Buscar

Resumo de Git

Prévia do material em texto

Resumo de Git
Git é um sistema de controle de versão distribuído que permite gerenciar o histórico de alterações de arquivos de código-fonte. Git foi criado em 2005 por Linus Torvalds, o mesmo criador do kernel do sistema operacional Linux. Git é usado por muitos projetos de software, tanto comerciais quanto de código aberto.
Com Git, cada desenvolvedor tem uma cópia local do repositório, que contém todo o histórico de versões do projeto. Isso significa que os desenvolvedores podem trabalhar de forma independente e offline, sem depender de um servidor centralizado. Além disso, Git oferece um modelo de ramificação flexível, que permite criar e mesclar branches (ramos) de forma rápida e fácil.
Um branch é uma linha de desenvolvimento paralela que pode conter alterações experimentais, novas funcionalidades ou correções de bugs. Por exemplo, se um desenvolvedor quer adicionar um novo recurso para a versão 2.0 do software, ele pode criar um branch chamado "feature-2.0" a partir do branch principal (geralmente chamado de "master" ou "main"). Nesse branch, ele pode fazer commits (registros) das suas alterações com mensagens descritivas. Depois, ele pode voltar para o branch principal e continuar trabalhando em outras tarefas, ou mesclar o seu branch com o principal para integrar as suas alterações.
Para visualizar o histórico de versões do projeto, Git oferece vários comandos e ferramentas. Um dos mais usados é o comando "git log", que mostra uma lista dos commits feitos no branch atual, com informações como autor, data, mensagem e identificador (hash). Outro comando útil é o "git diff", que mostra as diferenças entre dois commits, dois branches ou dois arquivos.
Um exemplo de uso do Git é o seguinte:
- Um desenvolvedor clona um repositório remoto (hospedado em um serviço como GitHub) para o seu computador local usando o comando "git clone".
- Ele cria um novo branch para trabalhar em uma funcionalidade usando o comando "git checkout -b feature-x".
- Ele faz alterações nos arquivos de código-fonte e usa o comando "git add" para adicionar os arquivos modificados à área de preparação (staging area).
- Ele usa o comando "git commit -m 'mensagem'" para fazer um commit das suas alterações com uma mensagem descritiva.
- Ele repete os passos 3 e 4 até terminar a sua funcionalidade.
- Ele usa o comando "git push" para enviar o seu branch para o repositório remoto.
- Ele abre um pedido de mesclagem (pull request) no serviço remoto para solicitar que o seu branch seja mesclado com o branch principal.
- Outro desenvolvedor revisa o seu código e aprova ou sugere melhorias.
- Se aprovado, o branch é mesclado com o principal e a funcionalidade é integrada ao projeto.

Continue navegando