Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação I - fitopatologia

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Na fisiologia do parasitismo, patógeno e hospedeiro tentam uma batalha para o estabelecimento da relação. Os fitopatógenos possuem armas de ataque contra o hospedeiro, enquanto a planta utiliza seus mecanismos de defesa.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- A primeira barreira a ser transpassada pelos patógenos é a cutícula foliar, uma camada lipídica que recobre as células epidérmicas dos vegetais. PORQUE II- Na fase inicial de penetração dos esporos no hospedeiro, o patógeno não tem a capacidade de excretar e produzir cutinase pré-formada para degradar a cutícula dos vegetais. Assinale a alternativa CORRETA:
I- A primeira barreira a ser transpassada pelos patógenos é a cutícula foliar, uma camada lipídica que recobre as células epidérmicas dos vegetais.
II- Na fase inicial de penetração dos esporos no hospedeiro, o patógeno não tem a capacidade de excretar e produzir cutinase pré-formada para degradar a cutícula dos vegetais.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições falsas.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

O processo denominado doença envolve alterações na fisiologia do hospedeiro. Com base neste aspecto, George L. McNew, em 1960, propôs uma classificação para as doenças de plantas baseada nos processos fisiológicos vitais da planta interferidos pelos patógenos.
Sobre a classificação de McNew (1960 apud HORSFALL; DIAMOND, 1960), analise as sentenças a seguir: I- As doenças do grupo I destroem órgãos de reserva. II- As doenças do grupo II causam podridões de raízes. III- As doenças do grupo IV causam doenças em plântulas. IV- As doenças do grupo VI causam danos vasculares. Assinale a alternativa CORRETA:
I- As doenças do grupo I destroem órgãos de reserva.
II- As doenças do grupo II causam podridões de raízes.
III- As doenças do grupo IV causam doenças em plântulas.
IV- As doenças do grupo VI causam danos vasculares.
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças II e IV estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças I e III estão corretas.

As doenças de plantas podem ser classificadas de diversas formas. Uma delas é de acordo com a classificação proposta por McNew, em 1960.
Baseando-se na classificação de McNew (1960 apud HORSFALL; DIAMOND, 1960), assinale a alternativa CORRETA:
A Alterações fisiológicas dos patógenos.
B Processos fisiológicos vitais da planta interferidos pelos patógenos.
C Características do ambiente.
D Morfologia foliar.

A resistência de plantas a patógenos pode ser detectada por meio de dois tipos de resposta do hospedeiro: a resistência ao estabelecimento do parasita ao restringir o sítio e o processo de infecção e a resistência à colonização e ao crescimento do parasita após a infecção.
De acordo com os tipos de resistência de plantas a patógenos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A resistência vertical ou específica é de alta eficiência contra algumas raças de um patógeno e ineficiente contra outras raças. ( ) A resistência durável é definida como aquela que permanece efetiva enquanto uma cultivar resistente for amplamente cultivada em um ou mais ambientes favoráveis à doença. ( ) A resistência horizontal atua reduzindo a quantidade de inóculo inicial disponível para o início de uma epidemia. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A resistência vertical ou específica é de alta eficiência contra algumas raças de um patógeno e ineficiente contra outras raças.
( ) A resistência durável é definida como aquela que permanece efetiva enquanto uma cultivar resistente for amplamente cultivada em um ou mais ambientes favoráveis à doença.
( ) A resistência horizontal atua reduzindo a quantidade de inóculo inicial disponível para o início de uma epidemia.
A V - V - F.
B V - F - V.
C F - V - F.
D F - F - F.

A classificação das doenças, de acordo com McNew, propõe a sequência dos agentes causais segundo os graus de agressividade, parasitismo e especificidade.
De acordo com a agressividade, parasitismo e especificidade dos patógenos, com base na classificação de doenças de McNew (1960 apud HORSFALL; DIAMOND, 1960), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Patógenos dos grupos I e II apresentam alta capacidade destrutiva. ( ) Patógenos dos grupos V e VI são considerados mais evoluídos quanto à evolução do parasitismo. ( ) A especificidade dos patógenos em relação ao hospedeiro diminui do grupo VI para o I. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Patógenos dos grupos I e II apresentam alta capacidade destrutiva.
( ) Patógenos dos grupos V e VI são considerados mais evoluídos quanto à evolução do parasitismo.
( ) A especificidade dos patógenos em relação ao hospedeiro diminui do grupo VI para o I.
A F - F - V.
B V - V - F.
C V - F - F.
D F - V - V.

