Buscar

TRATADOS E ALIANÇAS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Prévia do material em texto

TRATADOS E ALIANÇAS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Eixo: Resultado de dois pactos, de 1936, o primeiro chamado Pacto Anticomintern, entre Alemanha e Japão, tratando-se de uma aliança anticomunista contra a URSS, e o segundo, o Eixo Roma-Berlim, uma aliança de amizade entre a Itália de Mussolini e a Alemanha de Hitler, que se encontravam politicamente isoladas na geopolítica europeia. No ano de 1939, Itália e Alemanha estreitaram os seus laços, tornando a aliança militar, através do Pacto de Aço, e em 1940, foi assinado o Pacto Tripartite, consolidando a aliança Alemanha-Itália-Japão.
· Acordo de Munique: Assinado em 1938 por Adolf Hitler, da Alemanha, Benito Mussolini, da Itália, Neville Chamberlain, Primeiro-Ministro Britânico e Édouard Daladier, Primeiro-Ministro francês. O acordo concedia o direito da Alemanha anexar os Sudetos, região da Checoslováquia, que segundo Hitler, correspondia a uma região com cerca de 3 milhões de pessoas etnicamente alinhadas às etnias germânicas.
· Pacto Molotov-Ribbentrop: Assinado em 1939 pelo ministro das relações exteriores da Alemanha, Joachim Von Ribbentrop e o diplomata soviético Viatcheslav Molotov. O Pacto estabelecia a não agressão entre as duas potências, além de estabelecer secretamente a divisão da Polônia.
Aliados: Formalização em Janeiro de 1942 dos Quatro Grandes: Reino Unido, China e URSS, através da Declaração das Nações Unidas todos contrários ao Nazi-Fascismo. Ao final, até 1945, a aliança contava com 26 países em todos os continentes, incluindo o Brasil, que havia entrado ainda em 1942 e a França, que havia formalizado em 1944. 
· Declaração de Moscou: Assinado em 1943, pelos Quatro Grandes, definindo o fim do fascismo, com a rendição da Itália em Setembro daquele ano e estabelecendo punição aos crimes de guerra.
· Conferência de Ialta: Realizada em Fevereiro de 1945 na Crimeia, contendo a presença de líderes da URSS, Reino Unido e EUA, estabelecia a divisão da Europa em zonas de influências de forma rápida, no encaminhamento para o Fim da Guerra. 
· Acordo de Potsdam: Assinado em Julho de 1945 pela URSS, Reino Unido e EUA, definindo a desmilitarização da Alemanha, a perda de territórios anexados antes da guerra, e posteriormente a sua divisão em áreas de influências pelos três países envolvidos, acrescentados a França.
OBS: A diferença do tratado de munique, é que a inglaterra e a França fizeram como modo de parar Hitler e não pediram vantagens. Diferente do molotov que partilhou um país inteiro

Mais conteúdos dessa disciplina