Buscar

ED 2

Prévia do material em texto

Módulo 2
PERGUNTA 1
A Constituição Federal estabelece que, em determinadas situações, projetos de lei aprovados pelo legislativo devem ser ratificados pela vontade popular.
Essas normas realizam o princípio fundamental da:
a) Soberania.
b) Democracia.
c) Participação.
d) Dignidade.
e) República.
PERGUNTA 2
Sobre os fundamentos da República Federativa do Brasil é incorreto afirmar que:
a) Podemos falar na existência de soberania popular quando a soberania reside no povo (fonte do poder) e quando o poder pertence ao povo (titularidade do poder);
b) Todos os preceitos que identificam o regime adotado como democrático são bens reveladores da ideia de Direito ou da ordem de valores acolhida na constituição, refletindo-se, contudo, apenas indiretamente nas normas atributivas de direitos e, portanto, não se impondo diretamente ao intérprete e aplicador das normas constitucionais e legais;
c) A menção à democracia realizada no caput do art. 1º da CF/88 incorpora uma regra prescritiva e não uma regra negativa ou proibitiva, na medida em que obriga a que na expressão e na organização políticas se observem as regras inerentes a uma ordem constitucional democrática;
d) A separação e a interdependência dos poderes, conforme previsto no art. 2º da CF/88, constitui-se em princípio coessencial ao Estado de Direito, não se exaurindo nos órgãos de soberania e nem sequer nos demais órgãos do Estado, abrangendo de igual forma os estados federados e os municípios;
e) Constitui-se em exemplo de dispositivo de natureza constitucional que trata diretamente da dignidade da pessoa humana o previsto no art. 79 do ADCT, que instituiu o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza, com o objetivo de viabilizar a todos os brasileiros acesso a níveis dignos de subsistência e com recursos para serem aplicados em ações suplementares de nutrição, habitação, educação, saúde, reforço de renda familiar e outros programas de relevante interesse social voltados para melhoria da qualidade de vida.
PERGUNTA 3
Considerando o que dispõe a Constituição Federal de 1988 (CF) acerca de princípios fundamentais, assinale a opção correta:
a) Não é fundamento da República Federativa do Brasil a soberania.
b) A República Federativa do Brasil é formada pela união dissolúvel dos estados, municípios e do Distrito Federal (DF).
c) O pluralismo político não é fundamento da República Federativa do Brasil.
d) Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário são poderes da União, dependentes e harmônicos entre si.
e) Constitui objetivo fundamental da República Federativa do Brasil, expresso no texto constitucional, a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.
PERGUNTA 4
Em relação à República Federativa do Brasil, considere:
I. A dignidade da pessoa humana é um dos seus fundamentos.
II. A promoção do bem de todos - sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação - constitui um de seus objetivos fundamentais.
III. O repúdio ao racismo deverá reger as suas relações internacionais.
IV. A igualdade de todos perante a lei é um dos seus princípios sociais.
Está correto o que se afirma APENAS em:
a) I, III e IV.
b) I, II e IV.
c) I, II e III.
d) II, III e IV.
e) I e II.
PERGUNTA 5
Em relação à República Federativa do Brasil, considere:
I. É formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal.
II. Constitui - se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos, dentre outros, a soberania, a cidadania e a dignidade da pessoa humana.
III. Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituição Federal.
IV. É um Estado soberano, democrático e organizado em Estados e Municípios que devem respeitar a dignidade da pessoa humana e a cidadania.
Está correto o que se afirma APENAS em:
a) I, II e III.
b) I, II e IV.
c) I, III e IV.
d) I e II.
e) II, III e IV.
PERGUNTA 6
A República Federativa do Brasil, formada pela união indis­solúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos os que estão elencados no artigo 1.º da Constituição Federal. Dentre os referidos fundamentos, é correto citar a:
a) Independência nacional e a não intervenção.
b) Construção de uma sociedade livre, justa e solidária e a garantia do desenvolvimento nacional.
c) Igualdade entre os Estados e o repúdio ao terrorismo e ao racismo
d) Autodeterminação dos povos e a solução pacífica dos conflitos
e) Soberania e os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.
PERGUNTA 7
A Assembleia Nacional Constituinte foi instituída em 01.02.87. Os trabalhos desempenhados por ela foram os organizados da seguinte forma:
a) Os trabalhos foram desenvolvidos por uma única comissão geral.
b) Os trabalhos foram desenvolvidos apenas por comissões temáticas.
c) Os trabalhos foram desenvolvidos por subcomissões e comissões temáticas
d) Os trabalhos foram desenvolvidos pelos membros da Assembleia Nacional Constituinte organizados por temas.
e) Todas as anteriores estão corretas.
PERGUNTA 8
Com relação ao preâmbulo da Constituição e o ADCT, está correto afirmar que:
a) Deve-se invocar o texto do preâmbulo para conceder ou exigir direitos.
