Buscar

Relações Internacionais - Prova AP2

Prévia do material em texto

Relações Internacionais – Prova AP2
	
	Tentativa
	Tempo
	Pontuação
	MAIS RECENTE
	Tentativa 1
	34 minutos
	25 de 25
Pontuação deste teste: 25 de 25
Enviado 5 jun em 23:09
Esta tentativa levou 34 minutos.
 
Pergunta 1
2,5 / 2,5 pts
“Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em julho de 2018, as exportações do agronegócio brasileiro atingiram US $9,73 bilhões, superando em 17,8% o valor de julho de 2017. O montante representou 42,5% das vendas externas totais do Brasil nesse mês, que somaram US $22,87 bilhões. As importações tiveram crescimento de 20,5% sobre julho de 2017, chegando a US $1,26 bilhão. Diante desses números, o superávit do agronegócio brasileiro foi de US $8,46 bilhões, saldo recorde para meses de julho.
Os cinco principais setores com maior participação na pauta de exportação do agronegócio no período foram: complexo soja (50,9%), carnês (17,7%), produtos florestais (10,6%), complexo sucroalcooleiro (6,5%) e cereais, farinhas e preparações (2,5%).
Em conjunto, as vendas externas dos cinco setores mencionados representaram 88,2% do total exportado pelo agronegócio brasileiro nesse mês. Em julho de 2017, o percentual foi de 82,9%, implicando, portanto, aumento do nível de concentração da pauta.”
Fonte: FIES. Balança Comercial Brasileira do Agronegócio - Julho 2018. Disponível em: http://www.fiesp.com.br/indices-pesquisas-e-publicacoes/balanca-comercial/attachment/file-20180810200857-bca2018/Links to an external site.. Acesso em: 11 fev. 2021.
Avalie a relação proposta entre as asserções a seguir:
I. A economia brasileira dependeu quase que exclusivamente das exportações dos chamados commodities agrícolas, caracterizando o Brasil como uma economia agroexportadora.
PORQUE
II. A balança comercial registrou déficit recorde do agronegócio brasileiro.
Sobre essas duas afirmativas, é correto afirmar que:
Correto!
  
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
 
  
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
 
  
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
 
  
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
 
  
As asserções I e II são proposições falsas.
 
A Balança Comercial Brasileira apresenta, majoritariamente, superávit como saldo de 2000 até 2019, com exceção dos anos 2014 e 2000. Consultando as bases de dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), nota-se que há um predomínio de exportação de produtos básicos. Isso classifica o Brasil como exportador de commodities, em virtude das riquezas naturais que o país possui, possibilitando uma agricultura com inclinação natural à exportação.
 
Pergunta 2
2,5 / 2,5 pts
Os fragmentos a seguir fazem parte da entrevista concedida pelo economista Sérgio Besserman Vianna, ex-presidente do IBGE (durante o governo Fernando Henrique Cardoso) ao jornal Valor Econômico (ed. 02/10/09). Sérgio assina o capítulo “A sustentabilidade do Brasil” do livro Brasil Pós-crise: agenda para a próxima década, organizado pelos economistas Fabio Giambiagi e Octavio de Barros.
“Valor: Como fica o Brasil na descarbonização de sua economia?
Besserman: É uma imensa oportunidade. Temos grandes vantagens comparativas neste mundo de baixo teor de carbono, como a nossa matriz energética, que já é mais limpa, ou políticas benéficas em si, como a redução do desmatamento da Amazônia. Temos que fazer modificações na logística, como no nosso setor de transportes. Estas vantagens comparativas podem se tornar vantagens competitivas.”
Nesse fragmento, Besserman se refere à vantagem comparativa, a qual, segundo a literatura, argumenta que:
  
um governo pode reunir recursos para estimular o desenvolvimento de perícia em setores considerados valiosos para a nação.
 
  
provem de ativos ou competências distintivas de uma empresa.
 
  
as nações devem buscar a maximização da sua riqueza exportando mais do que importando.
 
Correto!
  
pode ser benéfico para dois países comercializarem sem barreiras, contanto que um seja mais eficiente em produzir bens ou serviços necessitados pelo outro.
 
  
um país se beneficia produzindo somente aquilo em que detenha vantagem absoluta.
 
É proveitoso para dois países comercializarem entre si. Mesmo que um deles tenha vantagem absoluta na produção de todos os produtos. Ricardo demonstrou que o que importa não é o custo absoluto de produção, mas a razão entre a facilidade com que ambos podem produzir [...]. Segundo o princípio da vantagem comparativa, pode ser benéfico para dois países comercializarem sem barreiras, contanto que um seja mais eficiente em produzir bens ou serviços necessitados pelo outro.
 