Na classificação das doenças de plantas, podemos utilizar a classificação em função do tipo de patógeno que está causando a infecção, ou seja, se a doença é do tipo endêmica e epidêmica.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Uma doença endêmica está constantemente presente e é geralmente prevalente. Uma doença epidêmica ocorre dentro de um período de tempo limitado, tal como uma estação. PORQUE II- A coexistência dos hospedeiros nativos e seus patógenos tende a fazer, a longo prazo, com que a doença seja endêmica. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Uma doença endêmica está constantemente presente e é geralmente prevalente. Uma doença epidêmica ocorre dentro de um período de tempo limitado, tal como uma estação.
II- A coexistência dos hospedeiros nativos e seus patógenos tende a fazer, a longo prazo, com que a doença seja endêmica.
A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D As asserções I e II são proposições falsas.

As hifas (micélio) atuam no desenvolvimento, na colonização e na absorção de água e nutrientes de patógenos fúngicos. Em alguns casos, elas sofrem modificações em sua forma estrutural, formando estruturas especializadas.
Sobre a estrutura especializada que atua na absorção de nutrientes das hifas, a partir do citoplasma do hospedeiro, analise as opções a seguir: I- Estroma. II- Apressório. III- Haustório. IV- Esporo. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Estroma.
II- Apressório.
III- Haustório.
IV- Esporo.
A Somente a opção III está correta.
B As opções II e III estão corretas.
C As opções I e II estão corretas.
D As opções III e IV estão corretas.

Nos primórdios da Fitopatologia, essa era uma ciência ligada diretamente à Botânica, tornando-se uma disciplina autônoma somente no século passado. Embora o estabelecimento formal da Fitopatologia como uma ciência seja algo recente, a preocupação com as doenças de plantas e o estudo das suas causas, consequências e soluções têm origem em períodos remotos da antiguidade.
De acordo com o histórico da Fitopatologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) No período místico, o homem, não encontrando explicação racional, atribuía as doenças de plantas a causas místicas. ( ) No período da predisposição, Anton de Bary provou que a doença que devastava as plantações de batata na Europa era em decorrência de um fungo. ( ) O período etiológico foi quando a associação entre fungos e plantas doentes tornou-se evidente. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) No período místico, o homem, não encontrando explicação racional, atribuía as doenças de plantas a causas místicas.
( ) No período da predisposição, Anton de Bary provou que a doença que devastava as plantações de batata na Europa era em decorrência de um fungo.
( ) O período etiológico foi quando a associação entre fungos e plantas doentes tornou-se evidente.
A F - V - F.
B V - F - F.
C V - V - F.
D F - F - V.

A simples detecção de presença de estruturas de um parasita (exemplo: fungo, bactéria) em exames de microscopia ótica, a partir de tecidos de uma planta com sintomas morfológicos de um determinado distúrbio, não garante que seja ele o agente causal.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Para a fitopatologia a associação de qualquer agente a uma doença somente será aceita se forem cumpridas as seguintes etapas: 1) Associação constante sintoma e sinal; 2) Isolamento do organismo observado em cultura pura; 3) Inoculação de cultura pura do organismo observado em hospedeiro suscetível e sadio; e 4) Reisolamento do organismo inoculado em cultura pura. PORQUE II- São as etapas do Postulado de Koch para a detecção de estruturas de parasitas de plantas. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Para a fitopatologia a associação de qualquer agente a uma doença somente será aceita se forem cumpridas as seguintes etapas: 1) Associação constante sintoma e sinal; 2) Isolamento do organismo observado em cultura pura; 3) Inoculação de cultura pura do organismo observado em hospedeiro suscetível e sadio; e 4) Reisolamento do organismo inoculado em cultura pura.
II- São as etapas do Postulado de Koch para a detecção de estruturas de parasitas de plantas.
A As asserções I e II são proposições falsas.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

