Buscar

Diabetes tipo 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

É uma doença metabólica causada por alto índice de glicose (açúcar) no sangue.
As complicações do diabetes podem levar a: Danos à retina, problemas cardíacos, alterações metabólicas, lentidão em cicatrizações, insuficiência renal, lesões e infecções nos pés. 
O diabetes tipo II, pode ser causado por fatores genéticos ou hábitos de estilo de vida.
Principais sintomas são: Aumento da sede, aumento do apetite, aumento do volume urinário. 
Essa insulina, junto com a glicose e a gordura, segue pela corrente sanguínea ate as células do corpo. E dentro da célula que acontece o metabolismo destas substâncias. 
Como funciona o metabolismo normal de glicose? Tudo começa com o alimento (carboidrato, açúcar e gordura); gordura e glicose são digeridas pelo organismo e distribuídas pela corrente sanguínea; a glicose então segue para o pâncreas lá dentro, as células beta do pâncreas recebem a glicose, juntos com íons cálcio, o que gera a liberação de insulina.
 4 tipos diferentes de proteínas 
ENPP-1 Recebe insulina IRS Fosforila a insulina (usada para ativar a GLUT-4, que permite a entrada da glicose na célula). GLUT 4 Recebe glicose CAPN-10 Decompõe gordura 
	
 Essas proteínas são
 Sintetizadas no nosso DNA. 
 O ribossomo traduz as bases do RNAm,
 formando as proteínas IRS.
 O mesmo processo ocorre com outras proteínas O piruvato é metabolizado dentro da mitocôndria e libera energia (ciclo de Krebs).
AS proteínas são fundamentais para o metabolismo da glicose e da gordura; uma vez dentro da célula, algumas glicoses se combinam formando glicogênio. Já outras glicoses recebem elétrons e se transformam em piruvatos.
O que pode causar diabetes tipo II? 
Mutação no gene que produz Mutação no receptor Mutação no receptor Excesso de gordura a proteína IRS da insulina ENPP-1 de glicose GLUT-4Excesso de gordura Decomposição de gordura pela CAPN-10nao é suficiente, o acumulo de gordura obstrui os canais das proteínas ENPP-1 E GLUT-4 e aumento de glicose, insulina e gordura na circulação sanguínea. 
GLUT-4 defeituoso não consegue deixar a glicose passar para dentro da célula o que causa acúmulo de glicose no meio extra e na circulação sanguínea.
EPP-1 não se abre para receber a insulina, o que resulta em acúmulo de glicose e insulina no meio extra e na circulação sanguínea.
IRS com mutação não consegue fosforilar a insulina, o que resulta em acumulo de glicose no meio extracelular e na circulação sanguínea. 
 
 
Tratamento do diabetes tipo II busca reduzir os níveis de glicose e gordura no sangue, através das seguintes medidas: 1- Alimentação balanceada 2- Praticar atividades físicas 3- Parar de fumar 4- Acompanhamento médico regular

Continue navegando