Buscar

QUESTIONÁRIO BIBLIOTECAS DIGITAIS AULA 05 BIBLIOTECONOMIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO – BIBLIOTECAS DIGITAIS – AULA 05 – BIBLIOTECONOMIA
1
Para se pensar em uma infra-estrutura tecnológica para uma biblioteca digital, é necessário o entendimento dos conceitos relacionados à expressão “Biblioteca Digital”: -Biblioteca: entendida de forma simplificada como instituição que tem por princípios básicos a seleção, o armazenamento, a representação descritiva e temática, a organização, o acesso, a recuperação e a disseminação de itens documentários aos usuários potenciais. – Digital: informação em formato digital (em computação – dígitos 0 ou I).
Utilizando os conceitos de biblioteca e digital, pode-se afirmar que:
· A baixa de uma biblioteca digital se baseia no planejamento de uma biblioteca tradicional/convencional, desde o processo de aquisição, o processamento técnico, a recuperação, a disseminação, o atendimento ao usuário, até a preservação.
· O desenvolvimento de uma biblioteca digital se baseia no planejamento de uma biblioteca tradicional/convencional, desde o processo de aquisição, o processamento técnico, a recuperação, a disseminação, o atendimento ao usuário, até a preservação.
· A baixa de uma biblioteca digital se baseia no planejamento de uma biblioteca tradicional/convencional, desde o processo de alienação, o processamento técnico, a recuperação, a disseminação, o atendimento ao usuário, até a preservação.
· A baixa de uma biblioteca digital se baseia no planejamento de uma biblioteca tradicional/convencional, desde o processo de alienação, o processamento técnico, a empenhamento, a disseminação, o atendimento ao usuário, até a preservação.
· O desenvolvimento de uma biblioteca digital se baseia no planejamento de uma biblioteca tradicional/convencional, desde o processo de aquisição, o processamento técnico, a recuperação, a disseminação, o atendimento ao usuário, até a decomposição.
1
Após a aquisição dos itens documentários digitais, inicia-se o processamento técnico dessas obras com a elaboração de metadados, que são:
· Um conjunto de dados referenciais metodologicamente estruturado e codificado, conforme padrões internacionais, para localizar, identificar e recuperar pontos informacionais de documentos.
· Um pequeno conjunto de dados referenciais metodologicamente estruturado e codificado, sem padrões internacionais, para localizar, identificar e recuperar pontos informacionais de documentos.
· Um pequeno conjunto de dados referenciais metodologicamente estruturado e codificado, sem padrões nacionais, para localizar, identificar e recuperar pontos informacionais de documentos.
· Um grande conjunto de dados referenciais metodologicamente estruturado e codificado, sem padrões nacionais, para localizar, identificar e recuperar pontos informacionais de documentos.
· Um conjunto de dados referenciais metodologicamente estruturado e codificado, conforme padrões internacionais, para localizar, identificar e recuperar pontos formais de documentos.
1
A Arquitetura da Informação descrita por Rosenfeld e Morville (1998) apresenta os seguintes elementos, que podem ser utilizados no desenvolvimento de website, e que podem ser aplicados em biblioteca digital. Relacionado ao sistema de organização, podemos afirmar que:
· Formas de separação dos conteúdos informacionais - responsável pela estruturação dos conteúdos, nele são definidos os critérios de disposição dos itens informacionais, observando os esquemas e/ou estruturas que melhor satisfaçam a necessidade do usuário, sem comprometer a navegabilidade do website.
· Formas de separação dos conteúdos formais - responsável pela estruturação dos conteúdos, nele são definidos os critérios de disposição dos itens informacionais, observando os esquemas e/ou estruturas que melhor satisfaçam a necessidade do usuário, sem comprometer a navegabilidade do website.
· Formas de separação dos conteúdos formais - responsável pela desintegração dos conteúdos, nele são definidos os critérios de disposição dos itens informacionais, observando os esquemas e/ou estruturas que melhor satisfaçam a necessidade do usuário, sem comprometer a navegabilidade do website.
· Formas de agrupamento dos conteúdos informacionais - responsável pela estruturação dos conteúdos, nele são definidos os critérios de disposição dos itens informacionais, observando os esquemas e/ou estruturas que melhor satisfaçam a necessidade do usuário, sem comprometer a navegabilidade do website.
· Formas de agrupamento dos conteúdos informacionais - responsável pela estruturação dos conteúdos, nele são definidos os critérios de disposição dos itens informacionais, observando os esquemas e/ou estruturas que menos satisfaçam a necessidade do usuário, sem comprometer a navegabilidade do website.
1
O sistema de navegação local é um sistema utilizado para complementar o sistema global, permitindo uma navegação entre um conjunto particular de páginas do próprio website. A estrutura de navegação ad-hoc apresenta links inseridos no corpo do texto, que podem ser palavras ou frases, fornecendo informações adicionais sobre um assunto, em uma forma mais textual. Dentre os elementos que permitem a estruturação da navegação destacamos:
· A barra de pesquisa, os frames, o vocabulário, os índices e o código do site.
· A barra de pesquisa, os frames, o vocabulário, os índices e o mapa do site.
· A barra de histórico, os frames, o vocabulário, os índices e o mapa do site.
· A barra de histórico, os frames, o sumário, os índices e o mapa do site.
· A barra de navegação, os frames, o sumário, os índices e o mapa do site.
1
Arquitetura de navegação define-se como a criação de estruturas estabelecidas por vários. links que formam um organograma com todas as páginas existentes dentro de um mesmo site. Os hiperlinks proporcionados pela HTML são:
· Falsas "pontes de ligação” entre o conteúdo das páginas de um site, e por meio deles, é possível direcionar e estabelecer possíveis caminhos ao visitante.
· Verdadeiras "pontes de ligação” entre o conteúdo das páginas de um site, e por meio deles, é possível direcionar e estabelecer possíveis caminhos ao visitante.
· Falsas "pontes de ligação” entre o conteúdo das páginas de um site, e por meio deles, é possível direcionar e reestabelecer possíveis caminhos ao visitante.
· Falsas "pontes de ligação” entre o conteúdo das páginas de um site, e por meio deles, é possível direcionar e reestabelecer possíveis caminhos ao usuário.
· Verdadeiras "pontes de ligação” entre o conteúdo das páginas de um site, e por meio deles, é possível direcionar e estabelecer possíveis caminhos ao usuário.

Continue navegando