Buscar

AV2 - DIREITO ADMINISTRATIVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV2 – DIREITO ADMINISTRATIVO 
ALUNO: WALDIR BARROSO DE CARVALHO JUNIOR
1) RESPOSTA: A
2) RESPOSTA: C
3) RESPOSTA: B
4) RESPOSTA: C
5) RESPOSTA: CERTO
6) RESPOSTA: Responsabilidade subjetiva: é aquele que por ato ilícito causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo, os requisitos da responsabilidade subjetiva são o dano, conduta, nexo causal e culpa.
Responsabilidade objetiva: há obrigação de reparação do dano, independentemente de culpa, nos caso que são especificado em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza riscos para os direitos de outrem. Os requisitos da responsabilidade objetiva são conduta, dano e nexo causal. 
7) RESPOSTA: Ambos os controles externo e interno tem a atribuição de realizar a fiscalização COFOP do ente correspondente das entidades de administração direta e indireta no que se refere a legalidade, economicidade e legitimidade, deve se ressaltar que os servidores responsáveis pelo controle interno de cada órgão ao tomarem conhecimento de atos irregulares ou ilegais devem comunicar de imediato o tribunal de contas correspondentes, sob pena de responsabilidade solidaria, o artigo 74 da constituição federal prevê que os três poderes tem um sistema de controle interno, no âmbito do poder executivo federal isso é responsabilidade do ministério da transparência, fiscalização e controladoria-geral da união. 
Já o controle externo é aquele realizado por uma entidade integrante de outro poder, um bom exemplo é do tribunal de contas da união que auxilia ao congresso nacional nessa atividade, o qual dentre outras atribuições, aprecia as contas do presidente da república.
Quanto ao momento que o controle é exercido ele pode ser prévio, concomitante ou ele pode ser a posteriori 
Atualmente, se fala também de uma classificação em relação a finalidade daquela fiscalização, que pode ser operacional, demonstrações financeiras ou de conformidade.
O controle pode ser também hierárquico, decorrente da estrutura vertical dos órgãos, vale ressaltar que o controle hierárquico é sempre controle interno e ele é típico do poder executivo, para finalizar, vale citar que é o conselho nacional de justiça e ao conselho nacional do ministério público compete o controle da atividade administrativa e financeira do poder judiciário e do ministério público respectivamente.

Continue navegando