Buscar

Análise de Custos IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1Correta
A margem de contribuição, normalmente, é utilizada para avaliar o impacto na rentabilidade da empresa de eventuais aumentos ou diminuições no volume de vendas e de produção. A margem de contribuição é uma variável importante na composição das análises Custo, Volume e Lucro (Análise CVL), pois ela determina o tamanho do esforço de trabalho de vendas das organizações.
A Empresa Considerável Ltda. apresentou, em determinado período, os seguintes dados para o seu produto Alpha: i) Preço de venda (liquido de impostos) = $860,00; ii) Matéria-prima por unidade = $240,00; iii) Margem de Contribuição Unitária = $380,00. De acordo com os dados apresentados, é correto afirmar que o percentual de participação da matéria-prima em relação ao montante do custo variável do produto Alpha é:
Sua resposta
50%.
A Margem de Contribuição Unitária (MCu) é resultado da diferença entre o preço de venda e os gastos variáveis unitários. Portanto, os gastos variáveis podem ser calculados pela diferença entre o preço de venda e a MCu. A diferença entre $860,00 e $380,00 resulta em $480,00, o qual representa o custo variável do produto. Para descobrir o percentual de participação da matéria-prima em relação ao custo variável, basta dividir o primeiro pelo segundo. Assim, tem-se que $240,00 dividido por $480,00 equivale a 50%. Referência: PAIM, Wilson Moisés. Análise de custos. Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2016. 288.p
Questão 2Correta
Certos princípios básicos devem ser observados como forma a viabilizar todo o direcionamento de forças a fim de garantir maior competitividade da organização. Tais princípios são a base para a geração da informação de custos de forma consistente.
Entre os princípios fundamentais da gestão estratégica de custos no que tange a medição de desempenho está:
Sua resposta
a adoção de bases relevantes de mensuração.
Paim (2016, p. 270), ao citar Martins (2010), menciona que entre os princípios fundamentais da gestão estratégica de custos relativa à  medição de desempenho está a adoção de bases relevantes de mensuração; Referência: PAIM, Wilson Moisés. Análise de custos. Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2016. 288.p
Questão 3Correta
O fato da ferramenta de análise do ponto de equilíbrio apresentar limitações quanto ao uso de suas técnicas não inviabiliza a aplicabilidade das análises, bem como não invalida esse modelo de mensuração de esforço de trabalho da empresa em promover vendas.
Um dos pontos que pode-se destacar no contexto da limitação quanto ao uso do ponto de equilíbrio se refere a quantidade de produtos que é desejável inserir no cálculo para determinar o ponto de equilíbrio global. Sobre o ponto de equilibro contábil, outra limitação é considerar que:
Sua resposta
na mudança de preços, outros componentes não mudarão.
Conforme apresentado por Paim (2016, pp. 558-559), um dos pontos que pode-se destacar no contexto da limitação quanto ao uso do ponto de equilíbrio se refere a quantidade de produtos que você deseja inserir no cálculo, para determinar o ponto de equilíbrio global. Nele, dado que a empresa possua um mix de produtos ou serviços, o gestor gostaria de determinar o quanto deverá ser o esforço de venda da organização para se alcançar os resultados desejados. Entre outras limitações, é possível citar: i) considerar que na mudança de preços, outros componentes não mudarão; ii) considerar que os custos fixos sempre permanecerão constantes; iii) não considerar a dinâmica de empresa na rotina dos negócios. Referência: PAIM, Wilson Moisés. Análise de custos. Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2016. 288.p
Questão 4Correta
O ponto de equilíbrio acontece quando as organizações conseguem igualar os seus gastos com a sua receita, ou seja, a organização faturou um determinado valor e este valor será igual ao total dos gastos. Quando isto ocorrer, podemos afirmar que a organização atingiu o ponto de equilíbrio, mais ou menos como uma balança: os gastos se equilibraram com a receita de vendas e, por consequência, o resultado será zero. Podemos definir o ponto de equilíbrio como sendo o ponto no qual a receita de vendas é adequada para cobrir todos os custos de manufatura e vender o produto, mas sem obter lucro.
 
