Buscar

relatório quimica

Prévia do material em texto

Procedimento Experimental
· Padronização da solução de hidróxido de sódio
Uma solução após a padronização é denominada padrão, porém só poderá ser considerado padrão se o seu reagente for padrão, para isso á determinadas condições a seguir: Possuir massa molecular elevada; ser estável em temperatura ambiente; ter pureza elevada; não deve ser hidroscópico.
Quando os reagentes não obedecem á esses critérios há a necessidade de serem padronizadas.
Para iniciar o processo de padronização é necessário posicionar a bureta no suporte e lavá-la duas vezes com a solução de NaOH ao deixar escoar completamente em seu interior, para garantir que ela esteja limpa e não ocorra contaminação. Se houver contaminantes, a solução apresentará bolhas e tais contaminantes podem interferir na tensão superficial impedindo que se observe o menisco. O líquido escorrido é geralmente descartado, porém, para este procedimento este líquido foi reutilizado.
Após a limpeza, é preciso zerar a bureta. É colocado no interior da bureta a solução de NaOH até que a parte inferior do menisco coincida exatamente com a divisão zero.
Em uma placa de petri foi colocado o biftalato de potássio para pesar, em uma balança semi-analítica, afim de chegar á um valor próximo de 0,100g. O valor encontrado foi 0,99g. O biftalato foi levado para o Erlenmeyer e dissolvido em 100 mL de água destilada. Foi acrescentada 2 á 3 gotas de fenolftaleína, que é um indicador de ácido - base. Em seguida, o Erlenmeyer foi posicionado sob a bureta para gotejar a solução de NaOH até que a solução obtenha um leve excesso da base apresentando tonalidade rosa claro que indica o ponto de equilíbrio. Há uma técnica que deve ser seguida para o manuseio no experimento: segurar a torneira da bureta com a mão esquerda e o gargalo do Erlenmeyer com a mão direita. Usando a mão esquerda, abrir cuidadosamente a torneira da bureta e gotejar a solução de NaOH na solução de biftalato de potássio.
Se formar uma tonalidade de rosa escuro, é dita que a solução capotou. Isso se dá devido ao excesso de base (NaOH).
Ao gotejar a solução de NaOH, é necessário que seja observado o volume da solução no interior da bureta que foi necessária para neutralizar a solução.
Considerando que de solução de foram titulados com 0,1mol de solução de hidróxido sódio (NaOH)

Continue navegando