Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SOCIEDADE 4.0: ÉTICA E FILOSOFIA VÃO REGER AS NOVAS FRONTEIRAS DA TECNOLOGIA
Henrique 
Odontologia
1) Se o nosso futuro vai ser pautado por uma economia alinhada com inteligência artificial e dados, a ética deve ser inserida nessa nova versão da sociedade? Justifique
R: Sim, a ética deve estar inserida em todos os aspectos da sociedade humana. No contexto digital, a principal proposta da inteligência artificial é a mudança do estilo de vida humana, e como se trata da humanidade, deve ser sempre pautada e utilizada no uso da ética, garantindo a integridade física e moral.
2) A economia precisa da ética nos negócios? Justifique
R: Sim, como o próprio significado de ética diz, caráter\correto, nos dias de hoje o principal ponto da economia é a boas práticas, pois se a economia não fosse “ética”, se quer hoje, haveria negócios.
 A Constituição Federal Brasileira, promulgada em 1988, prevê a todo cidadão o pleno direito à cidadania, trabalho e ao bem-estar social. Em oposição a essa garantia teórica, no Brasil, entretanto, as fronteiras da tecnologia vem aumentando de forma alarmante nas ultimas décadas. Nesse sentido, convém analisar não só a desigualdade social como as maquinas cada vez mais aperfeiçoadas e autônomas. 
 Diante desse cenário, as desigualdades sociais representam um grande impasse para a “sociedade 4.0”. Diante desse contexto, na produção cinematográfica “Que Horas Ela Vem?”, é apresentada a vida cheia de problemas e dificuldades de uma empregada doméstica que morava com sua filha no seu trabalho, onde a mesma passava por várias dificuldades pra estudar para o vestibular, visto que não possuía acesso à tecnologia. Uma realidade muito comum em nossos dias, visto que muitas pessoas ficam “excluídas” da sociedade, pelo simples fato de não ter acesso à tecnologia. É, portanto, inaceitável que no Brasil, País democrático e amplamente tecnológico, o Estado não garanta igualdade entre a sua população.
 Além disso, é preciso destacar as máquinas cada vez mais aperfeiçoadas como algo preocupante em nossa sociedade. No filme “Wall-e”, é apresentado o futuro tecnológico, onde toda a humanidade vive dentro de uma espaçonave, e todas as pessoas são totalmente dependentes de robôs, uma realidade muito próxima e preocupante à nossa humanidade, onde não existirá mais o trabalho braçal e uma população totalmente dependente das novas tecnologias e, consequentemente, um aumento das taxas de desigualdades sociais, diminuição das oportunidades e uma economia exterminada. É, portanto preocupante que, uma sociedade, seja totalmente dependente da tecnologia.
 Desse modo, é necessário pensarmos e estudarmos mais sobre a futura “sociedade 4.0”, pois ela envolve questões econômicas, tecnológicas e principalmente a vida humana, com isso, ela precisa e deve garantir os princípios éticos, a integridade física e moral e a segurança da humanidade. Pois, ao mesmo tempo em que ela beneficia a economia e a tecnologia, estará prejudicando a humanidade, o que se tornará algo antiético.

Outros materiais