Pergunta 3
2,5 / 2,5 pts
A Nova Ordem Mundial foi uma expressão assinalada no momento da queda do Muro de Berlim e da dissolução da URSS. Pode-se afirmar que, após o encerramento da Guerra Fria, o cenário geopolítico mundial caracteriza-se pela:
  
expansão imperialista das potências europeias e o desenvolvimento acelerado de armas nucleares.
 
  
articulação de uma política de neutralidade mundial e a adesão dos países emergentes à OTAN.
 
  
desintegração das organizações internacionais e a adoção de leis de direitos políticos, sociais e ambientais por países-membros da ONU.
 
Correto!
  
crescente multipolaridade de poder econômico e emergência dos grandes países em desenvolvimento.
 
  
ausência de um poder supracontinental e de um governo mundial capaz de impor regras universais.
 
Tomando como importância o plano econômico, o mundo atual é nitidamente multipolar, como exemplificam a força econômica da União Europeia ou de países do Extremo Oriente, como o Japão e a China.
 
Pergunta 4
2,5 / 2,5 pts
Avalie a relação proposta entre as seguintes asserções a seguir:
 
I. A Empresa Multinacional (EMN) é considerada o agente mais importante da globalização e pode ser definida como uma empresa que controla e administra estabelecimentos de produção localizados, pelo menos, em dois países, desempenhando diferentes atividades por meio de subsidiárias e filiais comandadas a partir de uma sede que se situa no país de origem.
PORQUE
II. Atualmente as EMNs se restringem apenas a grandes corporações. Pequenas e médias empresas (PME) não fazem parte desse seleto grupo.
Sobre essas duas afirmativas, é correto afirmar que:
  
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
 
  
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
 
Correto!
  
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
 
  
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
 
  
As asserções I e II são proposições falsas.
 
A Empresa Multinacional (EMN) é considerada o agente mais importante da globalização e pode ser definida como uma empresa que controla e administra estabelecimentos de produção localizados, pelo menos, em dois países.
Deve-se salientar, contudo, que atualmente as EMNs não se restringem apenas a grandes corporações. Pequenas e médias empresas (PME) também estabelecem operações no exterior com maior frequência. (CAVUSGIL; KNIGHT; RIESENBERGER, 2010).
 
Pergunta 5
2,5 / 2,5 pts
Apesar de terem sido definidas como uma ciência autônoma, o campo de estudos das Relações Internacionais se notabiliza por ser multidisciplinar, isto é, nutre-se de outras ciências sociais para compreender o “internacional”, que se apresenta multidimensional, de forma que se transforma em um espaço singular onde convergem várias ciências sociais para dar conta da complexidade de fenômenos que estuda. 
 
Assinale a alternativa que apresenta outras ciências responsáveis por contribuir para a compreensão das Relações Internacionais.
  
Direito, Lógica e Psicanálise.
 
  
Geografia, História e Matemática.
 
  
Filologia, Economia e Administração.
 
Correto!
  
História, Geografia e Ciência Política.
 
  
Ciência Política, Psicologia Social e Física.
 
Apesar de terem sido definidas como umaciência autônoma (CASTRO, 2012), as Relações Internacionais foram construídas a partir dos alicerces de outras ciências, como Direito, História, Geografia, Filosofia, Economia e Ciência Política. Portanto, é uma disciplina de caráter multidisciplinar que se nutre dessas outras ciências sociais para compreender o “internacional”, que se apresenta multidimensional, de forma que se transforma em um espaço singular onde convergem várias ciências sociais para dar conta da complexidade de fenômenos que estuda.
 
Pergunta 6
2,5 / 2,5 pts
(ENADE - 2015) Muitas empresas iniciam a própria internacionalização por meio de exportação, evoluindo, posteriormente, para investimento internacional. Uma das teorias de comércio aponta que um fator relevante para a escolha do país no qual investir é a distância psíquica. Alguns itens podem diminuir a distância psíquica, dentre eles a:
Correto!
  
proximidade geográfica.
 
  
existência de poucas barreiras comerciais.
 
  
existência de mão de obra barata.
 
  
matéria-prima abundante.
 
  
maturidade do mercado.
 
Segundo o conceito de distância psíquica, as empresas tendem a procurar mercados similares ao doméstico, para, posteriormente, se arriscar com mercados menos semelhantes do ponto de vista cultural, econômico etc. (ROCHA; ALMEIDA, 2006). Assim, pode-se observar no relatório da Fundação Dom Cabral de 2018, intitulado Trajetórias de internacionalização das empresas brasileiras, que os países da América do Norte e América Latina continuam concentrando grande parte das empresas brasileiras. Isso pode corroborar, no caso brasileiro, a escolha das empresas brasileiras por países culturalmente semelhantes e, inclusive, geograficamente próximos para suas operações internacionais.
 
Pergunta 7
2,5 / 2,5 pts
Falar de teorias é falar de explicações lógicas, nesse caso, sobre os alicerces do comércio e investimento internacional. Dessa maneira, essas teorias ajudam os gestores e legisladores a responderem às seguintes perguntas: Que produtos devemos importar e quais devemos exportar? Quando e com quem devemos comercializar?
Aponte qual é a teoria que considera que a prosperidade de um Estado depende do seu capital representado pelos metais preciosos.
Correto!
  
Mercantilismo.
 
  
Teoria das Vantagens Absolutas.
 
  
Teoria das Proporções dos Fatores.
 
  
Teoria do Ciclo de Produto Internacional.
 
  
Teoria das Vantagens Comparativas.
 
O centro do pensamento mercantilista considera que a prosperidade de um Estado depende do seu capital representado pelos metais preciosos.
 
Pergunta 8
2,5 / 2,5 pts
O modo de entrada é a maneira pela qual a empresa decide entrar em determinado mercado externo. As organizações deverão optar por alguma opção que torne possível seu ingresso no mercado internacional, levando em consideração um aspecto fundamental: a distância psíquica.  
Como se denomina a estratégia que consiste em uma forma de colaboração entre duas ou mais empresas para criar um empreendimento de propriedade conjunta?
  
Franquia.
 
  
Investimento Greenfield.
 
  
Licenciamento.
 
  
Investimento Direto Estrangeiro (IDE).
 
Correto!
  
Joint ventures.
 
Joint ventures é uma forma de colaboração entre duas ou mais empresas para criar um empreendimento de propriedade conjunta.
 
Pergunta 9
2,5 / 2,5 pts
A Teoria das Proporções dos Fatores surgiu em 1920 e foi desenvolvida por dois economistas suecos, Eli Filip Heckscher e seu discípulo Bertil Gotthard Ohlin, daí o nome popular da teoria Heckscher-Ohlin. A ideia central dessa teoria é que cada país deve exportar os bens que usam de modo intensivo os fatores relativamente abundantes de produção e importar os bens que usam de modo intensivo os fatores relativamente escassos de produção.
Assinale a alternativa que apresenta os fatores de produção que devem ser considerados.
Correto!
  
Natureza, trabalho e capital.
 
  
Equipamentos, recursos minerais e capital intelectual.
 
  
Matéria-prima, tecnologia e industrialização.
 
  
Capital humano, capital financeiro e métodos de trabalho.
 
  
Mão de obra, natureza e tecnologia.
 
São três os fatores de produção que devem ser considerados, segundo Maia (2020, p.560): “Natureza (matéria-prima), trabalho (mão de obra) e capital (hard and soft) – hard investimentos em equipamentos e soft são os investimentos em métodos de trabalho”.
 
Pergunta 10
2,5 / 2,5 pts
(Adaptada de PSV-UFGD/2015)
Leia com atenção o texto a seguir:
No livro Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal, o ilustre pensador brasileiro Milton Santos faz uma análise da globalização mundial, de seus aspectos, fatores e vicissitudes. Assim, Milton Santos trata a globalização como fábula, como perversidade e como ela pode ser.
Primeiramente, há a tese da globalização como fábula. Diariamente somos bombardeados de notícias, outdoors, anúncios e demais tipos de informações. Todos esses elementos fazem parte dos mecanismos de construção da globalização como fábula, onde o mundo aparece diante de nossos olhos como um lugar próspero, dinâmico e solidário. Ou seja, a globalização nos é apresentada como uma fábula, como um mito da realidade social.
Após isso, existe a antítese da globalização como perversão. Essa é a realidade social da fome, miséria, pobreza. É o alastramento dos males espirituais e morais, com os egoísmos, os cinismos, a corrupção. A cada dia o mercado nos deixa mais individualistas e competitivos, de modo que fica cada vez mais difícil construir laços de solidariedade coletiva. Essa é a globalização como ela realmente é.
Por último, há a síntese de uma nova globalização. Assim, Milton Santos propõe a construção de uma nova globalização. Uma globalização mais humana, democrática, participativa e consciente. Temos as condições técnicas e precisamos das condições sociais para que ela ocorra, basta que queiramos!
Fonte: Burckhart (2013).
Considerando as informações apresentadas, pode-se compreender que o processo de globalização:
I. possibilita que se viva numa aldeia global;
II. permite que as fronteiras desapareçam;
III. inclui e une todos os povos;
IV. é benefício exclusivo de alguns.
 
Está correto o que se afirma em:
  
I, II e IV, apenas.
 
  
I e III, apenas.
 
  
I, apenas. 
Correto!
  
IV, apenas.
 
  
II e IV, apenas.
 
A globalização se apresenta de forma desigual para todos os atores que nela intervêm, sendo os mais beneficiados aqueles países que detêm maior desenvolvimento tecnológico, econômico e que contam com o aval de organismos internacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio (OMC), assim como as grandes corporações transnacionais. Pode-se afirmar, então, que a globalização exacerba as desigualdades sociais do mundo.
Pontuação do teste: 25 de 25

Continue navegando

Outros materiais