A maioria dos fungos fitopatogênicos possui talo micelial, o qual é composto de filamentos tubulares denominados hifas (KIMATI et al. 2005).
Com relação às características das hifas, analise as sentenças a seguir: I- Absorvem água e nutrientes para o desenvolvimento do fungo. II- O crescimento dá-se pelas suas extremidades. III- Todas são dotadas de septos. IV- Produzem enzimas que dificultam a absorção de água e nutrientes. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Absorvem água e nutrientes para o desenvolvimento do fungo.
II- O crescimento dá-se pelas suas extremidades.
III- Todas são dotadas de septos.
IV- Produzem enzimas que dificultam a absorção de água e nutrientes.
A As sentenças III e IV estão corretas.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Na fisiologia do parasitismo, patógeno e hospedeiro tentam uma batalha para o estabelecimento da relação. Os fitopatógenos possuem armas de ataque contra o hospedeiro, enquanto a planta utiliza seus mecanismos de defesa.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- A primeira barreira a ser transpassada pelos patógenos é a cutícula foliar, uma camada lipídica que recobre as células epidérmicas dos vegetais. PORQUE II- Na fase inicial de penetração dos esporos no hospedeiro, o patógeno não tem a capacidade de excretar e produzir cutinase pré-formada para degradar a cutícula dos vegetais. Assinale a alternativa CORRETA:
I- A primeira barreira a ser transpassada pelos patógenos é a cutícula foliar, uma camada lipídica que recobre as células epidérmicas dos vegetais.
II- Na fase inicial de penetração dos esporos no hospedeiro, o patógeno não tem a capacidade de excretar e produzir cutinase pré-formada para degradar a cutícula dos vegetais.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições falsas.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

O processo denominado doença envolve alterações na fisiologia do hospedeiro. Com base neste aspecto, George L. McNew, em 1960, propôs uma classificação para as doenças de plantas baseada nos processos fisiológicos vitais da planta interferidos pelos patógenos.
Sobre a classificação de McNew (1960 apud HORSFALL; DIAMOND, 1960), analise as sentenças a seguir: I- As doenças do grupo I destroem órgãos de reserva. II- As doenças do grupo II causam podridões de raízes. III- As doenças do grupo IV causam doenças em plântulas. IV- As doenças do grupo VI causam danos vasculares. Assinale a alternativa CORRETA:
I- As doenças do grupo I destroem órgãos de reserva.
II- As doenças do grupo II causam podridões de raízes.
III- As doenças do grupo IV causam doenças em plântulas.
IV- As doenças do grupo VI causam danos vasculares.
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças II e IV estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças I e III estão corretas.

As doenças de plantas podem ser classificadas de diversas formas. Uma delas é de acordo com a classificação proposta por McNew, em 1960.
Baseando-se na classificação de McNew (1960 apud HORSFALL; DIAMOND, 1960), assinale a alternativa CORRETA:
A Alterações fisiológicas dos patógenos.
B Processos fisiológicos vitais da planta interferidos pelos patógenos.
C Características do ambiente.
D Morfologia foliar.

A resistência de plantas a patógenos pode ser detectada por meio de dois tipos de resposta do hospedeiro: a resistência ao estabelecimento do parasita ao restringir o sítio e o processo de infecção e a resistência à colonização e ao crescimento do parasita após a infecção.
De acordo com os tipos de resistência de plantas a patógenos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A resistência vertical ou específica é de alta eficiência contra algumas raças de um patógeno e ineficiente contra outras raças. ( ) A resistência durável é definida como aquela que permanece efetiva enquanto uma cultivar resistente for amplamente cultivada em um ou mais ambientes favoráveis à doença. ( ) A resistência horizontal atua reduzindo a quantidade de inóculo inicial disponível para o início de uma epidemia. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A resistência vertical ou específica é de alta eficiência contra algumas raças de um patógeno e ineficiente contra outras raças.
( ) A resistência durável é definida como aquela que permanece efetiva enquanto uma cultivar resistente for amplamente cultivada em um ou mais ambientes favoráveis à doença.
( ) A resistência horizontal atua reduzindo a quantidade de inóculo inicial disponível para o início de uma epidemia.
A V - V - F.
B V - F - V.
C F - V - F.
D F - F - F.

A classificação das doenças, de acordo com McNew, propõe a sequência dos agentes causais segundo os graus de agressividade, parasitismo e especificidade.
De acordo com a agressividade, parasitismo e especificidade dos patógenos, com base na classificação de doenças de McNew (1960 apud HORSFALL; DIAMOND, 1960), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Patógenos dos grupos I e II apresentam alta capacidade destrutiva. ( ) Patógenos dos grupos V e VI são considerados mais evoluídos quanto à evolução do parasitismo. ( ) A especificidade dos patógenos em relação ao hospedeiro diminui do grupo VI para o I. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Patógenos dos grupos I e II apresentam alta capacidade destrutiva.
( ) Patógenos dos grupos V e VI são considerados mais evoluídos quanto à evolução do parasitismo.
( ) A especificidade dos patógenos em relação ao hospedeiro diminui do grupo VI para o I.
A F - F - V.
B V - V - F.
C V - F - F.
D F - V - V.

