(   ) contrabaixo
(   ) viola 
Agora marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	1–2–3
	
	B
	3–2–1
	
	C
	1–3–2
	
	D
	2–3–1
	
	E
	3–1–2
Comentário: Esta é a resposta correta porque A Clave de Sol é utilizada para leitura Musical do Violino; A Clave de Dó é utilizada para leitura musical da Viola; e a Clave de Fá é utilizada para leitura do Contrabaixo (Aula 2, Tema 02, Videoaula  2, p. 9).
Questão 4/5 - Notação e Linguagem Musical
Atente para a partitura a seguir:
Após esta avaliação, caso queira ver a partitura integralmente, ela está disponível em: BEETHOVEN, Ludwig van. Symphony No. 5: Piano Solo. <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/pm000243.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2019.
Os símbolos circulados na partitura acima indicam as palavras fortíssimo e piano. Eles orientam o instrumentista a tocar muito forte e fraco, respectivamente. De acordo com o texto-base da Aula 1 da disciplina Notação e Linguagem Musical, neste caso a característica do som que sofre variação é:
Nota: 20.0
	
	A
	a intensidade
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque, segundo o conteúdo de Notação e Linguagem Musical - Aula 1, intensidade é o aspecto do som capaz de caracterizá-lo como fraco ou forte. “A intensidade é o parâmetro do som que diz respeito à amplitude da onda sonora. Quanto maior a amplitude, mais forte o som será, quanto menor, mais fraco. Os termos ‘forte’ e ‘fraco’ são os mais apropriados para referir-se à intensidade do som” (Texto-base da Aula 1, p. 6-7).
	
	B
	a melodia
	
	C
	o ritmo
	
	D
	a duração
	
	E
	a frequência
Questão 5/5 - Notação e Linguagem Musical
Atente para a partitura a seguir:
Após esta avaliação, caso queira ver a partitura integralmente, ela está disponível em: MOZART, Wolfgang Amadeus. Divertimento II for Oboe, Clarinet and Bassoon: Clarinet. <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/pm001157.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2019.
PARA TODOS VEREM: A imagem da partitura possui um pentagrama (pentagrama é o conjunto de cinco linhas na horizontal e os quatro espaços entre elas, local onde estão representadas as notas musicais). Na sua segunda linha há uma Clave de Sol. Em seguida tem a indicação da fórmula de compasso representada por um C, que quer dizer quatro por quatro. Depois, há uma figura de mínima localizada na primeira linha, representando a nota Mi, seguida por uma semínima na segunda linha, representando nota Sol, e, por último, uma semínima na terceira linha representando a nota Si bemol.
Na partitura acima há três notas musicais representadas. Considere a nota número 1 como a mais à esquerda, a número 2 como a nota do meio e a número 3 como a mais à direita. De acordo com o texto-base da Aula 1 da disciplina Notação e Linguagem Musical, associe as notas abaixo com suas respectivas caracterizações:
1. Nota 1
2. Nota 2
3. Nota 3
(   ) A  nota mais grave das três.
(   ) A nota mais aguda das três.
(   ) Não é a mais aguda, nem a mais grave entre as três notas.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1-2-3
	
	B
	2-1-3
	
	C
	3-2-1
	
	D
	1-3-2
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque, baseada no texto base Notação e linguagem musical – Aula 1 que trata do princípio de notação musical que estabelece a representação dos sons mais graves nas posições inferiores da partitura, e dos mais agudos nas superiores:. “A afinação de uma nota está diretamente
relacionada com sua altura”. (Texto-base da Aula 01, p. 2-3).
	
	E
	3-1-2

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando