Buscar

desenho tecnico e computacional atv3 pdf

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Programas CAD: como a tecnologia revolucionou a área do desenho
A sigla CAD relaciona-se aos programas computacionais de desenho técnico. Ela significa computer aided design ou desenho auxiliado por computador, em tradução livre, e engloba softwares utilizados para trabalhos em diversas áreas. Isso inclui engenharia civil e mecânica, arquitetura, indústrias de design, entre outras.
Se você vive no século XXI, a probabilidade de ter ouvido falar dos programas CAD é grande e mais ainda de ter visto algo feito com a ajuda deles. Afinal, layouts de apartamentos, videogames, projetos urbanísticos para a sua cidade e várias outras questões gráficas utilizam esses softwares.
Sobre os programas CAD
A primeira ideia de um programa de desenho por computador surgiu ainda na década de 1960, com um editor gráfico chamado Sketchpad. Ele foi criado pelo cientista Ivan Sutherland, em uma tese de pós-doutorado, e funcionava com um tipo de caneta que o usuário utilizava para desenhar direto na tela da máquina.
Com o tempo os programas evoluíram. Hoje existem softwares que trabalham com imagens 2D e modelagem 3D, outros que formam gráficos precisos com a inserção de cálculos e ainda mais alguns que fazem simulações. Neste caso é possível testar o projeto antes mesmo da necessidade da criação de um protótipo.
Alguns programas CAD conhecidos são:
· AutoCAD;
· SolidWorks;
· QCad;
· LibreCAD;
· Catia;
· Sketchup.
Relembrando a história do desenho técnico
Desenho técnico é aquele cuja representação gráfica precisa seguir normas pré-definidas, de maneira a representar dimensões, formas e posições de objetos. Geralmente, ele é muito usado em projetos de arquitetura e engenharia, nos quais cada linha é feita utilizando cálculos específicos.
Com isso em mente fica fácil perceber que estamos falando de um tipo de desenho próprio e não apenas de qualquer criação gráfica. Afinal, a arte de desenhar existe há milhares de ano, desde as pinturas rupestres.
Mesmo assim, a história do desenho técnico continua sendo antiga e remonta aos egípcios, ainda nos tempos antes de Cristo. Esse povo utilizava cálculos matemáticos para fazer representações gráficas mais precisas. Isso foi reproduzido pelos gregos e seguiu até a modernidade, com estudiosos como Leonardo da Vinci.
Em meados do século XVIII, o matemático Gaspard Monge criou a geometria descritiva, o que sistematizou as normas do desenho técnico. Esse foi um passo importante para o desenvolvimento da Revolução Industrial e todas as representações espaciais normatizadas dentro de um plano.

Continue navegando