Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Clebiane de oliveira correia 
Matrícula 01391277
Curso Enfermagem
A função primordial do estatuto do idoso é funcionar como uma carta de direitos, fornecendo os meios pelos quais o poder público controla o melhor tratamento para o idoso. Destinado a regular os interesses e a segurança dos idosos. A lei está em vigor desde 2004 e é uma importante ferramenta de cidadania e proteção para pessoas com 60 anos ou mais que tenham feito uma contribuição significativa para a sociedade.
Seus 118 artigos tratam de questões fundamentais que vão desde a prioridade da segurança do idoso, aos aspectos relacionados ao transporte, aos direitos à liberdade, à dignidade e à vida, além de esclarecer as funções das entidades que atendem a esta categoria, discutindo questões. A lei foi criada para ajudar e ampliar as proteções e penas mais duras para crimes cometidos por pessoas com 60 anos ou mais. Além disso, estipula garantias de educação, cultura, esporte, lazer e manutenção da saúde física e mental.
Que direitos são garantidos pela Lei do Idoso? A Lei nº 10.741 de outubro de 2003 sobre a Lei do Idoso garante os direitos das pessoas com 60 anos ou mais (art. 1º). Para tanto, aborda questões familiares e de saúde, discriminação contra pessoas idosas e violência. E protegê-los dessa forma. Os idosos também têm direito ao livre acesso a medicamentos, especialmente os de uso contínuo, bem como a próteses e outros recursos relacionados ao tratamento. Proibir planos de saúde de cobrar valores diferentes sem motivo de idade.
O Artigo 9 da Lei do Idoso prevê o direito à vida das pessoas com 60 anos ou mais. Ele disse que é dever do Estado proteger a vida e a saúde dos idosos. Isso se dá por meio da implementação de políticas públicas sociais que possibilitem um envelhecimento saudável e em condições dignas. Liberdade, respeito e dignidade algumas responsabilidades não dependem de dinheiro, ao contrário de outras que derivam quase inteiramente do Estado, pois dependem de recursos públicos. É o caso dos direitos à liberdade, ao respeito e à dignidade. Nesses casos, a obrigação não cabe apenas ao Estado, mas à sociedade como um todo. Dito isto, também é responsabilidade da sociedade garantir a liberdade, o respeito e a dignidade dos idosos como seres humanos.
Também há planos de oferecer assistência integral à saúde do idoso no Sistema Único de Saúde (SUS), com oportunidades universais e igualitárias. Idosos com deficiência devem receber atendimento especializado. A lei também trata dos direitos dos idosos à educação, cultura, esportes, lazer e recreação. Além disso, a norma estipula que o idoso só precisa pagar 50% do valor do ingresso para participar das atividades culturais. O estatuto também assegura o direito do idoso de exercer atividades profissionais respeitando sua condição física e mental. Portanto, a discriminação de idade no local de trabalho e o estabelecimento de limites de idade são proibidos.
Ao longo desse tempo, teve as seguintes alterações que este importante instituto jurídico sofreu. A primeira alteração no EI foi em 2007, com o acréscimo do benefício do salário mínimo para idosos sem renda e sem família para lhe sustentar. Em 2008 foi incluída como prioridade a restituição do Imposto de Renda. Também neste ano se permitiu que as transações relacionadas com alimentos pudessem ocorrer perante o Defensor Público, estando este apto para referendá-las.
Referencias:
https://www.gov.br/secretariageral/pt-br/noticias/2022/julho/lei-altera-o-nome-do-estatuto-do-idoso-para-estatuto-da-pessoa-idosa
https://cmpprev.com.br/blog/estatuto-do-idoso-resumido/

Mais conteúdos dessa disciplina