Buscar

QUESTIONÁRIO BIBLIOTECAS DIGITAIS AULA 08 BIBLIOTECONOMIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO – BIBLIOTECAS DIGITAIS – AULA 08 – BIBLIOTECONOMIA
1
Segundo a Association of Research Libraries (ARL), existem várias definições para bibliotecas digitais, assim como, existem termos como biblioteca eletrônica e biblioteca virtual que são sempre utilizadas como sinônimos. Essa associação extraiu, de um trabalho4 realizado por Drabenstott, os elementos comuns identificados nessas definições. Assinale a alternativa incorreta.
· A biblioteca digital não é uma simples entidade;
· A biblioteca digital requer tecnologias para interconectar os recursos de outras bibliotecas digitais;
· A interoperabilidade entre várias bibliotecas digitais e serviços de informação é transparente aos usuários finais;
· A meta principal é o acesso universal a bibliotecas digitais e serviços de informação;
· As bibliotecas digitais se limitam a referências bibliográficas ou informações referenciais: elas se estendem aos artefatos digitais que podem ser representados ou distribuídos em formato impresso.
1
Como é definida a biblioteca digital?
· É definida como sendo um único serviço apoiados por uma coleção de objetos informacionais que suporta usuários interessados nesses objetos, assim como organiza e preserva esses objetos disponíveis direta ou indiretamente por meio eletrônico ou digital.
· É definida como sendo um único serviço apoiado por uma coleção de objetos formais que suporta usuários interessados nesses objetos, assim como organiza e preserva esses objetos disponíveis direta ou indiretamente por meio eletrônico ou digital.
· É definida como sendo um conjunto de serviços apoiados por uma coleção de objetos informacionais que suporta usuários interessados nesses objetos, assim como organiza e preserva esses objetos disponíveis direta ou indiretamente por meio eletrônico ou digital.
· É definida como sendo um único serviço apoiado por uma coleção de objetos formais que suporta usuários interessados nesses objetos, assim como desorganiza, porém, preserva esses objetos disponíveis direta ou indiretamente por meio eletrônico ou físico.
· É definida como sendo um conjunto de serviços apoiados por uma coleção de objetos informacionais que suporta usuários interessados nesses objetos, assim como organiza e preserva esses objetos disponíveis direta ou indiretamente por meio eletrônico ou físico.
1
Verifica-se na literatura da área que os termos bibliotecas digitais, bibliotecas virtuais, bibliotecas eletrônicas designam um mesmo tipo de sistema de informação, portanto são termos sinônimos, apesar de cada um desses termos privilegiar determinado aspecto da tecnologia, assim:
· O termo bibliotecas eletrônico enfatiza o fato de os acervos encontrarem-se registrados em meio eletrônico; bibliotecas digitais enfatizam o fato de a informação encontrar-se codificada em base digital; biblioteca virtual enfatiza o fato de o sistema utilizar tecnologias de realidade virtual.
· O termo bibliotecas físico enfatiza o fato de os acervos encontrarem-se registrados em meio eletrônico; bibliotecas digitais enfatizam o fato de a informação encontrar-se codificada em base digital; biblioteca virtual enfatiza o fato de o sistema utilizar tecnologias de realidade virtual.
· O termo bibliotecas físico enfatiza o fato de os acervos encontrarem-se registrados em meio eletrônico; bibliotecas digitais enfatizam o fato de a informação encontrar-se decodificada em base digital; biblioteca virtual enfatiza o fato de o sistema utilizar tecnologias de realidade virtual.
· O termo bibliotecas físico enfatiza o fato de os acervos encontrarem-se registrados em meio eletrônico; bibliotecas digitais enfatizam o fato de a informação encontrar-se decodificada em base física; biblioteca virtual enfatiza o fato de o sistema utilizar tecnologias de realidade virtual.
· O termo bibliotecas eletrônico enfatiza o fato de os acervos encontrarem-se registrados em meio eletrônico; bibliotecas digitais enfatizam o fato de a informação encontrar-se codificada em base digital; biblioteca virtual enfatiza o fato de o sistema utilizar tecnologias de realidade aumentada.
1
Qual definição de portabilidade de acordo aos estudos realizados:
· A portabilidade é a capacidade de um pacote de software que pode ser executado em diferentes ambientes operacionais.
· A portabilidade é a capacidade de um pacote de hardware que pode ser executado em diferentes ambientes operacionais.
· A portabilidade é a capacidade de um pacote de hardware que pode ser executado em ambientes idênticos operacionais.
· A portabilidade é a habilidade de um pacote de software que pode ser executado em ambientes idênticos operacionais.
· A portabilidade é a habilidade de um pacote de software que pode ser executado em diferentes ambientes operacionais.
1
Os pacotes de software de caráter genérico são aqueles que podem ser utilizados para qualquer tipo de aplicação, podem ser utilizados na construção de qualquer tipo de biblioteca digital. Isto significa que esses pacotes de software são capazes de:
· Destratar, organizar, registrar e disseminar qualquer tipo de documentos.
· Destratar, desorganizar, registrar e disseminar qualquer tipo de documentos.
· Destratar, desorganizar, registrar e disseminar qualquer tipo de arquivo.
· Tratar, organizar, registrar e disseminar qualquer tipo de documentos.
· Tratar, organizar, registrar e disseminar um tipo especifico de arquivo.

Continue navegando