Buscar

assistente Administrativo 4

Prévia do material em texto

Gerenciamento
Aula 4
liderança
É a capacidade que uma pessoa possui de conduzir um grupo de indivíduos, transformando-os em uma equipe que gera os resultados almejados pela empresa.
Estilos 
de 
liderança
Liderança autocrática (chefe)
Líder autocrático é aquele chamado de chefe.
Neste perfil, o líder acredita que sua opinião vale mais do que a de seus colegas, além de priorizar a realização do trabalho e não as relações humanas.
Ele não costuma consultar os profissionais com os quais trabalha, nem propicia um ambiente que estimule a criatividade deles. Normalmente, expõe falhas e faz críticas na frente de todos.
Não têm o hábito de elogiar, resultando em um ambiente desmotivador para se trabalhar ou crescer profissionalmente.
Liderança democrática (foco no desenvolvimento do grupo)
O líder democrático é o oposto do líder autocrático.
A afirmação dos estudiosos está embasada na atuação mais próxima entre todos da equipe. É o primeiro a motivá-la para atingir resultados, além de fazer questão de ouvir a opinião do grupo.
Em casos de falhas e insucesso nos projetos, não aponta culpados, mas métodos e caminhos para que os erros não se repitam. Prioriza o bom relacionamento entre os colegas, além de um ambiente de trabalho mais flexível e adaptável às características de todos de sua equipe.
Este tipo de líder acredita que, para obter melhores resultados, as organizações devem apostar no desenvolvimento individual dos profissionais.
Portanto, o exercício da liderança democrática proporciona maior qualidade de trabalho, o que representa produtividade saudável.
Liderança liberal
O líder liberal é aquele que não toma decisões, deixando os outros com o poder de escolha sem orientação. Este tipo de líder não se compromete. Ele costuma terceirizar a divisão de tarefas e suas participações em projetos são mínimas.
Devido à postura sem comprometimento e responsabilidade, o grupo com o qual trabalha passa a enxergar o ambiente de trabalho como um espaço de extrema liberdade.
Pela falta de orientação, perde-se tempo e não há produtividade, tendo em vista que cada membro da equipe faz o que acredita ser melhor. Nem sempre atuando de forma conjunta. Na contramão dos dois exemplos anteriores, não se impõe nem é respeitado.
Liderança com base no coaching 
O coaching é um processo que pode ser desenvolvido por qualquer pessoa, a fim de alcançar um objetivo, que pode ser pessoal ou profissional.
O líder coach foca bastante na motivação e no desenvolvimento do seu time. Imagine um técnico de futebol. Ele sabe que os jogos só serão vencidos se ele conseguir desenvolver um grupo forte, capaz de executar suas estratégias.
Liderança situacional 
A ideia é variar entre os tipos de liderança, de acordo com os desafios enfrentados pela empresa atualmente.
Os autores perceberam que o bom líder sabe conduzir de diversas formas, agindo de acordo com seus colegas, conforme a capacidade técnica, as habilidades e até mesmo a inteligência emocional. Ele também leva em conta o momento da empresa.
Liderança técnica
A liderança técnica, ou operacional, busca inspirar o time de trabalho através dos seus conhecimentos profundos e domínio da operação do negócio.
Ou seja, ele lidera pelo exemplo, mostrando como se faz. Trata-se de um estilo de liderança muito poderoso. Para ser esse tipo de líder, você precisa se atualizar o tempo inteiro, para estar sempre à frente.
Liderança carismática
Essa é outra habilidade difícil de desenvolver, no entanto é uma das mais poderosas. O carisma consiste na habilidade de fascinar outros seres humanos. Líderes carismáticos costumam constituir times eficientes e duradouros.
As características deste líder são:
Causar admiração
Ser confiável
Bom comunicador
Apresenta resultados
Como conduzir reuniões
Uma reunião bem sucedida geralmente precede um trabalho de excelência. No meio corporativo, o não cumprimento de horários, a má condução e a falta de posicionamento sobre real propósito das reuniões são falhas corriqueiras e cruciais. A falta de foco faz com que os profissionais percam tempo e falhem na execução de suas prioridades.
Saber ouvir e respeitar a opinião do outro, ficar atento, demonstrar interesse, contribuir com perguntas e respostas pertinentes de forma objetiva, e se comprometer com as ações e decisões tomadas, são algumas das atitudes que todo profissional precisa ter em uma reunião. “A reunião bem sucedida é aquela que, primeiro, foi pautada. Segundo, a pauta foi transmitida a todos os participantes. Terceiro, o gestor mantém o respeito por todos os integrantes e lhes permite expressar seus pontos de vista. Quarto e último, o gestor sabe discernir os pontos de utilidade e os faz convergir para os objetivos”
Como lidar com as crises
Crise pode ser sinônimo de motivação. A crise ainda está muito presente no Brasil e atormenta cada vez mais os empreendedores e startups. Mas, fique calmo, diferente do que muitos pensam, esse pode ser o momento ideal para exercer seu papel como líder e motivar sua equipe a manter-se unida. Em momentos de crise, é importante deixar claro ao seu time quais são os próximos passos do negócio. Além de acalmar seus funcionários, isso fará com que eles entendam pra qual direção seguir. Mas não é sempre que sabemos qual será o rumo da empresa, ainda mais em tempos incertos como os de hoje. 
Faz parte da liderança mostrar o seguinte:
“Poder mostrar vulnerabilidade e contar para o seu time que você também não tem todas respostas, mas sabe que a solução deve ser pensada em conjunto, admitindo que você precisa da ajuda de deles.”
Gestão de qualidade
princípios
1. Foco no cliente
O primeiro princípio da gestão da qualidade total é focar nas pessoas que compram seus produtos ou serviços. São seus clientes que determinam a qualidade do seu produto. Se o seu produto atender a uma necessidade e durar o tempo esperado (ou mais), os clientes terão a certeza de que gastaram dinheiro em um produto de qualidade.
