Buscar

ANTEPROJECTO - BENDIZE ANALISADO E APROVADO PARA ENTREGA 05 01 novo (3)

Prévia do material em texto

ESTRUTURA Do TRABALHO
 1- Delimitação do estudo
 2- Justificativa
 3-Problema
 4- Hipóteses
 5- Objectivo de estudo
 5.1- Geral
 5.2 Específicos
 6- Metodologia 
1.1- delimitação do tema
a) Temporal: o estudo será limitado para os seguintes exercícios 2019-2021.
b) Territorial: o estudo será efectuado na província de Luanda, no Ministério das Relações Exteriores localizada na província de Luanda 
c) Conteúdo: limitar-se-á em estudar o impacto do crime de Peculato no Ministério das Relações Exteriores.
2. justificativa
A Administração pública se define como o poder de gestão do estado, no qual inclui o poder de legislar, fiscalizar e regulamentar através dos seus orgãos e outras instituições visando sempre o serviço público efectivo.
NO entanto é sabido por todos que nem sempre o serviço público é prestado de forma eficiente, e que existem alguns crimes cometidos dentro da administração pública que condicionam de maneira significativa o verdadeiro papel da actividade exercida pelo estado.
 Tendo em conta as várias opções de pesquisa, a decisão recaiu sobre um foco de saber a relevância do crime de peculato na administração pública, ou seja, tentar compreender quais são os motivos que levam os funcionários públicos a optarem por está prática.
Este presente estudo se justifica, pela necessidade das organizações públicas, em dispor de um eficiente sistema de controlo interno. Uma vez que, elas possuem uma grande importância para o desenvolvimento de uma nação.
Na perspetiva académica, este trabalho vai contribuir para o conhecimento científico sobre o impacto do crime de peculato na administração pública, na aplicação real.
1.3-FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
De acordo com Prodanov (2013) problema pode ser entendido como uma questão que desperta interesse e curiosidade, cujas informações parecem não ser suficientes para a sua solução. É uma dificuldade de ordem prática, no conhecimento de algo que possua real importância, para o qual devemos encontrar ou apontar uma alternativa de solução. 
 
 Com base no exposto acima, colocamos como pergunta de pesquisa a seguinte:
 Qual é ó impacto do crime de Peculato nas Instituições Públicas?
 
4.Hipóteses
Segundo Carvalho (2009) hipóteses são suposições colocadas como respostas plausíveis e provisórias para o problema de pesquisa. Um mesmo problema pode ter muitas hipóteses, que são soluções possíveis para a sua resolução. As hipóteses irão orientar o planeamento dos procedimentos metodológicos necessários à execução da sua pesquisa. 
Neste sentido, apresenta-se as seguintes hipóteses, que são soluções possíveis para a resolução do problema:
H1: O combate do crime de Peculato visa a Proteção da Administração Pública;
H2: O combate do crime de peculato visa a conformidade com as políticas, planos, procedimentos e regulamentos.
 H3: O crime de peculato permitirá as instituições terem serviços eficientes
.
5. objetivos
Segundo Carvalho (2009), o objectivo define as linhas de perspectiva a desenvolver que proporcione valor acrescentado à situação de partida. O nosso trabalho está dividido em geral e específicos.
O objectivo geral relaciona-se com a visão global do tema, será a síntese do que pretendemos alcançar e os objectivos específicos relacionam-se com os procedimentos práticos, explicitarão os detalhes e serão um desdobramento do objectivo geral. Os objectivos informarão para que estamos propondo a pesquisa, isto é, quais os resultados que pretendemos alcançar ou qual a contribuição que a pesquisa irá efectivamente proporcionar. Para o presente trabalho temos os seguintes objectivos:
5.1 geral 
Explicar o impacto do crime de Peculato na administração pública
5.2 ESPECÍFICOS
1. Definir o crime de Peculato
1. Explicar a sua importância nas Instituições Estatais
1. Identificar os diversos tipos de crime de peculato existentes na administração pública
6. metodologia
Segundo Prodanov (2013, pág.14) a metodologia, em um nível aplicado, examina, descreve e avalia métodos e técnicas de pesquisa que possibilitam a colecta e o processamento de informações, visando ao encaminhamento e à resolução de problemas e/ou questões de investigação.
A metodologia é a aplicação de procedimentos e técnicas que devem ser observados para construção do conhecimento, com o propósito de comprovar sua validade e utilidade nos diversos âmbitos da sociedade.
6.1 - método de abordagem e técnicas de pesquisa
O presente estudo é de natureza aplicada, que gera conhecimento para a aplicação prática com o objectivo de solucionar os problemas específicos. 
A forma de abordagem do problema é quantitativa, onde são traduzidos em números, opiniões e informações para análise; e também qualitativa, que é a análise e interpretação dos fenómenos ocorridos.
Quanto ao ponto de vista dos procedimentos técnicos, é um estudo de caso relacionado a uma empresa prestação de serviço e venda, visando aplicar de forma prática os conceitos teóricos levantados através de pesquisas bibliográficas. É uma pesquisa descritiva.
Conforme Prodanov (2013, pág.60) o estudo de caso consiste em colectar e analisar informações sobre determinado indivíduo, uma família, um grupo ou uma comunidade, a fim de estudar aspectos variados de sua vida, de acordo com o assunto da pesquisa. Entendido como uma categoria de investigação que tem como objecto o estudo de uma unidade de forma aprofundada, podendo tratar-se de um sujeito, de um grupo de pessoas, de uma comunidade. 
Neste sentido, entende-se que a metodologia escolhida é adequada para o tipo de estudo proposto, e com base nisso, são definidos os seguintes métodos e técnicas, que são citados a seguir:
a) Os dados serão obtidos através da documentação indirecta:
· Pesquisa documental: documentos (leis, sentenças, acórdãos, pareceres, portarias) que podem ser encontradas em arquivos (públicos ou particulares, sites da internet, bibliotecas.
· Pesquisa bibliográfica: levantamento de obras (livros, monografias, dissertações, artigos científicos, sites de internet) que dissertam sobre o controlo interno e outros assuntos relacionados ao tema a ser pesquisado.
b) Os dados obtidos na pesquisa serão processados através do programa informático do Microsoft Excel e apresentados por meio de tabelas/quadros e gráficos.
c) Análise e interpretação dos dados. A análise deverá ser feita a fim de atender aos objectivos da pesquisa e para comparar e confrontar dados e provas com o objectivo de confirmar ou rejeitar as hipóteses da pesquisa.
7. BIBLIOGRAFIA
MARCONI, Maria de Andrade, LAKATOS, Eva Maria, Fundamentos de metodologia científica, 7a edição, Editora, São Paulo, 2010. 
J. Eduardo Carvalho, (2013). Metodologia do trabalho cientifico 2ª edição . 
Prodanov, C.C e Freitas, E.C (2013). Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2.ª edição. NOVO HAMBURGO – RIO Grande do Sul – Brasil.
6

Continue navegando