Na classificação das doenças de plantas, podemos utilizar a classificação em função do tipo de patógeno que está causando a infecção, ou seja, se a doença é do tipo endêmica e epidêmica.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Uma doença endêmica está constantemente presente e é geralmente prevalente. Uma doença epidêmica ocorre dentro de um período de tempo limitado, tal como uma estação. PORQUE II- A coexistência dos hospedeiros nativos e seus patógenos tende a fazer, a longo prazo, com que a doença seja endêmica. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Uma doença endêmica está constantemente presente e é geralmente prevalente. Uma doença epidêmica ocorre dentro de um período de tempo limitado, tal como uma estação.
II- A coexistência dos hospedeiros nativos e seus patógenos tende a fazer, a longo prazo, com que a doença seja endêmica.
A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D As asserções I e II são proposições falsas.

As hifas (micélio) atuam no desenvolvimento, na colonização e na absorção de água e nutrientes de patógenos fúngicos. Em alguns casos, elas sofrem modificações em sua forma estrutural, formando estruturas especializadas.
Sobre a estrutura especializada que atua na absorção de nutrientes das hifas, a partir do citoplasma do hospedeiro, analise as opções a seguir: I- Estroma. II- Apressório. III- Haustório. IV- Esporo. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Estroma.
II- Apressório.
III- Haustório.
IV- Esporo.
A Somente a opção III está correta.
B As opções II e III estão corretas.
C As opções I e II estão corretas.
D As opções III e IV estão corretas.

Nos primórdios da Fitopatologia, essa era uma ciência ligada diretamente à Botânica, tornando-se uma disciplina autônoma somente no século passado. Embora o estabelecimento formal da Fitopatologia como uma ciência seja algo recente, a preocupação com as doenças de plantas e o estudo das suas causas, consequências e soluções têm origem em períodos remotos da antiguidade.
De acordo com o histórico da Fitopatologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) No período místico, o homem, não encontrando explicação racional, atribuía as doenças de plantas a causas místicas. ( ) No período da predisposição, Anton de Bary provou que a doença que devastava as plantações de batata na Europa era em decorrência de um fungo. ( ) O período etiológico foi quando a associação entre fungos e plantas doentes tornou-se evidente. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) No período místico, o homem, não encontrando explicação racional, atribuía as doenças de plantas a causas místicas.
( ) No período da predisposição, Anton de Bary provou que a doença que devastava as plantações de batata na Europa era em decorrência de um fungo.
( ) O período etiológico foi quando a associação entre fungos e plantas doentes tornou-se evidente.
A F - V - F.
B V - F - F.
C V - V - F.
D F - F - V.

A simples detecção de presença de estruturas de um parasita (exemplo: fungo, bactéria) em exames de microscopia ótica, a partir de tecidos de uma planta com sintomas morfológicos de um determinado distúrbio, não garante que seja ele o agente causal.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Para a fitopatologia a associação de qualquer agente a uma doença somente será aceita se forem cumpridas as seguintes etapas: 1) Associação constante sintoma e sinal; 2) Isolamento do organismo observado em cultura pura; 3) Inoculação de cultura pura do organismo observado em hospedeiro suscetível e sadio; e 4) Reisolamento do organismo inoculado em cultura pura. PORQUE II- São as etapas do Postulado de Koch para a detecção de estruturas de parasitas de plantas. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Para a fitopatologia a associação de qualquer agente a uma doença somente será aceita se forem cumpridas as seguintes etapas: 1) Associação constante sintoma e sinal; 2) Isolamento do organismo observado em cultura pura; 3) Inoculação de cultura pura do organismo observado em hospedeiro suscetível e sadio; e 4) Reisolamento do organismo inoculado em cultura pura.
II- São as etapas do Postulado de Koch para a detecção de estruturas de parasitas de plantas.
A As asserções I e II são proposições falsas.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

A maioria dos fungos fitopatogênicos possui talo micelial, o qual é composto de filamentos tubulares denominados hifas (KIMATI et al. 2005).
Com relação às características das hifas, analise as sentenças a seguir: I- Absorvem água e nutrientes para o desenvolvimento do fungo. II- O crescimento dá-se pelas suas extremidades. III- Todas são dotadas de septos. IV- Produzem enzimas que dificultam a absorção de água e nutrientes. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Absorvem água e nutrientes para o desenvolvimento do fungo.
II- O crescimento dá-se pelas suas extremidades.
III- Todas são dotadas de septos.
IV- Produzem enzimas que dificultam a absorção de água e nutrientes.
A As sentenças III e IV estão corretas.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.

Prévia do material em texto

08/06/2023, 21:24 Avaliação I - Individual
about:blank 1/5
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação I - Individual (Cod.:829619)
Peso da Avaliação 1,50
Prova 66853744
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 9/1
Nota 9,00
Na fisiologia do parasitismo, patógeno e hospedeiro tentam uma batalha para o estabelecimento da 
relação. Os fitopatógenos possuem armas de ataque contra o hospedeiro, enquanto a planta utiliza 
seus mecanismos de defesa. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre 
elas:
I- A primeira barreira a ser transpassada pelos patógenos é a cutícula foliar, uma camada lipídica que 
recobre as células epidérmicas dos vegetais.
PORQUE
II- Na fase inicial de penetração dos esporos no hospedeiro, o patógeno não tem a capacidade de 
excretar e produzir cutinase pré-formada para degradar a cutícula dos vegetais.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As asserções I e II são proposições falsas.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
O processo denominado doença envolve alterações na fisiologia do hospedeiro. Com base neste 
aspecto, George L. McNew, em 1960, propôs uma classificação para as doenças de plantas baseada 
nos processos fisiológicos vitais da planta interferidos pelos patógenos. Sobre a classificação de 
McNew (1960 apud HORSFALL; DIAMOND, 1960), analise as sentenças a seguir:
I- As doenças do grupo I destroem órgãos de reserva.
II- As doenças do grupo II causam podridões de raízes.
III- As doenças do grupo IV causam doenças em plântulas.
IV- As doenças do grupo VI causam danos vasculares.Assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: MCNEW, G. L. A natureza, a origem e a evolução do parasitismo. In: HORSFALL, J. G.; 
DIAMOND, A. E. (ed.). Patologia vegetal: tratado avançado. Nova York: Imprensa Acadêmica, 
1960. p. 19-69.
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças II e IV estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
08/06/2023, 21:24 Avaliação I - Individual
about:blank 2/5
D As sentenças I e III estão corretas.
As doenças de plantas podem ser classificadas de diversas formas. Uma delas é de acordo com a 
classificação proposta por McNew, em 1960.
Baseando-se na classificação de McNew (1960 apud HORSFALL; DIAMOND, 1960), assinale a 
alternativa CORRETA:
Fonte: MCNEW, G. L. A natureza, a origem e a evolução do parasitismo. In: HORSFALL, J. G.; 
DIAMOND, A. E. (ed.). Patologia vegetal: tratado avançado. Nova York: Imprensa Acadêmica, 
1960. p. 19-69.
A Alterações fisiológicas dos patógenos.
B Morfologia foliar.
C Processos fisiológicos vitais da planta interferidos pelos patógenos.
D Características do ambiente.
A resistência de plantas a patógenos pode ser detectada por meio de dois tipos de resposta do 
hospedeiro: a resistência ao estabelecimento do parasita ao restringir o sítio e o processo de infecção 
e a resistência à colonização e ao crescimento do parasita após a infecção. De acordo com os tipos de 
resistência de plantas a patógenos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A resistência vertical ou específica é de alta eficiência contra algumas raças de um patógeno e 
ineficiente contra outras raças.
( ) A resistência durável é definida como aquela que permanece efetiva enquanto uma cultivar 
resistente for amplamente cultivada em um ou mais ambientes favoráveis à doença.
( ) A resistência horizontal atua reduzindo a quantidade de inóculo inicial disponível para o início 
de uma epidemia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F.
B V - F - V.
C F - V - F.
D F - F - F.
A classificação das doenças, de acordo com McNew, propõe a sequência dos agentes causais segundo 
os graus de agressividade, parasitismo e especificidade. De acordo com a agressividade, parasitismo e 
especificidade dos patógenos, com base na classificação de doenças de McNew (1960 apud 
HORSFALL; DIAMOND, 1960), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Patógenos dos grupos I e II apresentam alta capacidade destrutiva.
( ) Patógenos dos grupos V e VI são considerados mais evoluídos quanto à evolução do parasitismo.
3
4
5
08/06/2023, 21:24 Avaliação I - Individual
about:blank 3/5
( ) A especificidade dos patógenos em relação ao hospedeiro diminui do grupo VI para o I.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Fonte: MCNEW, G. L. A natureza, a origem e a evolução do parasitismo. In: HORSFALL, J. G.; 
