Buscar

Avaliação I - Individual quantitativos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 - Em uma pesquisa, pode ocorrer de acontecer que uma amostra seja mal escolhida, o que pode acarretar em erros na pesquisa. Por exemplo, se uma pesquisa avalia a opinião pública sobre a administração municipal sem levar em conta a distribuição demográfica da cidade, ou os diferentes bairros, pode-se chegar a uma conclusão totalmente parcial. Existem outros tipos de erros que podem ocorrer em uma pesquisa estatística. Com relação a esses erros, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Em uma pesquisa podem ocorrer erros de respostas.
( ) Em uma pesquisa podem ocorrer erros de falta de respostas.
( ) Em uma pesquisa podem ocorrer erros de delineamento.
( ) Em uma pesquisa podem ocorrer erros populacionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
R:V - V - V - F.
2 - Tabelas estatísticas, também chamada séries estatísticas, podem ser definidas como um conjunto de dados estatísticos, que se associam a um fenômeno e que são dispostos em uma ordem de classificação. Sobre os tipos de séries, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Série categórica.
II- Série territorial.
III- Série histórica.
( ) Aquelas em que a variável apresentada é o tempo.
( ) Aquelas cuja variável apresentada é o local.
( ) Aquelas cuja variável apresentada é o fato.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
R: III - II - I.
3 - Estatística é um conjunto de métodos usados para se analisar dados. Ela pode ser aplicada em praticamente todas as áreas do conhecimento humano. No entanto, para que seus resultados sejam confiáveis, é necessária a compreensão de alguns conceitos que compõem o conjunto estatístico. Sobre o exposto, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Variáveis. 
II- Amostra.
III- População.
IV- Variável qualitativa.
V- Variável quantitativa.
( ) O conjunto de elementos que queremos abranger em nosso estudo. São os elementos para os quais desejamos que as conclusões oriundas da pesquisa sejam válidas.
( ) As características que podem ser observadas ou medidas em cada elemento da população, sob as mesmas condições.
( ) Quando os possíveis resultados de uma variável são números.
( ) Parte dos elementos que formam o universo da pesquisa.
( ) Quando os possíveis resultados são atributos que expressão qualidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
R:III - I - V - II - IV.
4 - O método estatístico pode nos ajudar a tomar decisões científicas e inteligentes em tais situações. Decisões tomadas pela utilização de métodos estatísticos são chamadas de suposições fundamentadas. Assim como quase todos os campos de estudo, a estatística apresenta dois aspectos. Sobre eles, assinale a alternativa CORRETA:
R: Teórico e aplicado.
5 - Numa pesquisa sobre a preferência por dois hotéis (I e II) que atendem grupos de estudantes, foram entrevistadas 137 pessoas que já frequentaram os dois hotéis. Do total, 89 afirmaram preferirem o hotel II. Considerando que a proporção se mantém quando os grupos escolhidos têm as mesmas características, quantos entrevistados aproximadamente devemos encontrar preferindo o hotel II, se forem consultadas 600 pessoas?
R: 390 entrevistados aproximadamente.
6 - Os dados estatísticos referentes a um fenômeno precisam de uma classificação. Essa classificação deve levar em conta a variável, onde ele foi observado e a época a que ele se refere. A classificação possibilita dividir as tabelas estatísticas em três tipos: séries ou tabelas estatísticas simples, séries ou tabelas de dupla entrada e séries ou tabelas de frequências. Quanto às séries estatísticas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As séries estatísticas simples são aquelas compostas por apenas duas colunas: uma destinada às categorias possíveis da variável, e a outra, aos dados propriamente ditos.
( ) As series estatísticas históricas ou temporais são aquelas onde a variável apresentada é o tempo enquanto o local e o fato observado permanecem fixos.
( ) As séries geográficas são aquelas em que a variável é o tempo onde o fenômeno é observado, enquanto o local e o fato observado permanecem fixos.
( ) As séries estatísticas específicas ou categóricas são aquelas em que a variável é o fato observado, enquanto o tempo e o local onde o fenômeno é observado permanecem fixos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
R: V - V - F - V.
7 - Variável é o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno, quando são feitas sucessivas medidas. São as características que podem ser observadas (ou medidas) em cada elemento da população. Com relação à classificação de variáveis quantitativas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A altura de uma pessoa é uma variável quantitativa contínua. 
( ) O peso de uma pessoa é uma variável quantitativa nominal.
( ) A velocidade de um automóvel é uma variável quantitativa ordinal.
( ) A cor de um automóvel é uma variável quantitativa nominal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
R: V - F - F - F.
8 - Para muitas coisas na vida existem métodos. Quando estudamos métodos quantitativos não é diferente. Métodos é uma palavra que tem derivação na língua grega - methodos. "Met" quer dizer "através de" ou "por meio de", e "hodós" significa "caminho". Portanto, sobre o significado da palavra métodos, assinale a alternativa CORRETA:
R: Caminho para a meta.
9 - A estatística é o campo da matemática que relaciona fatos e números em que há um conjunto de métodos que nos possibilita coletar dados e analisá-los, assim, sendo possível realizar alguma interpretação deles. Sobre a quinta fase do método estatístico, assinale a alternativa CORRETA:
R - É na quinta fase do método que se apresentam os dados.
10 - Desde a remota antiguidade, os governos têm se interessado por informações sobre suas populações e riquezas, tendo em vista, principalmente, fins militares e tributários. O registro de informações perde-se no tempo. Sobre os exemplos da origem da estatística descritiva, analise as sentenças a seguir:
I- Balancetes do Império Romano.
II- Inventário das posses de Carlos Magno.
III- Registros de propriedades privadas na França.
Assinale a alternativa CORRETA:
R: As sentenças I e II estão corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais