Buscar

Breve Resumo Sobre o Sistema Estadual de Ensino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Introdução
O ensino no Brasil é organizado e estruturado de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da educação (LDB) lei n.º 9.394/96, que estabelece a finalidade da educação no Brasil. A LDB, por sua vez, está vinculada às diretrizes da Constituição Federal de 1988, respectivamente obedecem às Emendas Constitucionais em vigor.
Para a regulamentação do ensino na esfera estadual, sua legislação inclui:
· a Constituição Federal;
· a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
· os pareceres e resoluções do Conselho Nacional de Educação;
· resoluções, portarias e pareceres do Conselho Estadual de Educação;
· a Legislação Estadual de Diretrizes e Bases do Sistema Educativo;
· decretos e atos administrativos do Poder Executivo;
Os órgãos responsáveis pela educação em nível estadual são a Secretária Estadual de Educação (SEE), o Conselho Estadual de Educação (CEE), a Delegacia Regional de Educação (DRE) ou Subsecretaria de Educação, que buscam desenvolver e coordenar políticas públicas de educação básica, inclusivas e de qualidade, garantindo plenas condições do funcionamento da rede, promovendo a formação integral dos estudantes, com vistas ao exercício da cidadania e à inserção no mundo do trabalho.
Como funciona o sistema educacional brasileiro
A educação brasileira é regulamentada pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que define os princípios orientadores da organização de programas educacionais. Os governos locais são responsáveis por estabelecer programas educacionais estaduais e seguir as orientações utilizando os financiamentos oferecidos pelo Governo Federal. As crianças brasileiras têm que freqüentar a escola no mínimo por nove anos, porém a escolaridade é normalmente insuficiente.
Segundo o que determina a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) a educação no Brasil deve ser gerida e organizada separadamente por cada nível de governo. O Governo Federal, os Estados, o Distrito Federal e os municípios devem gerir e organizar seus respectivos sistemas de ensino. Cada um desses sistemas educacionais públicos é responsável por sua própria manutenção, que gere fundos, bem como os mecanismos e fontes de recursos financeiros. 
O Sistema Estadual de Ensino
O sistema estadual de ensino é responsável por grande parte dos estudantes de vários graus e modalidades de ensino, professores, servidores, unidades escolares públicas e privadas, além de exercer o controle sobre o ensino supletivo e os cursos livres que ocorrem fora do âmbito escolar, assumindo ainda funções de manutenção do ensino nessa esfera, também exerce funções normativas, deliberativas, consultivas e fiscalizadoras nas redes oficial e particular. 
O sistema estadual de ensino, bem como o do Distrito Federal, conforme previsto na Constituição Federal de 1988, em seu artigo 24, podem legislar concorrentemente sobre a educação, a cultura, o ensino e desporto, excluindo dessa atribuição os municípios. A Lei de Diretrizes e Bases trás, em seu artigo 5, § 1º, três competências dos Estados e Municípios em regime de colaboração com a assistência da União, sendo elas o recensear da população em idade escolar para o ensino fundamental, jovens e adultos que a ele não tiveram acesso; fazendo a chamada pública e zelando, juntamente aos responsáveis, pela frequência escolar. Dessa forma, os estados, por meio de seus sistemas de ensino, devem proporcionar acesso à educação e legislar sobre ela e o ensino, assumindo a função de disciplinar a educação particular, fundamental e média em suas especificidades federativas, dando um caráter mais “estadualista” à educação brasileira.
Organização
A LDB, em seu artigo 10, incisos I e III, explicita que os estados estão incumbidos de organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino; e elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e os planos nacionais de educação, integrando e coordenando suas ações e as dos seus municípios. Os incisos IV trazem as temáticas de autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino; baixar normas complementares para o seu sistema de ensino; assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio. O Inciso VII foi incluído pela lei nº 10.709, de 31 de julho de 2003 na LDB, tendo como principal fonte assegurar o transporte escolar aos alunos da rede estadual.
Abrangência 
Em seu artigo 17, temos a visão dos sistemas de ensino dos estados e do Distrito Federal compreendendo: as instituições de ensino mantidas, respectivamente, pelo poder público estadual e pelo Distrito Federal; as instituições de educação superior mantidas pelo poder público municipal; as instituições de ensino fundamental e médio, criadas e mantidas pela iniciativa privada; os órgãos de educação estaduais e do Distrito Federal. Ainda por esse artigo, tem-se um parágrafo único no qual está dito que as instituições de educação infantil, criadas e mantidas pela iniciativa privada, integram seu sistema de ensino.
E, embora tradicionalmente a responsabilidade dos sistemas estaduais recair sobre o ensino fundamental e médio, a maioria dos estados brasileiros já dispõem de universidades estaduais.
Assistência Financeira e Condicionamento 
O artigo 87, em seu § 6º, promove a assistência financeira da União aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, bem como a dos Estados aos seus Municípios, ficam condicionadas ao cumprimento do art. 212 da Constituição Federal e dispositivos legais pertinentes pelos governos beneficiados.
 
Legislação Educacional, adaptação à LDB, prazo 
O artigo 88, diz que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios adaptarão sua legislação educacional e de ensino às disposições desta Lei no prazo máximo de um ano, a partir da data de sua publicação.
Superintendência de Gestão do Sistema Estadual de Educação
Superintendência de Gestão do Sistema Estadual de Educação, órgão finalístico diretamente subordinado ao titular da SEE, atua na direção do processo de articulação, inspeção, normatização, cooperação e apoio técnico ao desenvolvimento das redes estadual, municipal, privadas e comunitárias integrantes do Sistema Estadual de Educação, no sentido de promover a efetivação das políticas e diretrizes da educação básica, sendo estruturada com as seguintes Diretorias:
I - Diretoria de Apoio Técnico às Redes;
II - Diretoria de Apoio ao Desenvolvimento da Educação;
III - Diretoria de Articulação Institucional.
A Superintendência de Gestão do Sistema Estadual de Educação opera de forma descentralizada no atendimento das demandas das redes de ensino junto às CREs, observadas as normas estabelecidas para tal descentralização. 
Conclusão
Cada instituição de ensino tem, de maneira democrática, sua parcela de liberdade para definir suas próprias normas de gestão, visto suas peculiaridades e levando em conta sua região. É claro que essas normas devem também submeter-se aos órgãos citados anteriormente, sem interferir em suas decisões e ordens de organização e estrutura do sistema de ensino, além de levar em conta o princípio básico de uma educação de qualidade, gratuita e de ampla competência, buscando levar o aprendizado de maneira estruturada para a sua população.

Continue navegando