DIAMOND, A. E. (ed.). Patologia vegetal: tratado avançado. Nova York: Imprensa Acadêmica, 
1960. p. 19-69.
A F - F - V.
B V - V - F.
C V - F - F.
D F - V - V.
Na classificação das doenças de plantas, podemos utilizar a classificação em função do tipo de 
patógeno que está causando a infecção, ou seja, se a doença é do tipo endêmica e epidêmica. Sobre o 
exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Uma doença endêmica está constantemente presente e é geralmente prevalente. Uma doença 
epidêmica ocorre dentro de um período de tempo limitado, tal como uma estação.
PORQUE
II- A coexistência dos hospedeiros nativos e seus patógenos tende a fazer, a longo prazo, com que a 
doença seja endêmica.
Assinale a alternativa CORRETA:
A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D As asserções I e II são proposições falsas.
As hifas (micélio) atuam no desenvolvimento, na colonização e na absorção de água e nutrientes de 
patógenos fúngicos. Em alguns casos, elas sofrem modificações em sua forma estrutural, formando 
estruturas especializadas. Sobre a estrutura especializada que atua na absorção de nutrientes das hifas, 
a partir do citoplasma do hospedeiro, analise as opções a seguir:
I- Estroma.
II- Apressório.
III- Haustório.
IV- Esporo.Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a opção III está correta.
B As opções II e III estão corretas.
C As opções I e II estão corretas.
6
7
08/06/2023, 21:24 Avaliação I - Individual
about:blank 4/5
D As opções III e IV estão corretas.
Nos primórdios da Fitopatologia, essa era uma ciência ligada diretamente à Botânica, tornando-se 
uma disciplina autônoma somente no século passado. Embora o estabelecimento formal da 
Fitopatologia como uma ciência seja algo recente, a preocupação com as doenças de plantas e o 
estudo das suas causas, consequências e soluções têm origem em períodos remotos da antiguidade. 
De acordo com o histórico da Fitopatologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as 
falsas:
( ) No período místico, o homem, não encontrando explicação racional, atribuía as doenças de 
plantas a causas místicas.
( ) No período da predisposição, Anton de Bary provou que a doença que devastava as plantações 
de batata na Europa era em decorrência de um fungo.
( ) O período etiológico foi quando a associação entre fungos e plantas doentes tornou-se evidente. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - F.
B V - F - F.
C V - V - F.
D F - F - V.
A simples detecção de presença de estruturas de um parasita (exemplo: fungo, bactéria) em exames 
de microscopia ótica, a partir de tecidos de uma planta com sintomas morfológicos de um 
determinado distúrbio, não garante que seja ele o agente causal. Sobre o exposto, avalie as asserções 
a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Para a fitopatologia a associação de qualquer agente a uma doença somente será aceita se forem 
cumpridas as seguintes etapas: 1) Associação constante sintoma e sinal; 2) Isolamento do organismo 
observado em cultura pura; 3) Inoculação de cultura pura do organismo observado em hospedeirosuscetível e sadio; e 4) Reisolamento do organismo inoculado em cultura pura.
PORQUE
II- São as etapas do Postulado de Koch para a detecção de estruturas de parasitas de plantas.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As asserções I e II são proposições falsas.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
8
9
08/06/2023, 21:24 Avaliação I - Individual
about:blank 5/5
A maioria dos fungos fitopatogênicos possui talo micelial, o qual é composto de filamentos tubulares 
denominados hifas (KIMATI et al. 2005). Com relação às características das hifas, analise as 
sentenças a seguir:
I- Absorvem água e nutrientes para o desenvolvimento do fungo.
II- O crescimento dá-se pelas suas extremidades.
III- Todas são dotadas de septos.
IV- Produzem enzimas que dificultam a absorção de água e nutrientes.
Assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: KIMATI, H. et al. Manual de fitopatologia: doenças das plantas cultivadas. 4. ed. São Paulo: 
Agronômica Ceres, 2005. 
A As sentenças III e IV estão corretas.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.
10
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina