Buscar

CONCEITOS DA ADMINISTRAÇÃO E ÉTICA EMPRESARIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1- CONCEITOS DA ADMINISTRAÇÃO E ÉTICA EMPRESARIAL
Os elementos que são essenciais para o funcionamento de uma empresa são conhecidos pelo nome dos quatro pilares e são: estrutura, cultura, pessoas e processos.
O Mercado Livre é uma organização eficiente porque mantém os quatro pilares em sua base, e são:
· Estrutura: refere-se à forma como a organização é organizada e gerenciada. No caso do Mercado Livre, a empresa opera em 19 países, possui uma plataforma de marketplace e oferece serviços como Mercado Pago e Mercado Envios. A empresa se adaptou à realidade e aos consumidores brasileiros e opera em três modelos diferentes na mesma plataforma (B2B, B2C e C2C).
· Cultura: refere-se aos valores e crenças que são compartilhados pelos membros da organização. No caso do Mercado Livre, a empresa valoriza a inovação e o aprimoramento contínuo de suas operações, do início ao fim da cadeia de suprimentos. A empresa também tem uma cultura voltada para a escalabilidade e crescimento agressivo sem aumentar os custos operacionais na mesma proporção.
· Pessoas: refere-se aos membros da organização e suas habilidades, conhecimentos e atitudes. No caso do Mercado Livre, a empresa possui uma equipe multidisciplinar e diversificada, que busca sempre inovar e oferecer a melhor experiência para os usuários da plataforma.
· Processos: refere-se aos procedimentos e sistemas que a organização utiliza para realizar suas atividades. No caso do Mercado Livre, a empresa possui processos eficientes e uma transportadora própria (Mercado Envios) que entrega os produtos comprados na empresa em tempo recorde nas principais cidades do país.
É importante ressaltar que a visão, missão, estratégia e tecnologia também são importantes para uma organização, mas não são os quatro pilares que caracterizam uma organização. A visão, missão e estratégia são elementos que fazem parte do planejamento estratégico da organização e a tecnologia é um recurso que pode ser utilizado para apoiar os processos da organização.

Outros materiais