b) ADCT é não faz parte da Constituição Federal, uma vez que são disposições transitórias que foram praticadas entre um regime jurídico e outro.
c) Preâmbulo e o ADCT não têm mais aplicabilidade.
d) O Preâmbulo contém diretrizes gerais quanto à origem e informações sobre os valores que guiaram a elaboração da Constituição, portanto não tem mais aplicabilidade.
e) O artigo 34 do ADCT, determinou a continuidade da vigência das normas constitucionais anteriores relativas ao Sistema Tributário por quatro meses após a promulgação da nova constituição.
PERGUNTA 9
A ordem constitucional considera objetivo fundamental da República Federativa do Brasil:
a) A erradicação da pobreza.
b) A proteção ao Estado Democrático de Direito.
c) A prevalência dos direitos humanos.
d) A defesa da soberania.
e) Nenhuma das anteriores
PERGUNTA 10
O artigo 2º da Constituição Federal consagra o princípio da separação e poderes, o qual não pode ser tocado por emenda constitucional, de acordo com o artigo 60, § 4º, inciso III:
a) A inalterabilidade da separação dos poderes é relativa e não absoluta.
b) Pode ser alterado pelo Judiciário.
c) Trata-se de cláusula pétrea.
d) Pode ser alterado para incluir outro poder.
e) Nenhuma das anteriores
Justificativas
1. B - Representando um avanço em direção à democracia, a sociedade, em seus diversos setores, foi estimulada a contribuir por meio de propostas. As propostas formuladas por cidadãos brasileiros só seriam válidas se representadas por alguma entidade (associação, sindicatos, etc.) e se fosse assinada por, no mínimo, trinta mil pessoas. Os setores da sociedade, compostos por grupos que procuravam defender seus interesses, fizeram pressão por meio de lobbies (grupo de pressão, que exercem influência).
2. B – Conforme o artigo 1º da Constituição Federal, o Brasil é um Estado Democrático de Direito, o que significa dizer que há uma primazia pela lei e a Constituição, pela preservação das liberdades e igualdade de direitos, não é somente legalidade, é direito democrático, significando que democracia qualifica o Estado e, por conseguinte, permeia o Direito produzido por este Estado. O parágrafo único do artigo 1º afirma: Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição, ou seja, somos um Estado democrático, no qual a titularidade do poder se encontra no povo, que pode exercê-lo diretamente ou, como é mais comum, por intermédio de representantes eleitos.
3. E - O objetivo fundamental é construir uma sociedade livre, mais justa e solidária.
4. C - O princípio da igualdade na Constituição Federal de 1988 encontra-se representado, exemplificativamente, no artigo 4º, inciso VIII, que dispõe sobre a igualdade racial; do artigo 5 º, I, que trata da igualdade entre os sexos; do artigo 5º, incisoVIII, que versa sobre a igualdade de credo religioso; do artigo 5 º, inciso XXXVII I, que trata da igualdade jurisdicional. A igualdade de todos é o fundamento do direito natural.
5. A - Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos:
I - A soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo político.
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleito sou diretamente, nos termos desta Constituição.
6. E - Só o Estado Federal tem soberania, os entes que compõem a Federação tem autonomia.
7. C - Instalada a Assembleia Nacional Constituinte em 01.02.87. Não havia um projeto prévio já elaborado, assim não havia diretrizes fundamentais. Dessa forma os trabalhos foram desenvolvidos da seguinte maneira: Formaram 24 subcomissões; 8 Comissões temáticas com Anteprojetos à Comissão de Sistematização - Projeto ‘Cabral’ (5.615 emendas); Fase de apresentação de novas emendas: Projeto com 20.790 emendas de plenário e 122 populares; Novo Substitutivo (‘Cabral 1’) c/ 374 artigos; Início das votações pela Comissão de Sistematização; Surge o CENTRÃO – grupo de parlamentares interpartidários contrário aos critérios regimentais, que excluía o grosso dos parlamentares do efetivo processo decisório. 27.01.88 – Reúne-se o plenário para dar início às votações; julho/88 – Início do segundo turno das votações; Outubro/88 – Promulgação.
8. E - A função do ADCT é trazer alguma regra que excepciona o texto principal, normas que tendem a ter vigência temporária ou regras de transição entre a antiga constituição e a nova, como ocorreram com o artigo 34 do ADCT, que determinou a continuidade da vigência das normas constitucionais anteriores relativas ao Sistema Tributário por quatro meses após a promulgação da nova constituição.
9. A - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais. A pobreza é um dos fatores que promovem a marginalização e a profunda desigualdade econômica e social, impedindo o acesso à saúde, educação, moradia, entre os direitos fundamentais. Com a erradicação da pobreza teremos uma sociedade mais justa, menos desigual e mais desenvolvida.
10. C - Trata-se de uma viga mestra do sistema político da República Federativa do Brasil, e uma garantia para os cidadãos de que não haverá órgão ou pessoa que concentre poderes e, assim, se torne um senhor absoluto, um ditador.

Continue navegando