Ao entender o que seu cliente quer ou do que precisa, você poderá descobrir como obter os materiais, pessoas e processos certos para atender e superar suas expectativas com mais facilidade. 
2. Comprometimento total dos funcionários
Não é possível aumentar a produtividade, os processos ou as vendas sem o comprometimento total de todos os funcionários. Eles precisam entender a visão e os objetivos que você comunicou, ter o treinamento adequado e possuir os recursos necessários para concluir as tarefas e atingir as metas dentro do prazo.
3. Siga os processos
Seguir processos corretamente é fundamental na gestão da qualidade. Os processos garantem que os passos adequados sejam tomados no momento certo para garantir consistência e acelerar a produção.
4. Sistema integrado
Normalmente, as empresas têm diversos departamentos, e cada um tem funções e propósitos específicos. Esses departamentos e funções precisam estar interligados por meio de processos horizontais, e que devem ser o foco da gestão da qualidade total. No entanto, muitas vezes esses departamentos e funções trabalham de forma isolada.  
Em um sistema integrado, todo mundo em todos os departamentos tem uma compreensão total das políticas, das normas, dos objetivos e dos processos da empresa. Sistemas integrados ajudam a organização a buscar melhorias contínuas para obter vantagem sobre a concorrência.
5. Abordagem estratégica e sistemática
A Organização Internacional de Padronização (ISO) descreve esse princípio como:
“Identificar, entender e gerenciar processos inter-relacionados conforme um sistema aumenta a eficácia e a eficiência da organização para conquistar seus objetivos.”
Os diversos processos dentro de um ciclo de desenvolvimento ou produção são gerenciados como um sistema de processos, visando aumentar a eficiência.
6. Melhoria contínua
Atingir a eficiência ideal e a satisfação total do cliente não acontece da noite para o dia. A sua empresa deve sempre buscar maneiras de melhorar os processos e adaptar seus produtos e serviços conforme asnecessidades do cliente mudam. Como mencionamos acima, os outros princípios da gestão da qualidade total devem ajudar sua empresa a focar na melhoria contínua.
7. Tomada de decisão baseada em fatos
A análise e a coleta de dados resultam em decisões melhoradas com base em informações disponíveis. Tomar decisões informadas melhora seu entendimento do cliente e do mercado.
8. Comunicações
Todos em sua organização precisam conhecer os planos, estratégias e métodos que serão usados para atingir as metas. Existe um risco acentuado de fracasso se você não tiver um bom plano de comunicação.
Implementação da
gestão de qualidade
A implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade possibilita a organização, padronização e eficiência dos processos, refletindo na qualidade dos produtos, redução dos custos operacionais e prevenção de recall e como resultado: clientes ainda mais satisfeitos e, consequentemente, maior faturamento para a empresa
5s
É uma metodologia aplicada para a melhora da qualidade no ambiente de trabalho através da organização, limpeza e conduta das pessoas de forma estruturada e de fácil execução.
Uma vez implementada é capaz de modificar não só o ambiente de trabalho, mas, se for estendido para o campo pessoal de cada indivíduo, pode trazer melhora do humor, na maneira de conduzir suas atividades e nos relacionamentos interpessoais.
significado
O nome 5S é derivado de cinco palavras japonesas iniciadas pela letra “S”, as quais foram acrescidas do termo “senso” na tradução para o português a fim de melhor expressar o sentido de cada palavra conforme seu significado original.
整理      SEIRI             Senso de Utilização, Seleção, Descarte, Classificação, Organização
整頓     SEITON          Senso de Ordenação, Arrumação, Organização
清掃     SEISO             Senso de Limpeza, Inspeção, Zelo
清潔     SEIKETSU      Senso de Saúde, Padronização, Higiene, Asseio, Bem estar
躾          SHITSUKE      Senso de Autodisciplina, Disciplina, Autocontrole, Respeito
Cada conceito integrante do 5S representa um pouco da filosofia oriental através de uma atitude, uma ação que, quando conjugados, expressam as ideias centrais de organização e controle. Quando praticados reiteradamente e incorporados ao dia a dia, o 5S pode proporcionar melhora na qualidade de vida, refletindo diretamente em um ganho na produtividade profissional e também pessoal de cada indivíduo.
VANTAGENS DO 5S
Dentre as inúmeras vantagens trazidas pela adoção do programa 5S, destaca-se:
Eliminação do excesso de objetos, formulários, pastas e materiais;
Higiene física e mental;
Eliminação da poluição visual;
Facilita a obtenção de informação;
Otimização do espaço;
Agilidade dos processos;
Melhora a administração do tempo;
Aumenta a segurança;
Melhora a qualidade dos produtos e serviços ofertados;
Desenvolve o trabalho em equipe;
Eleva o nível de satisfação e motivação pessoal;
Melhora o ambiente de trabalho e as relações humanas;
Melhora a qualidade de vida.
Em uma perspectiva mais prática, pode-se citar como exemplo o estoque de materiais onde o método de guardar por tipos, tamanhos, cores, etc. facilita sua localização (economia de tempo), sua reposição (economia de recurso), bem como prioriza seu uso adequado no processo (diminui ou elimina o risco de falhas).
Da mesma forma, um ambiente limpo pode evitar a contaminação por doenças, falhas ou defeitos em estruturas ou equipamentos que estejam cobertos com poeiras ou debaixo de entulhos, risco de acidentes ocasionados por pisos molhados ou com algum material escorregadio (óleos, graxas, etc.) ou ainda aparentar descuido em uma estação de trabalho suja e com excesso de materiais.

Continue navegando