Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA BIOESTATISTICA

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA 
Milena Pelicer Ribeiro 
47010874
Biomedicina
 Ao analisar o artigo “Fatores associados a não realização de consulta médica nos 12 meses anteriores a entrevista concedida por adultos e idosos em Rio Grande, Rio Grande do Sul, em 2016: estudo transversal”, nota-se que a bioestatística é aplicada em vários contextos como no diagnostico, levantamento de ocorrência e na comprovação de eficácia de medicamentos.
 No estudo, verifica-se, que o mesmo tem como objetivo analisar fatores que levaram pessoas a não realizarem consultas medicas por determinado período, 12 meses, foram consultados 1297 indivíduos. A probabilidade da seleção de um indivíduo, com idade média de 46 anos e mediana renda familiar per capta de R$ 1.000, que não realizou consultas durante o período é de 77,01%.
 A avaliação da significância estatística, tem como finalidade, identificar quais fatores contribuíram ao não comparecimento em consultas medicas, sendo estes: faixa etária (0,15), raça/cor da pele (0,51), morar sozinho (0,78), renda familiar (0,34), a não utilização desse serviço foi menor entre os mais pobres e naqueles com pior estilo de vida, pois os mesmos tendem a usufruir do sistema de saúde pública para atendimento.
O intervalo de confiança é apresentado nesse estudo, em geral, é menor que 1, o que denota ser um evento protetor, o IC95%, significado que 19 em 20 amostras produzem intervalos de confiança.
Bibliografia:
SIELO BRASIL: Fatores associados a não realização de consulta médica nos 12 meses anteriores a entrevista concedida por adultos e idosos em Rio Grande, Rio Grande do Sul, em 2016: estudo transversal https://www.scielo.br/j/ress/a/qFWFpg3Xtq4WBxYNKNTzmJs/?lang=pt#.

Continue navegando

Outros materiais