Associe os pontos de equilíbrio com suas respectivas descrições:
	Pontos de equilíbrio
	Descrições
	I. Ponto de Equilíbrio Contábil.
	A. Engloba também o custo de oportunidade da organização. Para encontrá-lo, deve-se desconsiderar os gastos com depreciações, exaustões ou amortizações já que estes são gastos que não representam desembolsos da empresa. 
	II. Ponto de Equilíbrio Econômico.
	B. É o ponto onde o lucro será 0 (zero). Significa que neste ponto todas as despesas fixas foram supridas pela margem de contribuição da quantidade predeterminada. 
	III. Ponto de Equilíbrio Financeiro.
	C. Não leva em consideração a Depreciação nem a Amortização, ou seja, fatores que diminuem o lucro, mas não apresentam retiradas do caixa. A empresa deve estabelecer um retorno desejável de lucro e realizar as vendas dentro das hipóteses estabelecidas para que consiga cobrir seus custos e obter o retorno desejado. 
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.
Sua resposta
II-A; I-B; III-C.
Ponto de equilíbrio Contábil: é o ponto onde o lucro será 0 (zero). Significa que neste ponto todas as despesas fixas foram supridas pela margem de contribuição da quantidade pré-determinada. Com o uso do ponto de equilíbrio conseguimos apurar o nível de vendas que precisa ser mantido para liquidar os custos fixos operacionais e também mensurar a lucratividade em diversos níveis de vendas.   Ponto de equilíbrio econômico: é similar ao ponto de equilíbrio contábil, com exceção que ele engloba também o custo de oportunidade da organização, ou seja, a perspectiva da empresa através de outros investimentos ou recursos. Segundo Bruni e Famá (2003) o ponto de equilíbrio financeiro desconsidera a soma dos gastos que não representam desembolsos financeiros para a empresa. Para encontrá-lo, deve-se desconsiderar os gastos com depreciações, exaustões ou amortizações já que estes são gastos que não representam desembolsos da empresa. Para encontrar o volume financeiro das vendas no ponto de equilíbrio, basta multiplicar a quantidade vendida pelo preço de venda.   BRUNI, Adriano Leal; FAMA, Rubens. Gestão de custos e formação de preços: com aplicação na calculadora HP 12C e Excel. 2002.   Ponto de equilíbrio financeiro: também conhecido e denominado por alguns autores como ponto de equilíbrio de caixa, não leva em consideração a Depreciação nem a Amortização, ou seja, fatores que diminuem o lucro, mas não apresentam retiradas do caixa. Segundo Santos (2005) o ponto de equilíbrio econômico representado pelas receitas totais iguais aos custos totais acrescidos por um lucro mínimo de retorno do capital investido. A empresa deve estabelecer um retorno desejável de lucro e realizar as vendas dentro das hipóteses estabelecidas para que consiga cobrir seus custos e obter o retorno desejado. Trata-se do faturamento que a empresa deverá obter para remunerar o capital próprio investido na mesma, considerando-se os valores de mercado. Teoricamente, o lucro auferido deveria ser igual à remuneração do capital próprio. Esse lucro desejado poderá ser definido pela empresa durante o processo de elaboração do orçamento. Considera-se um lucro desejado e determina-se o ponto de equilíbrio.   SANTOS, Joel José. Análise de custos: remoldado com ênfase para sistema de custeio marginal, relatórios e estudo de casos. Atlas, 2005.
Questão 5Correta
Os principais indicadores na análise de custo, volume e lucro são a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio que são calculados a partir de elementos como custo fixo, despesa fixa, custo variável, despesa variável e preço de venda.
A indústria ABC Ltda. apresentou $77.000,00 de custos fixos totais, e $176.000,00 de custos variáveis totais, tendo produzido e comercializado 1.100 unidades no período. Considerando quea margem de contribuição unitária é de $ 145,00 e desconsiderando quaisquer outros dados, é correto afirmar que:
Sua resposta
o preço de venda é de $305,00, pois a margem de contribuição considera apenas os itens variáveis.
É necessário aplicar os conceitos de Análise da margem de contribuição e Análise Custo-Volume-Lucro para resolver a questão. O preço de venda pode ser dado pela soma dos gastos variáveis unitários com a margem de contribuição unitária (MCu). Assim, ao dividir $176.000 por 1.100 unidades, tem-se o custo variável unitário de $160,00. Somando-se $145,00 da MCu com os $160,00 do custo variável, tem-se o preço efetivo de $305,00. Deve-se considerar que para fins de cálculo da margem de contribuição ou do preço de venda a partir da margem de contribuição, leva-se em conta somente os gastos variáveis. Referência: PAIM, Wilson Moisés. Análise de custos. Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2016. 288.p

Outros materiais

Outros materiais